terça-feira, 27 de março de 2012

Temporal durante a madrugada faz estragos consideráveis em Presidente Venceslau

                                
         O temporal que se abateu sobre Presidente Venceslau durante a madrugada acarretou
               danos consideráveis à algumas moradías e vias públicas, especialmente nas áreas
                                         recentemente pavmentadas com lajotas de concreto.

         Face aos elevados prejuizos, o prefeito Ernane Erbella e o Vice-Prefeito João Monteiro
          - com o apoio da Defesa Civil -  vistoriaram as áreas mais afetadas, culminando com a
                                         decretação do "Estado de Emergência" no município. 

  •       A nova estação do Outono vem trazendo transtornos desde suas primeiras horas em Presidente Prudente e Presidente Venceslau. Pela segunda vez, em menos de uma semana tiveramos o registro de dois temporais que deixaram a população em sobressalto. Felizmente não houve vítimas, mas tão somente danos materiais, especialmente em  Presidente Venceslau que teve boa parte da área pavimentada, arrastada pela correnteza. As chuvas - segundo a Meteorologia da FCT-Unesp - foram de grande intensidade, alcançando 45 milimetros em poucas horas de duração, o equivalenete a quase 15 dias de precipitações pluviométricas, de conformidade com a média mensal. Os ventos que antecederam às chuvas alcançaram a velocidade de 50 km/h. Os Bombeiros (tanto em Prudente como em Venceslau) atenderam chamadas por inundações e queda de árvores, logo após o temporal que desabou na região na madrugada de 27 de Março.


Justificando as razões de  ter decretado "Estado de emergência", o prefeito Ernane Erbella declarou que está fazendo completo levantamento dos danos causados pelas inundações da cidade de Presidente Venceslau. A maior preocupação no momento é atender às ocorrências de maneira ágil e eficiente, diminuindo o impacto provocado. Para isso, a Defesa Civil - Estadual e Federal - foi mobilizada no intuito de receber ajuda governamental para poder desencadear um Plano Emergencial de resposta ao desastre. Vale acrescentar que felizmente não houve registro de vítimas - disse Erbella.

Em todos os pontos da cidade constatou-se após as fortes chuvas dezenas de ocorrências com queda de árvores, desabamento de muros, alagamentos e destruição de ruas e calçadas. O fornecimento de energia elétrica foi interrompido em inúmeros pontos, deixando às escuras dezenas de residências na zona urbana, na periferia e em algumas chácaras vizinhas. Máquinas pesadas, veículos, viaturas e servidores da Prefeitura foram mobilizados durante o período para o atendimento das áreas mais necessitadas. Veículos e motos ficaram impedidos de ser retirados de suas garagens devido à forte correnteza formada em muitas ruas. E muitas casas foram invadidas pelas enxurradas, estragando móveis e causando prejuizo e transtornos aos moradores. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário