quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Molhes da barra: Obra de Engenharia oceânica


No Balneário do Cassino, no Rio Grande do Sul se construiu uma das maiores obras da Engenharia Oceânica do mundo, os Molhes da Barra. Com suas "vagonetas" eles avançam por uma faixa equivalente a 4 km no Oceano Atlântico e mostram um visual jamais visto no país.  É uma das grandes atrações turísticas  à disposição dos brasileiros e visitantes - que chegam aos milhares - em todas as temporadas.

As vagonetas à velas ou troles são levados sobre os trilhos pela força dos ventos por toda a extensão, margeando o canal navegável e transformando-se num passeio inesquecível. O tráfego de navios rumo ao Porto de Rio Grande é outro atrativo que pode ser visualizado  e fotografado durante o trajeto.

Em média, o custo desse emocionante passeio pelas vagonetas está em torno de R$10,00 por pessoa. Mas para os grupos existe a possibilidade de negociação e um certo desconto. Além dos Molhes da Barra, os visitantes também podem conhecer a maor praia do mundo (com mais de 200 km de extensão). E no percurso podem ser vistos leões e lobos marinhos.  

À entrada da Praia existe um monumento dedicado à Iemanjá (Rainha do Mar), e num ponto mais distante - a 12 km - podem ser vistos e fotografados os destroços de um navio (Altair) que encalhou na praia em 1976 durante uma tempestade. E jamais foi retirado do local. Na faixa litorânea e ao lado das dunas preservadas, muitos turistas se ocupam da pesca, da prática do surfe e esportes aquáticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário