sábado, 19 de maio de 2012

Uma Exposição inédita percorre Unidades da Unesp no Estado !


A Exposição "Rio+20 Click!"Unesp Ciência chegou a Presidente Prudente especialmente para a comemoração festiva dos 53 anos de implantação da FCT/UNESP. A mostra foi prestigiada pelo Reitor em exercício, Prof.Dr.Julio Cezar Durigan, pelo Diretor, Vice-Diretor e integrantes do Corpo Docente.
Alunos da Associação Filantrópica de Proteção aos Cegos foram os primeiros a participar da mostra que apresentou modelos táteis de diferentes texturas, juntamente com modelos tridimensionais desenvolvidos pelo game designer Matheus Meneguette (na foto) e pela artista plástica, Rita Cavalli de Oliveira.

  • Nos primeiros dias de Maio, a Biblioteca da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp - Campus de Presidente Prudente - recebeu uma Exposição inédita: a "Rio+20 Click" da Revista Unesp Ciências, como homenagem à Instituição que no dia 03 de Maio de 2012 festejou seus 53 anos de existência. A mostra itinerante inclusiva - representada por 20 fotografias - ficou aberta ao público durante sete dias e passou por completa avaliação por parte dos visitantes, recebendo inclusive alguns aprimoramentos desenvolvidos pelo game designer Matheus Meneguette (formado pela PUC-SP) e o estudante Ulisses de Paula e Silva (da Unesp/Ourinhos). Foram também elaborados modelos tridimensionais pela Artista Plástica, Rita Cavalli de Oliveira (Voluntária do Projeto Unesp), que utilizou tecido, emborrachado, massa acrílica, tela, tinta, silicone e outros materais.

Com base num botão de flor de laranjeira perfurado por uma abelha (a qual aparece numa foto em cores) pousada na superfície do botão levou o designer a construir modelos tateis, utilizando materiais com diferentes texturas como: emborrachados, pelúcia, feltro, papel alumínio, papel micro-ondulado, papel Paraná, espuma injetada, tecido, hidromiçanga, tinta dmensional, barbante, etc. Meneguette também elaborou modelos em 2,5D (sugerem 3D no 2D), utilizando papel fotográfico e emborrachado simulando diferentes camadas em baixo e alto relevo, semelhantes à técnica usada em construção de maquetes. E para enriquecer o acervo foram elaborados textos impressos em letras ampliadas e em Braile, através de parceria com o Centro de Promoção da Inclusão Digital, Escolar e Social- CPIDES - da FCT/UNESP.  


Arquivos de MP-3 de áudio-descrição do material foram elaborados por Uilian Vigentin (da Unesp - Campus de Araraquara), mediante utilização de um Software Leitor de Tela que transforma os textos escritos em áudio; conferindo maior autonomia para as pessoas com deficiência visual. E cabe aqui, uma informação dada pela Profª.Drª.Arlete Meneguette - Presidente da Comissão de Acessibilidade da FCT/UNESP: Utilizando as 20 fotos que compõem a exposição itinerante, o game designer Matheus Meneguette elaborou alguns jogos de tabuleiro; dentre os quais: quebra-cabeça, dominó, sequência temporal, etc.

É importante ressaltar que após a realização da Exposição "Rio+20 Click" na Biblioteca da Faculdade de Ciências e Tecnologia - FCT - a mostra com todas as suas inovações táteis foi montada na sede da Associação Filantrópica de Proteção aos Cegos de Presidente Prudente. De lá, seguiu para a Unesp de Ourinhos; mas retornará nos próximos dias para ser mostrada na Unidade da Unesp em Rosana, no Pontal do Paranapanema. Na cidade de Presidente Prudente, esta foi uma excepcional  oportunidade concedida aos alunos portadores de deficiência visual (em número aproximado de 100) para se inteirar das fotos expostas com texturas e formas para cegos.

Nessa ocasião, uma equipe da TV Fronteira/Rede Globo com o Repórter Murilo Zara documentou tudo, mostrando-a aos  telespectadores de toda a região no SP-TV - 1ª e 2ª Edição. Para rever a matéria, basta clicar: http://t.co/jOWEO8KE - Todo esse  material da "Rio+20 Click" se encontra disponível a partir do site: http://www.fct.unesp.br/#2188,2203  - Interessados em receber a mostra, podem enviar e-mail p/ :  unesp.imprensa@reitoria.unesp.br/

Um comentário: