domingo, 24 de junho de 2012

O inverno chegou, trazendo uma nova florada dos ipês !



A 2a. florada dos ipês (rosa ou roxo) está ocorrendo em todos os pontos da região de Presidente Prudente. A florada anterior envolveu os ipês branco e rosa; a próxima será dos ipês de coloração amarela.
                                                                                                  Neste ponto da cidade de Pres.Prudente (Rua Júlio Prestes x Esq.c/Desbravador Ceará) se sobressai esse Ipê rosa - em todo seu esplendor - para compensar a devastação de inúmeras árvores que existiram na área. 

  • Estamos em pleno inverno com temperatura amena, precedida de chuvas, neblina e cerração. Para alegria de todos, ressurgiu a florada dos Ipês. Por toda parte, não só na cidade de Presidente Prudente, mas em todas as localidades vizinhas, incluindo a zona rural e a margem das rodovias o que mais se vê são os ipês floridos. Publicações  especializadas abrem espaço para falar dessa temporada. Porém, ocorremalgumas confusões: há os que dizem que a florada dos ipês rosa ou roxo, vai de Junho a Setembro. Puro engano: nesta região, a 1ª. florada se verifica a partir de Maio (e até o final do Outono),  como aliás já fizemos inúmeras publicações para comprovação. Depois, como é lógico virão outras floradas. Não apenas do ipê rosado ou ipê roxeado, mas também do branco e do amarelo.

Vikipédia - que é considerada uma publicação categorizada - diz que o "Tabebua impetiginosa" (nome científico atribuido ao ipê rosa) é uma planta nativa originária da Bacia do Paraná, também conhecida por "Ipiuva", com suas floradas de Maio a Agosto. Atualmente existe uma concepção mais avançada sobre a necessidade de adotar nas áreas degradadas, uma arborização adequada às exigências do paisagismo e da preservação ambiental. E o Ipê é uma espécie recomendada para recuperação de ecossistema, figurando como alternativa pela sua adaptação às regiões tropicais ou subtropicais, do México à Argentina.  

São várias as espécies conhecidas de ipês, que podem alcançar de 12 a 30 metros de altura. Sua floração maravilhosa atrai Polinizadores, como: Abelhas e Beija-flores. Não possui raízes agressivas. Seu crescimento é moderado e rápido. As flores têm forma de trombetas; são numerosas e de coloração rósea ou roxeada de conformidade com a espécie. Produz vagens verdes e lisas com até 25 cms, que se abrem liberando sementes aladas. As flores são usadas também como medicamento, na Medicina Alternativa.

- NOTICIA EM TEMPO REAL - Acompanhe pelo Twitter. Acesse:  http://twitter.com/altinocorreia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário