quinta-feira, 1 de março de 2012

Imigrante pioneiro de Pres.Prudente está comemorando 105 anos de vida

                                 Antes do Centenario da Imigração Japonesa - em 2007 - Tsuguio Takigawa
                            festejou 100 anos de vida, com cerimônia religiosa e festa de confraternização. 

                          Ao comemorar 105 anos - dos quais 79 vividos em Presidente Prudente - Takigawa já não reúne as mesmas forças para reeditar sua festa. E embora debilitado está feliz por receber os cumprimentos dos amigos e de toda a comunidade regional.   

  • Se existe um imigrante japonês que alcançou a idade mais avançada que se tem notícia até hoje, o Sr. Tsuguio Takigawa deveria ser o escolhido, pois está completando nesta data (01 de Março de 2012), seus bem vividos 105 anos, dos quais, 79 na cidade de Presidente Prudente. É um autêntico pioneiro que deveria entrar para o Livro dos Recordes (Guiness), pois dedicou toda sua existência em trabalhar e oferecer oportunidades de trabalho para centenas de familias brasileiras, desde sua chegada em 1933. Na zona rural, atuou  como Meeiro no Bairro Limoeiro (onde morou por algum tempo), até reunir condições financeiras para comprar um sítio de 10 alqueires no antigo Distrito de Sapezal, município de Paraguaçu Paulista, onde permaneceu durante 8 anos. Depois retornou a Presidente Prudente, onde vive até hoje.


A epopéia vivida por Tsuguio Takigawa mereceu destaque da imprensa brasileira durante as comemorações do Centenário da Imigração Japonesa em 2008. A entrevista que nos concedeu em primeira mão foi publicada no blog em sua versão antiga em Março de 2007. O destaque foi para o transporte de hortifrutigranjeiros para abastecer a Amazônia Ocidental, especialmente o Acre e Rondônia, cujo trajeto de 2.600 km exigia muitos dias de viagem em estradas esburacadas e de difícil locomoção, através de uma Frota de Caminhões. O Jornalista Montezuma Cruz repercutiu a matéria no blog "Gente de Opinião".

Takigawa, que nasceu em 1907 na Província de Kumamoto Ken-Kiushu, deixou sua terra natal em 1933 para viajar rumo ao Brasil a bordo do Navio Hawai-Maru, juntamente com a esposa, Sra. Kanae (grávida de seu segundo filho Yoiti). E no transcorrer da viagem deu à luz quando passava pela Índia. Com o marido, o recém-nascido e a filha primogênita também viajaram dois irmãos do Sr.Tsuguio: Katsuo e Itsuo. Aqui na região de Presidente Prudente - após a experiência como Meeiro e empresário rural em Sapezal - a familia Takigawa residiu nos Bairros Floresta e São Matheus, entre 1941 e 1943, onde foi adquirida outra propriedade rural para produção de alimentos.

Com sua vocação para a agricultura, Tsuguio Takigawa dedicou-se inicialmente ao cultivo do café e criação de suinos. Depois, hortelã, algodão, milho e arroz que produziu e comercializou com a participação dos flhos. Em 1950 incorpou às suas propriedades mais um sítio de 13 alqueires que adquiriu em Indiana, para onde também se transferiu com toda a família. Em 1953 por recomendação de um amigo, trocou a produção de cereais por hortifrutigranjeiros, por haver maior facilidade na comercialização desses produtos.

O filho do casal que nasceu na viagem para o Brasil e com quem morava, faleceu em 1982 com 49 anos de idade. A primogênita que viajou com o casal, constituiu família e morou em Presidente Prudente, faleceu no início deste ano. A esposa Kanae Takigawa já havia falecido em 1989 e a partir daí, Takigawa passou a residir com a família do filho, Kiogi (Antonio) e da nora Matunko nesta cidade. Ao comemorar seus 105 anos de vida, o Patriarca Tsuguio Takigawa reune  uma prole constituída por 10 filhos e noras, 31 netos, 39 bisnetos e 8 tataranetos, além de inúmeros amigos que conquistou no decorrer de sua existência. 

      
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário