quarta-feira, 11 de julho de 2012

Decorridos 80 anos, a Revolução de 1932 é comemorada na Praça 9 de Julho em Pres.Prudente


A epopeia vivida pelos Paulistas em 1932 foi exaltada pelo Jornalista e Sociólogo Barbosa da Silveira, que ocupou a Tribuna durante as comemorações de 9 de Julho, em nome do Lions Clube Cinquentenário de Presidente Prudente. 


O 18º.Batalhão da Policia Militar do CPA-I-10 e uma representação do Exército Brasileiro - com integrantes do Tiro de Guerra  02-063 - marcaram presença na solenidade comemorativa ao lado das autoridades, escoteiros, descendentes de ex-combatentes da Revolução Constitucionalista e convidados.

  •         Em plena 2a.feira, 9 de Julho de 2012 -  um dia consagrado à Revolução Constitucionalista de 1932 - instituído pela Lei nº 9.497 de 05 de Março de 1997 como Feriado Estadual, foram solenemente comemorados os 80 anos de um movimento democrático que lutou por uma nova Constituição Federal. Apesar do conflito que ceifou preciosas vidas humanas, São Paulo saiu vitorioso e mostrou a garra e o patriotismo de sua gente na luta pelas liberdades democráticas. O dia 9 de Julho entrou para a nossa história como a data de maior destaque; e prevaleceu o ideal constitucionalista vigorando a partir de 1934 a nova Constituição da República. Nesse episódio, a região de Presidente Prudente exerceu importante papel graças à habilidade e iniciativa dos dirigentes da época. De forma especial, o Cel. Miguel Brisolla de Oliveira (Brisolla com "s" e 2 ll), que se mobilizou contra a ditadura de Getúlio Vargas. E a ação obteve resposta imediata da opinião pública, que decidiu pela formação do Batalhão Constitucionalisa de Presidente Prudente constituido por 1.200 homens, o equivalente a 10% da população da época, exatamente há 80 anos.

Diante da Catedral de São Sebastião e da Praça 9 de Julho, o público se concentrou para participar das comemorações deste ano. Presentes estiveram familiares do ex-combatentes de 1932, uma vez que a maioria deixou o mundo dos vivos e hoje, eles são apenas lembranças inesqueciveis e muita saudade. Entre os quais, muitos nomes que ficaram para a história. Ruas, Praças, Avenidas, Logradouros públicos; em grande parte identificados por nomes de ex-revolucionários de 32, como: Ten. Nicolau Maffei, Rua Casemiro Dias, Parque de Uso Múltiplo Coronel Miguel Brisolla de Oliveira, Hospital Regional "Domingos Leonardo Cerávolo", Rua Sgtº Firmino Leão,  Travessa Ten.Osvaldo Barbosa (em Presidente Venceslau). João Paulo Pratt, Afonso Negrão e Amando de Queiroz Telles figuram como os últimos ex-combatentes falecidos ultimamente.   

Tidos como heróis de uma Revolução Constitucionalista, os principais personagens do extinto Batalhão Constitucionalista de Presidente Prudente se reuniam todos os anos na festa comemorativa do dia 9 de Julho. Um deles - em especial - o Coronel Miguel Brisolla de Oliveira, então Cartorário e ex-Prefeito de três cidades (Presidente Prudente, Atibaia e Presidente Venceslau) se deslocava onde estivesse, para se reencontrar com ex-comandados em Presidente Prudente. Após as cerimônias públicas na Praça 9 de Julho, eles se reuniam no Gabinete do Prefeito para o cafézinho da manhã. Em seguida, se dirigiam ao Cemitério Municipal de São João Batista, a fim de reverenciar a memória dos mortos. E por fim, se programava um Almoço de Confraternização - com a participação de convidados - num Restaurante previamente escolhido por eles. Via de regra, nessa hora os ex-integrantes do BCPP concediam entrevistas e publicamente se pronunciavam, recordando pormenores históricos da Revolução de 1932.   

NOTÍCIA EM TEMPO REAL - Para se atualizar, acesse o Twitter:  www.twitter.com/altinocorreia 

       

Nenhum comentário:

Postar um comentário