sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Dia do Folclore é comemorado no Ginásio de Esportes da Unesp


O Prof.Paulo Brancatti, do Deptº.de Educação Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, foi o Organizador do evento comemorativo ao "Dia do Folclore" em Presidente Prudente.  
Um grupo da Escola Municipal de Bailados de Ourinhos/SP - formado por 22 integrantes - deu um bela demonstração de arte e cultura na Festa Folclórica da FCT/UNESP, sob a direção da Profª.Terezinha de Paula.
O espetáculo marcou o encerramento da programação comemorativa que começou na manhã de 30 de Agosto no Ginásio de Esportes da Unesp, com uma série de atrativos. Entre os quais, jogos, lendas, cantigas de roda, contação de histórias e comidas típicas.

  •    O conceito de folclore se fundamenta no conjunto de crenças, lendas, festas, superstições, artes, costumes e tradições de um povo. O período destinado a essa celebração no Brasil varia de região para região e de cidade em cidade entre  22 e 31 de Agosto. Neste ano, o Professor Paulo Brancatti do Departamento de  Educação Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp de Presidente Prudente, programou a festa tipicamente folclórica para o dia 30 de Agosto, tendo no esquema de organização os Cursos de Pedagogia e Educação Física. O horário estabelecido para a realização do evento  ficou entre 09h00 e 22h00 no Ginásio de Esportes da FCT/UNESP. A palavra "folclore", de orígem inglesa deriva de "folk" que significa povo; "lore" é equivalente à palavra Sabedoria. No caso  (folk-lore), quer dizer: Sabedoria Popular!    

A maior afluência de participantes em Presidente Prudente, verificou-se no periodo da manhã com a realização dos Jogos Folclóricos, contação de histórias, cantigas, lendas e parlendas. Simultaneamente realizou-se uma Exposição de Lendas brasileiras, destacando-se a Lenda do Boitatá, Gralha Azul, Saci Pererê, Iara, Lenda das Cataratas, do Uirapuru, Vitória Régia e outras.  No período noturno - após às 19h30 - houve apresentação de danças, com a presença de uma Delegação da Escola Municipal de Bailados de Ourinhos e demonstrações de capoeira e outros atrativos por estudantes universitários.   

O grupo de bailados da Escola Municipal de Ourinhos aqui esteve como convidado especial e se apresentou sob a coordenação da Professora Terezinha de Paula (mais conhecida por Tiririca),  proporcionando um belo espetáculo de danças e coreografia. Foram três demonstrações simultâneas através de músicas relacionadas com o folclore brasileiro: Frevo, Carimbó ou Siriá e a Dança do Bambu. Esse grupo dedicado às danças folclóricas tem o apoio da Prefeitura de Ourinhos e da Secretaria de Cultura do Estado. Um outro grupo de estudantes da Unesp deu continuidade ao espetáculo com várias demonstrações, incluindo capoeira e a tocha acesa em meio à penumbra. As apresentações foram bastante aplaudidas pela platéia presente.   

NOTÍCIA EM TEMPO REAL -  Para se atualizar, acesse o Twitter:  www.twitter.com/altinocorreia




Nenhum comentário:

Postar um comentário