terça-feira, 15 de maio de 2012

Coisas de gastronomia: Certo ou errado ?

Duas matérias primas importantes para suprir o mercado gastronômico de toda a região. Mas com nomes estranhos: certo ou errado ?  Eis a questão !

    Para comemorar o "Dia das Mães" estivemos domingo no "Mané Gula". É um nome pitoresco que identifica um dos mais novos estabelecimentos gastronômicos de Presidente Prudente. Trata-se de um derivativo de Manoel Goulart, um personagem histórico que identifica uma das Avenidas mais movimentadas da cidade.  

  •    Presidente Prudente é um centro polarizador de progresso e desenvolvimento. Com mais de 200 mil habitantes e uma população flutuante superior a 50 mil pessoas, recebe visitantes de toda parte. E todos eles se utilizam dos bons serviços prestados por estabelecimentos comerciais, dos mais diversos setores e especialidades. Em  termos de gastronomia, contamos com as melhores casas do ramo através de Restaurantes, Lanchonetes, Pizzarias, Panificadoras, Pastelarias e Praças de Alimentação. Todos esses estabelecimentos se abastecem da melhor forma, buscando suprimentos nos Supermercados e fornecedores devidamente qualificados e credenciados. Mas algumas matérias primas são caracterizadas por nomes estranhos, como é o caso de Frango de Granja, Galinha Caipira ou "Carpira"; Queijos Mussarela ou Muçarela ?

Pesquisando no Minidicionário de Mestre Aurélio - que é uma ferramenta indispensável em nosso trabalho de redação -  não encontramos nenhuma referência à palavra Mussarela (com 2 s), de onde surgiu a  Mozarela (com apenas um z), ou Muçarela (com ç). Porém, em outras fontes, surgiram expressões que identificam o queijo de maior consumo entre os brasileiros como sendo: Mozzarella (grafia de origem italiana) ou Musarela. E daí uma citação do Aurélio, Houaiss e Michaelis indicando que o nome correto do verbete  seria: Muçarela (com ç). Certo ou não, o que sabemos é que se trata de um Queijo originário da Itália, trazido pelos imigrantes. É obtido através do leite talhado de búfala ou de vaca, sendo o mais consumido em todo o Brasil. 

Já a expressão: Galinha Carpira (que tem o mesmo sentido de caipira), vimos numa placa à beira da Estrada  que liga o Bairro Campinal - município de Presidente Epitácio - a Presidente Venceslau e a nova alta paulista, especiamente Panorama e Paulicéia na conexão com Mato Grosso do Sul. A expressão "Carpira" chama a atenção e coloca em dúvida a categoria da matéria prima colocada à disposição das casas de gastronomia e consumidores de um modo geral. Mas buscando esclarecimentos na Internet, encontramos referências no gênero musical tipicamente rural, com a utilização da Viola e da Música Sertaneja. Citação especial para os criadores do Pagode, Tião Carreiro e Pardinho (em suas músicas tipicamente do meio rural)  e do verbo transitivo Carpir - do Dicionário da Lingua Portuguesa - com Acordo Ortográfico. 

De qualquer forma, com Galinha Carpira (o mesmo que Caipira) ou Queijo Muçarela, Mozzarella ou Muçarela, os empreendedores do ramo gastronômico estão muito bem servidos. Mesmo que tudo termine em Pizza, que surgiu há quase 6 mil anos e atualmente é o Cardápio predileto da maioria da população brasileira.

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário