quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Centenário de Jorge Amado é comemorado com exposição na Biblioteca da Unesp em Pres.Prudente

 Teresa Raquel Vanalli, coordenadora da Exposição na Biblioteca da Unesp informa que está recebendo inscrições de visitas por parte de caravanas de escolas e outras instituições interessadas.

As principais obras do escritor Jorge Amado podem ser vistas e consultadas pelos visitantes no horário das 8 às 21h30. A comemoração do Centenário que vai até Outubro é a primeira oportunidade para que todos possam conhecê-las pessoalmente. 

  •       O Centenário de nascimento do escritor brasileiro Jorge Amado está sendo comemorado em Presidente Prudente com uma ampla exposição de suas obras, representadas por livros, fotografias, vídeos e publicações diversas. A iniciativa partiu da Diretora Técnica da Biblioteca Teresa Raquel Vanalli, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp - Campus de Presidente Prudente - e visa mostrar o que existe de mais precioso em termos de romances, poesias e literatura. Ao mesmo tempo, todas as pessoas interessadas podem se inteirar de fatos relevantes na vida do escritor, através de um vídeo especial apresentado por Gilberto Gil. O período destinado ao atendimento público vai das 08h00 às 21h30, de 2a. a 6a.feira. No Sábado, das 08h00 às 11h30. Esse Projeto faz parte de um programa de ações de incentivo à leitura, contemplando uma série de exposições de autores nacionais ou estrangeiros.

Para atingir seus objetivos, a equipe da Biblioteca da Unesp planejou e compôs um espaço de leitura denominado "Palavrório", destinado a essas atividades, propiciando aos frequentadores, um cantinho aconchegante e tranquilo para saborear com prazer, a leitura e as exposições que farão parte desse espaço. Após a mostra do Centenário de Jorge Amado e a cada dois meses, pretende-se montar uma nova exposição, afim de destacar um autor que a Biblioteca tenha significativa parte de suas obras. Além da valorização da leitura, faz parte dessa nova proposta, fazer uma vitrine de nosso acervo de forma com que as pessoas possam tomar conhecimento através do contato com as valiosas obras que compõem a Biblioteca da FCT/UNESP.

Jorge Amado nasceu no Distrito de Ferradas, municipio de Itabuna - sul da Bahia - no dia 10 de Agosto de 1912. Viveu sua infância entre os cenários das fazendas de Cacau; mas foi criado nas ruas de Ilheus, onde iniciou seus estudos. Desde então passou a eternizar aquela cidade como seu berço natal. Seu 1º livro foi um romance denominado "País do Carnaval", que escreveu aos 19 anos. Concluiu o curso secundário em Salvador/BA, ainda adolescente. No Rio de Janeiro fez o Curso Superior, tornando-se bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, em 1935. Casou-se com a escritora Zélia Gattai, em 1945, tendo dois filhos. Foi eleito Deputado Constituinte em 1945 e teve seu mandato cassado em 1948. Faleceu na cidade de Salvador/BA, dia 06 de Agosto de 2001.  

NOTÍCIA EM TEMPO REAL - Para se atualizar, acesse o Twitter.  www.twitter.com/altinocorreia  

Nenhum comentário:

Postar um comentário