terça-feira, 19 de junho de 2012

Mesmo com ruas bem sinalizadas, o trânsito de Presidente Prudente deixa a desejar !


No centro ou na periferia, a sinalização de trânsito em Presidente Prudente se faz evidenciar; porém, faixas de proteção ao pedestre (como esta), dificilmente se vê. Há até quem diga: aqui o pedestre não tem vez!  
Nas proximidades da Santa Casa e do Fórum da Comarca na Av.Cel.Marcondes e adjacências, a faixa amarela predomina de ponta a ponta. Quem se arriscar a estacionar nesse trecho corre o risco de ser multado.

  •   O Trânsito de Presidente Prudente está se agravando à cada dia que passa, com sérios problemas gerados pela falta de espaço para estacionamento de veículos. Embora o fluxo seja normal pelas Avenidas centrais, há momentos em que os Semáforos não se sincronizam para facilitar o escoamento do tráfego urbano; enquanto o excesso de faixas amarelas representa o maior entrave para quem precisa estacionar. O problema começa no quadrilátero central - com as famigeradas faixas amarelas - e até mesmo a Zona Azul, que muitos desrespeitam deixando de pagar a Taxa correspondente ao tempo de estacionamento, em prejuizo dos demais contribuintes. Há quadras inteiras tomadas inexplicavelmene por faixas amarelas, como ocorre nas ruas que circundam a Santa Casa, o Fórum da Comarca, parte da Rua Dr. Gurgel, Avenida Washinton Luis (próxima ao Cristo Rei) e outros pontos situados do centro à periferia.  

Uma recente pesquisa realizada na cidade fez as comparações e concluiu que o número de veículos cresce mais que a população de Presidente Prudente. Pelo Censo do IBGE em 2010 a população era representada por 207.610 habitantes, enquanto o número de veiculos era de 118.000 incluindo automóveis, motos e caminhões. No ano seguinte, a população aumentou para 209.025 e o número de veiculos alcançava 130.105 unidades. Nessa altura, chegávamos a 124.881 pessoas habilitadas para dirigir e em 2012 a lista de motoristas com CNH aumentava ainda mais, alcançando aproximadamente 126.000 condutores. Isso quer dizer que temos em média mais de 2 veículos por residência, entre automóveis, utilitários, motocicletas e caminhões. E a tendência é aumentar ainda mais, devido às facilidades na aquisição de novos veículos automotores.

Levantamento recente concluiu que circulam pelas ruas centrais de Presidente Prudente cerca de 400 veículos por hora. O espaço existente tornou-se insuficiente para acolher uma frota tão numerosa, passando a exigir projeto mais arrojado - sem burocracia - mesmo porque o número de acidentes também aumenta de forma considerável, todos os dias. As inúmeras ruas estreitas que aqui existem desde  a  implantação da cidade, representam o maior entrave não só com o estacionamento, mas também para os acessos às garagens e a própria movimentação, criando dificuldades para o tráfego urbano. Além desses fatores, outra preocupação mais séria é representada pela fiscalização do trânsito que não poupa ninguém!

- NOTÍCIA EM TEMPO REAL - Acompanhe pelo Twitter. Acesse: http://twitter.com/altinocorreia      

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário