quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

SABESP e USP se unem para realizar pesquisa em Estação de Tratamento de Esgoto de Prudente

                                  Perto dos 31 anos de serviços prestados à Sabesp, o Engº.Antero
                               Moreira França Júnior é o Diretor Regional da Unidade de Negócio
                                                              Baixo Paranapanema - RB - 112.  
                          
            Numa parceria POLI/USP/SABESP, aqui será desenvolvido um Projeto de pesquisa
           que visa aperfeiçoar a transformação de Amônia (substância presente no esgoto) em
                                         Nitrito e Nitrato; e em seguida em Nitrogênio.

  •  A Cia. de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - Sabesp - está presente na história de Presidente Prudente desde Outubro de 1978, quando assumiu por concessão a responsabilidade pelo abastecimento de água, coleta e tratamento de esgotos sanitários. Foi um compromisso firmado com aval do Governo do Estado e o então Prefeito Paulo Constantino. E desde essa data até os dias atuais foram investidos mais de 680 milhões de reais. Num balanço geral se pode admitir inúmeros benefícios, a começar pelo índice de mortalidade infantil que passou dos 43 por mil nascidos vivos em 1978 para 9,4 em 2008. Só esse fator é suficiente para demonstrar que a grande beneficiada com a vinda da Sabesp foi a população prudentina.  

As captações de água para o abastecimento local são feitas através de três mananciais: Rio do Peixe, Rio Santo Anastácio e Balneário da Amizade. A maior produção procede do Rio do Peixe, cuja captação se faz a 42 km da cidade (na divisa deCaiabu), com volume equivalente a 70% do abastecimento. O restante fica por conta da produção do Rio Santo Anastácio e esporadicamente, a  captação  no Balneário da  Amizade. Pela Estação de Tratamento de Água passam diariamente 60 milhões de litros, captados nesses mananciais. Após o tratamento, toda a água é transferida para 23 Reservatórios espalhados por toda a cidade, de onde é canalizada através da rede de distribuição para abastecer toda a população.

O esgoto gerado em Presidente Prudente é coletado e enviado para a Estação de Tratamento - ETE - do Limoeiro. São 42 Estações Elevatórias que permitem a coleta e posteriormente o tratamento do esgoto pela ETE, utilizando o sistema de lodos ativados. O lodo final é disposto de forma a atender os requisitos ambientais. Ao assumir o sistema de coleta de esgotos há mais de 33 anos em Presidente Prudente, apenas 55% da população contava com esse benefício. Hoje a cidade respira aliviada, pois tem todo o esgoto coletado e tratado! Em termos de água, quando a Sabesp assumiu em 1978 existiam 20.396 ligações, com 79% da população abastecida com água tratada. Hoje conta com 75.500 ligações e 100% da população é atendida com água tratada da melhor qualidade.

Quanto ao Projeto de pesquisa a ser desenvolvido a partir dos primeiros dias de Março por professores da POLI/USP e engenheiros da Sabesp, temos a informar que até agora só foi realizado em Laboratórios, o que passa a ser feito em escala real na Estação de Tratamento de Esgotos de Presidente Prudente. Um dos envolvidos na pesquisa é o Engº Gilmar Peixoto, da Sabesp e o Projeto será coordenado pelo Prof.  Dr. Roque Pivel (USP), assim como outros pesquisadores e responsáveis pela parceria SABESP/FAPESP. Admite-se que a execução do Projeto vai exigir pelo menos 2 anos de atividades.

O Engº Peixoto explica que os processos chamados nitrificação e desnitrificação beneficiam o meio ambiente. A transformação da Amônia em Nitrogênio - diz ele - favorece os seres viventes dos corpos d'água, uma vez que a Amônia (em forma de Nitrogênio Amoniacal) não chega aos rios e córregos. Além disso, evita-se a eutrofização, ou seja: proliferação de algas em excesso. "Já que esses procedimentos alteram o tratamento do esgoto na fase aeróbica - que utiliza o oxigênio - pretendemos comprovar que é possivel, por exemplo, economizar energia elétrica durante o processo" - completa. 
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário