domingo, 1 de julho de 2012

Um Mestre que leva a música como terapia para gente humilde da periferia de Presidente Prudente

Desde 1965, o Prof.Firmino Ferreira Filho implantou na cidade de Presidente Prudente um projeto pioneiro: levar a música como terapia para pessoas de todas as idades, especialmente os que residem na periferia, onde o acesso é mais difícil e os recursos financeiros são limitados

   A vocação para a música começa muito cedo. É nessa fase que o Mestre transmite seus conhecimentos  e incentiva os que têm vocação artística. Foram mais de 30 mil pessoas até hoje; e de acordo com o projeto (que não recebe nenhum auxílio governamental), 30 alunos por ano estudam sem nada pagar.

  • Ele tem uma experiência invejável! Há 47 anos se dedica ao ensino da música instrumental; levanta muito cedo e percorre inúmeros bairros não só de Presidente Prudente, mas também de cidades vizinhas. Na periferia de Prudente - mais propriamente no Jd.Itapura 2 - o Prof. Firmino Ferreira Filho (64 anos) montou sua Escola na própria residência (Rua Henrique Farinelli,50), onde atende pessoas de todas as idades. Alí ele desenvolve um Projeto digno de registro: ensina música, utilizando seus próprios recursos para atender gente humilde, especialmente crianças. Além da total dedicação ao ensino da musica instrumental (violão, viola, cavaquinho, teclado, berimbau, contrabaixo, guitarra, técnica vocal, teoria, regência e composição), ele escreve suas poesias (quase 500) e compõe temas musicais, a maior parte relacionados à vida do criador, Nosso Senhor Jesus Cristo! E ainda encontra tempo suficiente para ministrar cursos de música em outros pontos da cidade e região, como vem fazendo desde 1965. 

Para realizar esse trabalho incansável, o Prof.Firmino tem o auxílio da esposa Marize Ferreira e dos filhos (dois solteiros e uma casada). Não tem outra fonte de renda, senão a contribuição que recebe de cada aluno. Vive exclusivamente da música e jamais se esqueceu dos menos favorecidos que não podem pagar para aprender e por isso, abriu 30 vagas por ano para ministrar um curso como forma de cultura e terapia. A bolsa concedida por ele é válida por um ano, incluindo o instrumental. Nos cursos realizados na periferia, tornou-se comum o atendimento de pessoas idosas - com mais de 70 anos - e em sua maioria, crianças desde os 5 anos de idade.

Embora nunca tenha sido lembrado para ser homenageado como forma de reconhecimento, o Professor admite que está cumprindo sua missão de levar ensinamenos da música a quem precisa. E revela alguns nomes que passaram pela sua escola; alguns com CDs gravados e fazendo sucesso, como o Duo Frank  e Fabi (marido e mulher), André do Teclado e outros. O que ele não sabia: No blog  "Memórias de um repórter do interior" (versão de 30/03/2010) foi publicada matéria de ampla repercussão sobre cursos de música na área geográfica de Presidente Prudente, ministradas naquele período pelo Prof.Firmino. (http://www.ao.correia.zip.net/).   

Na distante capital da Paraiba (João Pessoa), um importante comentário assinado por uma de suas ex-alunas - Walkyria Pinto de Carvalho - que morou em Iepê/SP. Ela declara que o Prof.Firmino foi seu mestre inesquecível aos treze anos de idade e hoje, compartilha com seus alunos numa das salas de aulas da Universidade Federal da Paraiba a sua foma majestosa e peculiar concernente à habilidade de reforço (elogiar os alunos) e dar "feedbacks". Ela quer lhe dar um abraço e dentre outras coisas, diz : Obrigada Professor! O Senhor sempre será meu mestre!

- NOTÍCIA EM TEMPO REAL - Para se atualizar, utilize o Twitter:   www.twitter.com/altinocorreia
  

5 comentários:

  1. PARABENS ALTINO CORREIA PELO BELO TRABALHO EM
    HOMENAGEM AO CIDADÃO PROFESSOR PRUDENTINO
    FIRMINO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ALTINO CORREIA, HOJE, FAZ PARTE DOS MAIORES JORNALISTA DO BRASIL, TE-LO EM PRESIDENTE PRUDENTE UM HOMEM DE TAMANHA ENVERGADURA, COM MAIS DE 60 ANOS DE RÁDIO E TELEVISÃO, É UM ORGULHO PARA O POVO PRUDENTINO. ALTINO EM REPORTAGEM, GRAVEI COM ELE PARA A TV BANDEIRANTES, REGENDO A ORQUESTRA DE BATAGUASSU, PIQUEROBI E PRUDENTE. O MEU EX-ALUNO EVANDRO, ME PRESENTEOU UM FILME MOSTRANDO OS MEUS ARQUIVOS, SENDO ESTE GRANDE JORNALISTA O COMENTARISTA PRINCIPAL, SOBRE A HISTÓRIA DA MINHA VIDA. AO GRANDE JORNALISTA, MEU APREÇO PELO SERVIÇO SOCIAL,INTELECTUAL E ACIMA DE TUDO MORAL AO TRABALHO JORNALÍSTICO DO BRASIL. MAESTRO FIRMINO FERREIRA FILHO.

      Excluir
  2. PARABENS POR TUDO QUE VOCE TEM FEITO PELO POVO DE P PRUDENTE E REGIÃO , FUI UMA ALUNA SUA EM 1975 E ATE HOJE LEMBRO DA SUA DEDICAÇAO A CADA ALUNO, SÓ UMA PESSOA QUE TEM AMOR POR DEUS E PELO PROXIMO CONSEGUE FAZER O QUE VOCE FAZ. QUE DEUS TE ABENÇOE MUITO,FIQUEI MUITO FELIZ POR VOÇE ,ABRAÇOSUA EX ALUNA RUTE POLESZUK

    ResponderExcluir
  3. Também parabenizo, pois realmente é um grande exemplo para todos....me orgulho muito por ter esse homem como tio e também como inspiração para a música...Deixo o meu forte abraço e desejando felicidades ao Senhor e a tia com os meus primos...de seu sobrinho Marcos Antonio Ferreira

    ResponderExcluir
  4. Meu Amado Pai Maestro e Professor Firmino Ferreira Filho que a Cada Dia Deus Te Abençoe Grandemente.

    ResponderExcluir