domingo, 3 de junho de 2012

Na Semana do Meio Ambiente, um alerta contra os destruidores da natureza !


Numa das esquinas da Rua Dr.Gurgel, duas árvores foram afetadas da noite para o dia. Essa forma de poda que poderia ser identificada como "mutilação" vem acontecendo regularmente nos finais de semana. 


No dia seguinte, galhos e folhagens foram removidos apressadamente. Por ordem de quem? A Secretaria Municipal do Meio Ambiente precisa se acautelar e impor medidas de rigor contra esse tipo de abuso.

  •     Em Presidente Prudente vem se constituindo em hábito normal: eliminar as árvores existentes em algumas esquinas, do centro e dos bairros. Isso acontece geralmente nos finais de semana, porque os "destruidores da natureza" sabem que nesse período não existe nenhuma fiscalização sobre o assunto. Já vimos inúmeros casos similares a esse, talvez pelo fato de estar havendo maior interesse de eventuais especuladores em transformar residências (construídas em esquinas), como novos estabelecimentos comerciais. E pela lógica, a primeira dificuldade nessa transação é sempre representada pela existência de arborização que dificultaria a visualização da futura Loja. A Rua Dr.Gurgel que começa diante da Av.Brasil - na Praça da Bandeira - já teve sua arborização na área comercial, praticamente devastada e o exemplo se estende a outros setores urbanos, o que é lamentável!

Desde o dia 1º de Junho quando se comemorou o  "Dia do Meio Ambiente", instituições educacionais de todos os graus se mobilizaram juntamente com os ambientalistas na celebração da "Semana Ambiental" com várias programações em pleno andamento até o dia 07 de Junho. Uma das questões que mais tem motivado os organizadores dessas comemorações, é representada pelo plantio de mudas de árvores frutíferas ou ornamentais. A arborização urbana também foi lembrada e principalmente as escolas estão empenhadas em promover o plantio em pequena ou média escala, sempre como o apoio e participação de professores e alunos. Antes mesmo, o assunto mereceu destaque especial durante a realização do V Fórum do Direito Ambiental do Pontal do Paranapanema (17 e 18 de Maio) abordando: Natureza e Civilização: Problemas Fundamentais.

No dia 07 de Junho para marcar o encerramento da Semana do Meio Ambiente, o Prof. Dr.Raul Borges Guimarães, do Departamento de Geografia e a Profª.Drª.Arlete A.C. Meneguette, do Departamento de Cartografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia - Campus de Presidente Prudente - programaram o plantio de 1.000 mudas de árvores, com o apoio e participação de moradores de vários bairros adjacentes ao fundo de vale da Unesp. É um evento dos mais arrojados que teve o apoio da CESP, Câmara Municipal, Secretaria do Meio Ambiente, Prefeitura de Presidente Prudente e Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Trata-se do Projeto: "Vamos abraçar o fundo de vale com 1.000 árvores".



          

Nenhum comentário:

Postar um comentário