domingo, 24 de junho de 2012

Dois autores, dois livros: produção editorial aumenta !

Usando o pseudônimo de "Jesus de Burarama", Renato de Jesus Souza Silva produziu este livro em 2010 com 246 págs. impressas  em Presidente Prudente, com prefácio do médico e violeiro famoso, Júlio Santin.
Já o Contabilista Moacyr Magalhães (natural de Presidente Venceslau) escreveu e editou seu Livro em 2011, com prefácio assinado pela Escritora Arlete Piai. "Deleite Poético" é constituido por 185 poesias + prefácio.

  • Apesar do avanço tecnológico, com amplas facilidades de comunicação e acesso às maiores Bibliotecas, Produções e Editoras o número de Escritores da nova geração vem aumentando de forma bastante significativa. Só na região de Presidente Prudente se verifica com muita frequência, o lançamento de novas obras editoriais, de todos os gêneros. Trata-se de um assunto polêmico e de grande importância na atividade cultural e no resgate histórico. Mas será que vale a pena investir nessa área? O Setor Gráfico está equipado satisfatoriamente para produzir um bom  trabalho? E quanto custa? Quem assume a responsabilidade na hora de contratar os serviços gráficos? Todo e qualquer lançamento é sempre precedido de uma preparação, divulgação, convites, coquetel de lançamento - e tradicionalmente - uma Tarde ou Noite de autógrafos. Quanto custa todo esse investimento? E como ressarcir as despesas até a fase  do lançamento? Tudo isso é assunto para ser respondido pelos próprios Autores, Editores ou Livreiros!  

Nos últimos meses fomos convidados e tivemos a oportunidade de acompanhar quatro lançamentos de livros. Dois deles ocorreram na Biblioteca da Unesp com o ex-Procurador do Estado, Poeta e Escritor Raymundo Farias de Oliveira (Valsa do Adeus); o Prof. Paulo Brancatti - da  Faculdade de Ciências e Tecnologia, com seu novo livro (Utopia de um jovem estudante nos anos 80). Em seguida, tendo como local o Centro Cultural Matarazzo, o Jurista e Escritor Zelmo Denari  (Pelos Caminhos do Mate) e Rubens Shirassu Junior (Cobra de Vidro). Os dois autores incluiram em suas obras alusões às obras literárias e referências especiais - como homenagem póstuma - ao ex-jornalista, poeta e escritor regionalista matogrossense, Hélio Serejo em comemoração ao seu Centenário de nascimento, em Junho de 2012.

Em nossas mãos, dois livros produzidos e editados em Presidente Prudente nos anos de 2010 e 2011. O primeiro: "A historia do caipira": De Jeca Tatu aos Sem-Terras é de autoria de Renato de Jesus Souza Silva, que nasceu em Burarama, atualmente Capitão Enéas, região de Montes Claros/MG. A terra de origem foi inserida na identificação do autor que se apresenta como "Jesus de Burarama", com prefácio assinado pelo Dr.Júlio Santin, médico e violeiro famoso, acumulando funções de Presidente da Associação Cultural Caipirapuru. O autor conta a história da cultura caipira em formato de cordel. O outro Livro  (Deleite Poético) é de um Poeta que vive em Presidente Prudente desde 1980: Moacyr Magalhães, natural de Presidente Venceslau. Anteriormente, isto é em 1986 ele lançou o Livro "Fogo de Amor". Na obra mais recente, 185 Poesias com prefácio assinado pela Escritora Arlete Piai, que dentre outras coisas diz: "Este Livro é um deleite para a alma; a poesia é uma experiência que se renova... O mundo está carente de poesia"! 

- NOTICIA EM TEMPO REAL - Acompanhe pelo Twitter. Acesse:  http://twitter.com/altinocorreia

Nenhum comentário:

Postar um comentário