quinta-feira, 12 de abril de 2012

Uma justa homenagem 47 anos depois: Hélio Serejo dá nome oficial à ponte que liga SP-MS

 A ponte interestadual ligando São Paulo a Mato Grosso do Sul (sobre o Rio Paraná) foi inaugurada pelo Mal. Castello Branco em Agosto de 1965. Denominação: Engº Maurício Joppert da Silva.

          Quarenta e sete anos depois, uma justa homenagem à quem liderou o movimento pela construção da ponte: Hélio Serejo que teve o apoio inicialmente do Rotary Clube e depois de todas as autoridades da região. JK aprovou a idéia e mandou executar a obra. (Foto:Toninho Moré).

  • Nem todos conhecem a história. Mas a ponte interestadual que liga São Paulo a Mato Grosso do Sul - entre Presidente Epitácio e Porto XV de Novembro/Bataguassu - representou uma luta árdua nos bastidores, com a remessa diária de telegramas ao então Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, no RJ. E o responsável pela elaboração desses telegramas (assinados pelas mais diferentes personalidades), foi  o jornalista e escritor Hélio Serejo, matogrossense de muito prestígio; porém, radicado em Presidente Venceslau onde viveu a maior parte de sua vida. Se estivesse vivo, ele estaria comemorando seus 100 anos em Julho deste ano.


Por mérito, a ponte sobre o Rio Paraná que JK construiu e Castello Branco inaugurou em 1965 deveria receber a denominação oficial de "Jornalista e Escritor Hélio Serejo". Mas os interesses econômicos falaram mais alto, e a escolha recaiu na figura do Engº Maurício Joppert da Silva. Agora, por ato do Governo Federal se fará justiça, atribuindo os méritos dessa obra gigantesca e maravilhosa a Hélio Serejo. A informação chegou ao nosso conhecimento através de uma comunicação da Academia Venceslauense de Letras, na pessoa do seu Presidente, companheiro Ari Florentino da Silva; que foi o "braço direito" do Jornalista e Escritor homenageado que residia até poucos meses antes de sua morte, em Presidente Venceslau. Ao Presidente da AVL cabe também o mérito de ter obtido anistía e reconhecimento por ações e torturas que teria sofrido o homenageado na sua juventude no Rio de Janeiro, onde frequentava o Colégio Militar.

Quanto à denominaçao da ponte, diz Florentino: Logo após a morte de Hélio Serejo, o Dep.Federal Vander Loubet apresentou um PL, substituindo a denominação de Ponte Maurício Joppert para Hélio Serejo, tendo em vista o esforço que ele desenvolveu para ligar São Paulo a Mato Grosso. Esse Projeto de Lei passou pelas Comissões (Educação, Cultura e Transporte), sendo aprovado em questão de meses. Lembra o Presidente da AVL que através da Lei Nº 12. 610 de 10 de Abril de 2012 assinada pelo Vice-Presidente da República (em exercício), Michel Temer ficou assim redigida: "Art.1º - A ponte sobre o Rio Paraná, localizada na BR-267 - divisa entre os Estados de Sao Paulo e Mato Grosso do Sul - passa a ser denominada "Ponte Hélio Serejo". Art.2º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário