sexta-feira, 8 de junho de 2012

Festa de Corpus Christi: 44 anos de tradição em Piquerobi

 
    Apesar do tempo chuvoso que  prejudicou bastante a decoração de ruas, na cidade de Piquerobi tudo transcorreu normalmente. O Bispo da Diocese de Pres.Prudente, Dom Benedito Gonçalves presidiu o tradicional ato religioso, abrindo a Procissão diante da Igreja Matriz de São Miguel Arcanjo, Padroeiro  da cidade.





  •                                                           A tradicional celebração do dia dedicado a Corpus Christi em Piquerobi - região de Presidente Prudente - é considerada a maior festa do calendário religioso do extremo-oeste paulista desde 1.968. Contando nos dias atuais com uma população aproximada de 3.600 habitantes, a cidade recebe nesse dia, visitantes de toda a região, inclusive de outros Estados. O número é calculado em três ou quatro vezes mais a população local, que de acordo com o Censo de 2010 contava com 1.786 mulheres e 1.755 homens. A história da 1a. festa de Corpus Christi está na Internet. É um relato de Camila Ferreira da Silva em 2005 e diz: "a idéia partiu de um grupo de jovens ao decidir enfeitar a principal rua da cidade em comemoração ao Dia de Corpus Christi a ser feita pela Igreja Católica com o apoio da Prefeitura". A idéia deu certo; foi aceita pelo prefeito da época (Orivaldo Rayzaro) e se mantém há 44 anos.


Desde a 1a.festa até os dias de hoje toda a comunidade se envolve no trabalho de preparação da rua principal, recebendo ornamentações constituídas por simbolos religiosos que transformam o aspecto da cidade de Piquerobi, tornando-se o maior ponto de atração regional nessa data de Corpus Christi. Para isso, tem o apoio da Igreja, da comunidade, da Prefeitura e da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo.  No início, a maior preocupação era obter ajuda dos membros comunitários, arrecadando o material indispensável à ornamentação: pó de café, cascas de ovo, tampinhas de garrafas, areia, pétalas de flores, folhagens e outros produtos. Nos anos seguintes, foram acrescentados: pó de serra, isopor, grevilhas e bisnagas para tingimento.

Neste ano de 2012 inúmeras cidades - incluindo Presidente Prudente - tiveram que suspender a decoração de rua e até mesmo as Procissões previamente anunciadas. Tudo em decorrência das condições climáticas desfavoráveis, com chuva e frio. Piquerobi teve a sorte de promover sua celebração festiva que culminou com Missa solene concelebrada por Dom Benedito Gonçalves dos Santos (Bispo da Diocese), juntamente com o Padre Carlos Eduardo Biral, Ministros da Euaristia e representantes das Pastorais e de toda a comunidade. A Missa das 18h00 concentrou milhares de pessoas e foi seguida pela Procissão com a benção do Santíssimo. Depois, no encerramento das celebrações queima de fogos e Show Público com a Banda Santa Esmeralda.  (Veja detalhes nas fotos exclusivas de João Laércio Santos). 


Nenhum comentário:

Postar um comentário