terça-feira, 17 de abril de 2012

Na FCT/UNESP uma Aula Magna com Yves de La Taille. Tema: O humor e suas relações c/valores éticos e morais na atualidade !

O Prof.Dr.Yves de La Taille foi apresentado pela Profª.Drª.Maria Suzana De Stefano Menin, no Auditório da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp - Campus de Presidente Prudente - SP 

De forma surpreendente - em plena 2a.feira - o Auditório ficou superlotado. E no final da Aula Magna todos aplaudiram, considerando excelente o tema desenvolvido pelo Prof.Dr.Yves de La Taille (USP).  

  •     O Programa de Pós-graduação em Educação da FCT/UNESP trouxe para ministrar uma Aula Magna, um dos expressivos educadores e psicólogos: o Prof.Dr.Yves Joel Jean Marie Rodolphe de La Taille. Nascido na França, mas naturalizado brasileiro vive desde criança no país, sendo especialista em desenvolvimento moral - segundo a Enciclopédia Livre Wikipédia. Atualmente exerce as funções de Professor de Psicologia do Desenvolvimento Moral na Universidade de São Paulo - USP. É co-autor de Livros de Piaget, Vygotsky, Wallon; cinco Estudos de Educação Moral (Casa do Psicólogo) e autor, entre outros de Limites: Três Dimensões Educacionais (Editora Ática). Ele investiga o desenvolvimento moral desde a década de 80, sendo um dos autores mais respeitados do Brasil.

Realmente todos se surpreenderam com a presença do público na noite de 2a.feira (16/Abril) superlotando o Auditório da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp - Campus de Presidente Prudente - onde o Programa de Pós-Graduação em Educação promoveu Aula Magna, sob o tema: "O humor e suas relações com valores éticos e morais na atualidade", pelo Prof. Dr. Yves de La Taille, do Departamento de Educação da Universidade de São Paulo - USP.  Ele começa dizendo que "todo mundo ri, seja bebê, seja idoso; em qualquer cultura humana, em toda parte do mundo". Contudo - diz o professor - as razões pelas quais se ri são muitas; e o humor é apenas uma delas.

Yves de La Taille cita em sua palestra que no Brasil há piadas de Português, como na França (onde ele nasceu) que se fala dos belgas. "Na verdade pouca importa quem seja, pois o que está em foco é a posição ocupada por quem conta a piada. Há um gênero de piadas no qual a razão do riso é especificamente a inferioridade do personagem de quem falamos. À grande platéia presente, ele resssaltou: o Trote e suas reações, o Bulling como forma de humilhação e de brincadeira. O humor é um belo tema, ligando alegria e tristeza no sentido crítico para provocar o riso no envolvimento social. Longe de ser um tema periférico, pode ser regenerador.

A Aula Magna que começou às 19h30 e teve na parte final a participação do público (através da Interação de alguns docentes da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp), terminou sob aplausos duas horas depois.   


Nenhum comentário:

Postar um comentário