domingo, 2 de setembro de 2012

Presidente Venceslau comemora 86 anos de autonomia


Presidente Venceslau, a 3a. maior densidade populacional da Alta Sorocabana  - de acordo com o Censo do IBGE - está comemorando festivamente seus 86 anos de existência. (Fotos cedidas).     
Segundo os historiadores, foi o imigrante italiano Paschoal Alexandre a primeira personalidade a se estabelecer na primitiva localidade de Coroados, posteriormente Presidente Venceslau numa homenagem ao Presidente da época, Wenceslau Braz Pereira Gomes.

  •     Na região dos Presidentes, Venceslau foi a terceira cidade a adotar o nome de um Presidente da República - Wenceslau Braz - como patrono desde 1926. Portanto, são decorridos 86 anos de autonomia político-administrativa. Presidente Prudente e Presidente Bernardes foram as denominações dadas anteriormente face ao avanço dos trilhos da Estrada de Ferro Sorocabana, que só paralizou sua penetração quando atingiu as barrancas do rio Paraná, em Presidente Epitácio. Por coincidência, nos dias de hoje, Presidente Epitácio tem a 2ª maior densidade populacional e Presidente Venceslau é a 3ª; enquanto Presidente Prudente, considerada a "Capital Regional" é a 1ª, com uma população aproximada de 210 mil habitantes. Presidente Venceslau - segundo estimativa do IBGE - conta atualmente com uma população de 37.996 habitantes, enquanto Presidente Epitácio alcança 41.624 habitantes.

O aumento da população de Presidente Venceslau - após o Censo Demográfico de 2010 - foi da ordem de 0,22% e Presidente Epitácio, 0,7%. Teodoro  Sampaio é a 4a.maior população da região de Presidente Prudente com 20.475 habitantes e Santo Anastácio, a 5a.classificada com 20.434 moradores. Segundo a última estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia - IBGE - a população basileira atual é constituida por mais de 190 milhões de habitantes. Em toda a região, mais de 900 mil habitantes o que equivale a um acréscimo de 0,8% em relação ao Censo de 2010.  Cidades como: Caiuá, Marabá Paulista e Presidente Bernardes tiveram ligeiro acréscimo na densidade populacional devido à implantação de estabelecimentos prisionais, que em toda a área administrativa chegam a 26 de um total de 33 existentes no Estado. 

A festa comemorativa ao aniversário de emancipação político-administrativa de Presidente Venceslau  começou com a realização de Shows no recinto da Feira Agropecuaria e Industrial - FAIVE - na sua 36ª.versão, prosseguindo durante todo o Domingo (02 de Setembro). Também  figurou como uma das grandes atrações na cidade aniversariante, o Show de Acrobacias aéreas proporcionado pela Força Expedicionária Basileira/FAB com a "Esquadrilha da Fumaça", no final da tarde de Sábado (1º de Setembro). Na sequência, Alvorada com a Banda Juquinha Rodrigues e Desfile Cívico através da Avenida D.Pedro II - Praça Nicolino Rondó - no período matinal de Domingo. No final da tarde, Missa em Ação de graças, às 19hs na Igreja Matriz Nossa Senhora de Fátima e Show (FAIVE), às 22hs com a dupla "César e Paulinho".   

NOTÍCIA EM TEMPO REAL -  Para se atualizar, acesse o Twitter:  www.twitter.com/altinocorreia


Nenhum comentário:

Postar um comentário