domingo, 12 de fevereiro de 2012

Dia mundial do enfermo é lembrado pela Paróquia Mãe da Igreja, em Presidente Prudente

A data de 11 de Fevereiro dedicada tradicionalmente à Nossa Senhora de
        Lourdes é tambem comemorada desde 1993 como o "Dia mundial do enfermo".
  Aqui, a iniciativa partiu da Pastoral da Saúde da Paróquia Mãe da Igreja.

 
                                                     O Padre José Altino Brambilla acolheu na Missa Vespertina de 11 de Fevereiro, 
                                                  integrantes da Pastoral da Saúde para uma celebração especial. No final ministrou
                                                 uma benção especial à Irmã Floripes - repr.do HR - e demais membros da comunidade.

  • Começando os preparativos para mais uma Campanha da Fraternidade que terá a Saúde como tema principal, realizou-se na Paróquia Nossa Senhora Mâe da Igreja em Presidente Prudente, celebração especial para marcar a passagem do dia 11 de Fevereiro, que por deliberação do Papa João Paulo II passou a ser considerado o Dia mundial do enfermo. Exatamente por ser a data em que se comemora a primeira aparição de Nossa Senhora de Lourdes numa gruta, onde uma jovem chamada Maria Bernardete costumava fazer seu retiro para rezar o terço. Na mensagem papal, uma súplica: implora à Maria que nos tornemos atentos às necessidades do próximo, sofredor e solitário, levando a esperança.   
Falando à comunidade presente, a Coordenadora da Pastoral da Saúde, Ana dos Anjos enfatizou que o Santo Padre, o  Papa faz um apelo à todas as Paróquias para que estejam atentas em assegurar aos doentes e anciãos, a possibilidade de receberem com frequência a Comunhão Eucarística. A mensagem do Papa Bento XVI - afirma  - tem como lema: Levanta-te e vai; a tua fé te salvou! Recordando São Lucas: "os doentes e os que sofrem encontram na fé uma âncora segura". O desejo do Santo Padre é manifestado na sua mensagem para o Dia Mundial do Enfermo, onde ressalta: "Quem crê jamais estará sozinho".

Bento XVI lembra também que na Medicina da Confissão, a experiência do pecado se encontra com o  amor que perdoa e transforma. Dirigindo-se aos doentes e sacerdotes que dão assistência espiritual nos Hospitais, o sumo-pontífice destaca os Sacramentos de cura: Penitência e reconciliação; unção dos enfermos, e por fim, a Eucaristia. A Coordenadora agradece em nome da Pastoral ao Padre Altino, ao Frei Afonso, Irmã Floripes, a todas as irmãs da Congregação, aos Profissionais de Saúde do Hospital Regional e Hospital Morumbí. E pede que "facilitem nosso trabalho, pois a Pastoral da Paróquia se empenha nesse sentido visitando os doentes do bairro, levando-lhes os sacramentos necessários à cada caso e visitando os Hospitais".

Toda 1ª.quarta-feira do mês, às 15h00, a Paróquia Nossa Sra.Mãe da Igreja realiza celebração especial de Missa da Saúde, onde todos os enfermos são convidados a participar desse ato religioso. Se existe alguma pessoa nessas condições,  ou se conhece alguém que possa comparecer - enfermo ou não - fica antecipadamente convidado a participar. Venha nos ajudar; faça essa graça acontecer na vida dessa pessoa necessitada deixando nome e endereço, na Secretaria Paroquial. A dor dividida é menor e a graça repartida cresce como grão de mostarda. Todos nós - diz Ana dos Anjos- como incansáveis colaboradoras. pedimos sua ajuda para fazer Jesus visitar nossos enfermos.

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário