domingo, 16 de setembro de 2012

Banda Marcial dos Fuzileiros Navais se alia à Banda Marcial Cristo Rei e dá o maior show !

   
Um encontro memorável no Estádio "Caetano Peretti" em Presidente Prudente no dia 14 de Setembro, data comemorativa do 95º aniversário de fundação da cidade. Fotos exclusivas de João Laércio dos Santos.

A Banda Marcial do Colégio Cristo Rei é Campeã do Estado; e após esse encontro aliou-se à Banda Marcial dos Fuzileiros Navais da Marinha Brasileira, tendo-a como Madrinha.  

      Consagrada como a mais famosa do país, a Banda Marcial dos Fuzileiros Navais se deslocou do RJ até Presidente Prudente, a fim de brindar a população local e regional com o maior show de todos os tempos.

  •    Poucas cidades brasileiras tiveram até hoje a oportunidade de receber em seus domínios uma delegação da Marinha de Guerra Brasileira representada pela Banda Marcial dos Fuzileiros Navais. Mas em Presidente Prudente tudo se tornou possível e aqui esteve na data comemorativa do aniversário do município, dando um show que ficará para a história. Aconteceu no Estádio "Caetano Peretti" no período da tarde de  14 de Setembro e foi assistido por um público que superlotou as Arquibancadas do Estádio. Nosso colaborador e eficiente Repórter Fotográfico, João Laércio dos Santos documentou tudo. Algumas das fotos captadas, estamos publicando nesta Edição. E o mais importante: de agora em diante a Banda Marcial Cristo Rei - considerada a melhor do Estado - foi adotada pela Banda Marcioal dos Fuzileiros Navais, na condição de filiada ou "afilhada". 

A Banda dos Fuzileiros Navais faz parte integrante da história brasileira, tendo se destacado nas apresentações artísticas e musicais em vários países do mundo. Sua origem vai além de 200 anos, quando se apresentou como Brigada Real da Marinha, na recepção aos navios que aportavam ao Rio de Janeiro trazendo a Familia Real  e a Corte Portuguesa, em 7 de Março de 1808. A Banda acompanhava a Corte que ao desembarcar era homenageada através de um desfile, onde eram executadas as principais músicas da época, inclusive com "dobrados" de caracteristicas marciais. Seus integrantes trajavam vistosos uniformes; e a população ficava encantada com os acordes da "Brigada Real", que foi a 1ª denominação dada à Banda Marcial dos Fuzileiros Navais.

Foram muitos os incentivadores da Banda dos Fuzileiros Navais, entre os quais, o Professor, Regente e Maestro Francisco Braga, autor da Música do Hino à Bandeira e Patrono das Bandas de Música da Marinha do Brasil. Outro destaque para o Professor e Maestro Oswaldo Passos Cabral, autor do Poema Sinfônico Riachuelo, que retrata as glórias da Marinha Brasileira naquela batalha. Assim como o Maestro Eleazar de Carvalho, que atuou longamente como Regente Titular da Orquestra Sinfônica Brasileira, no Rio de Janeiro e em Porto Alegre, como Diretor Artístico e Regente, além de Diretor Musical da Orquestra Sinfõnica de Saint Louis/EUA. E por fim, o fundador e atual Regente da Orquestra Filarmônica do RJ, Maestro Florentino Dias. 

A Banda Marcial dos Fuzileiros Navais marcou presença em eventos significativos realizados no Brasil e no Exterior, com participação nas comemorações dos 60 anos da Independência de Israel em 2008. No Brasil, foram percorridas várias capitais e cidades de médio e grande porte, como foi o caso de Presidente Prudente. A boa música executada pela Banda é difundida positivamente para o país e alcança diversas classes sociais, enaltecendo o bom nome da Marinha e do Corpo de Fuzileiros Navais do Brasil. Certa feita, em alusão à Napoleão Bonaparte se comentou: "Coloque uma banda na rua e o povo a seguirá, para a festa ou para a guerra".

NOTÍCIA EM TEMPO REAL - Para se atualizar, acesse o Twitter:  www.twitter.com/altinocorreia


2 comentários:

  1. mto bonita essa banda parabens

    ResponderExcluir
  2. ola sou janaina de nova andradina mato grosso do sul tambem participo de uma banda marcial...parabens pela banda mto bonita

    ResponderExcluir