sábado, 9 de junho de 2012

Desafio às Leis Ambientais num reduto do Estado


A arborização existente nesta área foi totalmente exterminada para dar lugar ao estacionamento de veículos.

As últimas árvores que restaram nas imediações estão com as horas contadas. De forma estranha, cerca de 70 árvores foram cortadas no reduto do Deptº Aeroviário - DAESP - durante a Semana do Meio Ambiente.

  •    Enquanto os problemas ambientais eram examinados e debatidos em locais públicos com a presença de autoridades representativas do Governo Estadual, Federal e Municipal, um fato estranho chamou a atenção dos que chegavam ou deixavam o Aeroporto Estadual de Presidente Prudente: o corte sumário de dezenas de árvores lá existentes há mais de 50 anos. Coincidentemente, no "Dia Mundial do Meio Ambiente"(05 de Junho) eram cortadas cerca de  70 árvores frondosas, saudáveis e úteis. O Portal iFronteira.com foi o primeiro a alertar as autoridades para a gravidade da situação; mas ao que parece o apelo encontrou eco. A única informação era de que o Deptº Aeroviário do Estado  - DAESP - pretendia ampliar suas instalações, a começar pela área de estacionamento. Por isso se dirigiu à Cetesb (Compania de Tecnologia de Saneamento Ambiental), que por sua vez exigiu a contratação de um Laudo. O  documento teria apontado que as árvores necessitavam ser erradicadas para readequação do estacionamento de veículos, que passaria a ganhar mais de  200 novas vagas.


Na verdade, o movimento aeroviário de Presidente Prudente vem aumentando consideravelmente; e pela lógica está exigindo inúmeras mudanças visando acomodar e atender melhor os que chegam e os que saem nos voos diários para as mais diversas localidades. Até mesmo o Sistema de Informações deixa muito a desejar, não havendo ninguém com atribuição de prestar informações à imprensa, ao público e em particular aos usuários das empresas aéreas. O Estacionamento de veículos tornou-se insuficiente e passou a exigir ampliação. Mas o que ninguém esperava foi essa atitude tão drástica de erradicar sumariamente  todas as árvores existentes nas imediações do Terminal Aeroviário. É preciso uma explicação clara, especialmente dos Setores Ambientais para que o público entenda as razões dessa atitude.

Pelo que fomos informados, árvores plantadas em torno do Aeroporto nas décadas 50 e 60 deverão ser totalmente exterminadas. Até este final de semana foram 72 árvores. E como compensá-las? A alegação existente é de que foi constituído um pacote de obras, do qual fazem parte em 1º lugar a erradicação das árvores (24 de espécies nativas), construção de uma via de acesso aos Hangares, Seção contra Incêndios e de Transferência de Edificação Operacional. A proposta é de se plantar a título de compensação 675 mudas em local não definido, sendo descartada a área de proximidade com o Aeroporto Estadual de Presidente Prudente. É parte do Projeto de recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APP).  

      - NOTÍCIA EM TEMPO REAL: Acompanhe através do Twitter:   http://twitter.com/altinocorreia    

Nenhum comentário:

Postar um comentário