sábado, 14 de abril de 2012

Uma das mais antigas escolas públicas da região comemora 80 anos em Presidente Venceslau


O antigo Grupo Escolar "Dr.Álvaro Coelho", atual Escola Municipal de Ensino Fundamental   - EMEF - é uma das mais antigas instituições de ensino da região. Comemora 80 anos em Presidente Venceslau.


Um desfile comemorativo realizou-se na última 5ª.feira (12/Abril de 2012) pelas principais ruas da cidade de Presidente Venceslau.

  •       Foi em 1932 - ano da Revolução Constitucionalista de São Paulo - que surgiu o Grupo Escolar "Dr.Álvaro Coelho". A data exata da criação da nova escola por Decreto do Governo Estadual ocorreu no dia 07 de Abril e sua inauguração se deu uma semana depois, isto é, no dia 14 de Abril de 1932. Esta é a história de um educandário que fez história como instituição pioneira de ensino em Presidente Venceslau, atendendo inicialmente a pequena comunidade da época representada por 138 alunos. O Prof. Bráulio França foi o 1º Diretor. Ao colonizador pioneiro e 1º prefeito (Álvaro Coelho) se deve o mérito dessa maravilhosa conquista. Pelo Grupo Escolar pioneiro na atividade educacional - atualmente EMEF - passaram inúmeras gerações. Alguns ex-alunos tiveram carreira brilhante e se destacaram ou continuam ocupando posição de destaque em todos os setores de atividades da vida brasileira.

Segundo relato histórico foi no Ano de 1924 - epoca em que ocorreu a Revolução de Izidoro Dias Lopes - que o então prefeito Álvaro Antunes Coelho tomou a iniciativa de implantar a 1a. Escola Pública na cidade. Era uma construção de madeira (rústica) com salas especialmente destinadas ao atendimento dos filhos dos colonizadores. Para ministrar ensinamentos - dada à precariedade de professores - foi necessário recorrer à uma leiga. No caso, Dona Artêmide. Veio depois o Grupo Escolar de Presidente Venceslau, inaugurado em 1932, num novo prédio com quatro salas de aulas, situado na Avenida D.Pedro II, 787. Como homenagem ao cidadão, colonizador e prefeito da época, Álvaro Coelho, foi dada a denominação oficial através de Decreto Estadual, permanecendo até os dias atuais.

No ano de 1942 foi necessária a execução de uma reforma geral no prédio do Grupo Escolar. Por isso, houve remanejamento de 322 alunos, juntamente com seus professores, funcionários e dirigentes para as dependências do Kaikan, denominado posteriormente AREA, nos altos da Rua Almirante Barroso. Foi uma época em que a cidade contava com muitas famílias de imigrantes colonizadores, italianos, portugueses, espanhois, alemães e japoneses, cujos filhos estudaram na Escola Estadual de 1º e 2º graus "Dr.Álvaro Coelho". Daí, muitos deles (incluindo brasileiros), ingressaram na carreira universitária e se tornaram personalidades ilustres.

Até agora já se passaram oito décadas e o "Álvaro Coelho" ficou na memória de todos como uma escola-modelar. Esse educandário tem passado histórico, pois lançou os alicerces da sociedade venceslauense e desde 1996 voltou a atender crianças da 1ª à 4ª séries ao ser denominado EE "Dr.Álvaro Coelho". A partir de 2010 a Escola foi municipalizada, passando à denominação de Escola Municipal de Educação Fundamental - EMEF "Dr.Álvaro Coelho".  A festa comemorativa dos 80 anos realizada no dia 12 de Abril, através de desfile de alunos da geração atual serviu para demonstrar que o passado continua a merecer referência especial, pois marcou a origem e o berço da cultura para milhares de estudantes de ontem e de hoje. 
    

5 comentários:

  1. Rsrsrsrsrs...puxa que saudades ! estudei nessa escola ainda década de 50, até me lembro dos nomes das minhas professoras, Dona Lucília, Matilde, Judite e professor Donaldo, respectivamente do 1.º, 2.º, 3.º e 4.º ano depois fiz o cursinho de admissão com os professores Milton e Tenório (será que alguém se lembra desses professores ??)e depois entrei no ginásio....nossa quanto tempo !!Gostaria de manter contatos com o pessoal dessa época.
    Jorge Watanabe - wjorge228@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Fiz a minha 1ª série ai em 1973, acho que é isso, o nome da minha professora é Dona Diolice...
    Saudades...

    Mirian.

    ResponderExcluir
  3. Puxa quantas saudade terminei o grupo escolar ou seja o quarto ano em 1966 e a nossa professora era a Dona Beth, foi para admissão entrei no colégio e viemos embora para sorocaba onde estamos até hoje, quantas lembranças pulando os trens parados na linha férrea pois eu morava na Rua Humaita

    ResponderExcluir
  4. Minha primeira série foi em 1971...o jardim da infância foi em 1970.

    ResponderExcluir