quinta-feira, 15 de março de 2012

Cidade recebe um dos maiores especialistas em ortopedia e traumatologia da Unicamp

                   O Prof.Dr.William Dias Belanger, da UNICAMP após presidir Banca Examinadora de Dissertação de Mestrado 
                                        na FCT/UNESP que declarou aprovado o Novo Mestre: João Augusto D.dos Santos Pereira. 
                     Depois do almoço na residência do amigo Prof. José Carlos Camargo Fº uma foto para a história. Com o  
                           Dr.Belanger, o anfitrião e esposa Regina, juntamente com o colega e futuro Orientando, Dr. Marcelo. 

  • Pela 2a. vez o renomado Professor Doutor William Dias Belanger, da Faculdade de Medicina da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - esteve em Presidente Prudente por algumas horas. Trata-se de um dos mais renomados especialistas na área de Ortopedia e Traumatologia, com referências nacional e internacional pelos seus excelentes trabalhos da mais alta importância para a medicina brasileira. Sua  presença na viagem anterior e desta vez, não foi outra, senão a de participar como membro (Presidente) da Comissão Examinadora  constituída para julgar a dissertação de Mestrado do aluno João Augusto Domingos dos Santos Pereira,  do Programa  de Pós-graduação - POS-MAT- em Ciências e Tecnologia de Materiais da Faculdade de Ciências de Bauru. O candidato foi aprovado com distinção e o Prof.Dr.Belangero aproveitou para conhecer pessoalmente o funcionamento e os equipamentos da Clinica FCT/UNESP no CEAFIR - Centro de Estudos e Atendimento em Fisioterapia e Reabilitação. 


No diálogo que mantivemos com o Prof.Dr.Belanger ficamos sabendo que ele percorreu neste ano inúmeros países da América Latina (Colombia, Peru, México) e  também a Suiça, onde proferiu palestras com o objetivo de levar sua experiência na área médica de pesquisas de materiais  para implantes em Ortopedia e Traumatologia, beneficiando milhares de pessoas. Como Professor da Unicamp ele é sempre convidado a participar de eventos nacionais e internacionais, ministrando além das palestras, cursos e conferências, uma vez que é responsável pelo Grupo de Traumatologia e Ortopedia Pediátrica da Universidade Estadual de Campinas e Coordenador do Laboratorio de Bio-Materiais LABIMO.

Um dos assuntos que sempre impressionou foi representado pelo "Banco de Ossos" que conhecemos há alguns anos em Araçatuba, onde documentamos os lances de maior expressão numa reportagem para a TV. Lembramos que esse Banco de Ossos era mantido com aproveitamento de cadáveres e em maior número proveniente de indigentes acidentados nas rodovias estaduais. Por isso, perguntamos ao Dr.Belanger: Ainda existem esses Bancos? E ele prontamente respondeu: Sim! Eles são fundamentais para o reparo de algumas perdas ósseas, apesar da gente buscar outras soluções. "É impossível fazer a Ortopedia, sem apoio do Banco de Ossos. O difícil mesmo é a doação e controle de qualidade, porque faltam doadores!".

A simpes citação do Banco de Ossos pelo Prof.Dr.William Dias Belanger serve como um alerta para os dirigentes da cidade, do Estado e do país:  Há necessidade de se conscientizar da importância desse dispositivo, que a exemplo de outros órgãos (doados expontaneamente por generosidade humana), podem ser cadastrados previamente e utilizados nos momentos de maior necessidade. Doação é um gesto nobre e humanitário. Usando as próprias palavras do entrevistado: Banco de Ossos é mantido por doadores em vários paises do mundo, mas estão em falta, principalmente os que vão doar. - finalizou.     


Nenhum comentário:

Postar um comentário