quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Região de Presidente Prudente vive um Inverno atípico


Por tradição, Agosto é conhecido como o mês das coisas impossíveis. Popularmente é citado como o mês do cachorro louco, o mês das tragédias que marcaram no passado o suicídio do ex-Presidente Getúlio Vargas e a renúncia de outro ex-Presidente: Jânio Quadros.
A partir do século XXI, Agosto passou a ser observado como o mês de clima atípico; isto é, com temperatura amena em função das mudanças climáticas como característica do Inverno. Baixa, média ou alta, dependendo de vários fatores. Daí, as flores típicas da primavera ou as folhagens do Outono.

  • Na cidade e região de Presidente Prudente, as variações climáticas vêm ocorrendo com muita frequência. Pela manhã, baixas temperaturas - de 6 a 14 graus - e a tarde, com o aquecimento solar os termômetros chegam a alcançar a marca dos 30 graus centígrados ou mais. Durante as últimas horas da noite, a temperatura volta a ficar amena, declinando no decorrer da madrugada seguinte até o amanhecer. As chuvas de Julho foram de regular intensidade em períodos variáveis. Mas em Agosto - segundo se espera -  a tendência é de predomínio de Sol e poucas nuvens. Daí, se depreende que as chuvas também serão excassas durante todo o mês que está começando e corresponde ao Inverno de 2012.

Nas ruas de Presidente Prudente, o espetáculo proporcionado atualmente pela natureza é esplendoroso! Por toda parte se vê floradas de ipês rosa ou roxo (que correspondem à quarta ou quinta florada do ano), antecipando a Primavera. O grande número de plantas decorativas conhecidas como "Chapeu de Sol" também oferece outro espetáculo caracteristico do Outono em pleno Inverno: a queda das folhagens, com uma transformação sem precedentes, do verde para as cores douradas. É mais trabalho para as mulheres que trabalham na Limpeza Pública, e em parte também para as Donas de casas. Mas o espetáculo em si, é maravilhoso e compensa o sacrifício.

Enquanto isso, está começando a florada dos Ipês Amarelos. Daqui a poucos dias, a cidade inteira e porque não dizer, toda a região estará exibindo de forma espontânea a beleza das flores como prenúncio da Primavera que começará em Setembro. De certa forma, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente tem se mostrado interessada em dotar toda a cidade - desde o quadrilátero central até os bairros mais distantes - de belas áreas verdes, evidenciando o paisagismo com flores e frutos variáveis. Pena que muita gente não coopera com essa iniciativa, demonstrando total insensibilidade para o assunto. Mas ainda é tempo! E com certeza a nova geração que assume suas posições em defesa do meio ambiente levará avante essa ideia da mais alta importância para toda a comunidade...

NOTÍCIA EM TEMPO REAL - Para se atualizar, acesse o Twitter:  www.twitter.com/altinocorreia 

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário