quarta-feira, 4 de abril de 2012

Greve dos Servidores Municipais dura uma semana

Liderados pelo Sindicato dos Trabalhadores, cerca de 3 mil Servidores Municipais de Pres.Prudente entraram em greve há uma semana reclamando melhores salários. A vice-Presidente Sônia Auxiliadora disse que 6,5% de reajuste concedido é pouco e quer aumento no vale e abono. 
As principais manifestações dos Servidores Municipais ocorrem durante o dia defronte ao Paço Municipal "Florivaldo Leal", onde funcionam a Prefeitura e a Câmara de Vereadores.

  • O Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Públco de Presidente Prudente - SINTRAPP - decidiu pela paralisação dos serviços de seus associados há uma semana. São 4.089 Servidores Ativos e 1.199 Inativos. A greve foi estabelecida como forma de reivindicação de melhores salários. E por se tratar de Servidores Municipais, o problema foi transferido para os vereadores na Câmara Municipal, que por sua vez aprovaram o reajuste com base na inflação do período, isto é, 6,5%, com efeito retroativo a 1º de Março de 2012. Projeto de lei nº 7.748 foi enviado pelo Prefeito Milton Carlos de Mello à mesa da Câmara, que o aprovou na noite de 2a.feira  (02/Abril), em 1ª. e 2ª. discussões numa sessão das mais tumultuadas.
No local, conversamos com a Vice-Presidente Sônia Auxiliadora (do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público de Presidente Prudente), uma das lideres do movimento grevista. Ela argumentou que 6,5% de reajuste representa apenas e tão somente o que corresponde aos indices inflacionários. "A Lei exige que o aumento não pode ser menos que isso. Mas a classe dos Servidores reivindica através de proposta, aumento do vale e incorporação de um abono mensal de 50 reais" - disse. 

Pelo que foi observado, a greve de uma semana trouxe alguns prejuizos com a paralisação dos serviços de Saúde, Educação e Assistência Social. Foi uma greve pacífica que se concentrou diante do Paço Municipal, sem provocações e com o maior respeito. Mas a queixa generalizada é quanto aos indices inflacionários em torno de 6,5% que os Servidores consideram insuficiente; e que no entender de alguns, o reajuste poderia ter sido acima da inflação. Enquanto isso, o assunto está sendo avaliado e a greve tende a ser encerrada,  face aos feriados prolongados deste final de semana.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário