quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Carnaval Popular em Venceslau: tradição desde 1952

                 Por uma questão de tradição (que começou em 1952) Venceslau promove
               todos os anos o Carnaval Popular envolvendo toda a comunidade.

                                               
                                                   A animação da Festa de Momo está confiada ao músico e cantor 
                                                       Aylton Correia, que lidera  as promoções festivas da cidade.

  •      Presidente Venceslau é uma das poucas cidades do interior brasileiro que valoriza as manifestações culturais e artísticas; entre as quais o Carnaval, que envolve grande parte da comunidade desde os primeiros anos da década 50. O Carnaval Popular que é promovido todos os anos pela Prefeitura Municipal - através da Secretaria de Educação e Cultura - comemora 60 anos, tendo a frente a Nova Banda comandada pelo consagrado músico e cantor, Aylton Correia. A festa tipicamente popular começa neste final de semana e terá 3 noites de folia na Praça Wenceslau Brás, matinés itinerantes e apresentações em escolas. Segundo Elizabeth Oberlaender que responde pela SEMEC, o tema deste ano é: "Na rua, na praça, por toda cidade, Alegria Geral".

Para falar sobre os 60 anos de Carnaval Popular em Presidente Venceslau, nos reportamos a uma matéria inserida anteriormente neste blog em 2011. Trata-se de uma retrospectiva, com evidência clara do que se passou no 1º Carnaval Popular de 1952 na Praça Nicolino Rondó, abrilhantado pela Orquestra do saudoso Onofre Soares e uma seleção dos melhores músicos que passaram pela cidade e deixaram saudade. O interessante é que todos os foliões se concentravam na Praça durante o tríduo de Momo e se divertiam a valer num clima de alegria, ordem, respeito e muito samba no pé. 

O Venceslau Clube e o Clube Recreativo promoviam um Carnaval de fazer inveja à todas as cidades da região; e depois de algumas horas de brincadeiras e folia se integravam ao ambiente do Carnaval Popular e animavam a festa com todo seu potencial. Era a perfeita integração dos mais abastados com os menos favorecidos pela sorte, que por algumas horas esqueciam seus problemas para se divertir num Carnaval eminentemente popular. E havia retribuição da visita. A Prefeitura bancava a festa - como vem fazendo até hoje - através do empenho de recursos financeiros previamente aprovados pela Câmara Municipal, tendo por finalidade proporcionar alegria e diversão para o povão.

Os que viveram a fase inicial do Carnaval Popular em Presidente Venceslau, jamais se esqueceram das figuras marcantes da 1ª. Rainha e do 1º. Rei Momo, escolhidos em concurso popular: Ordelina Maria da Conceição e Chico Preto, respectivamente. Havia uma premiação especial para os melhores blocos, cordões, sambistas, passistas e melhores fantasias. Quem também se evidenciou por muitos anos como uma das maiores carnavalescas da cidade foi Dona Maria Vanalli, matriarca de uma família tradicional que se projetou na música, nos meios de comunicação, nas artes e outras importantes atividades profissionais. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário