quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Uma Orquestra de violas revive a tradição cultural e histórica da cidade e região de Presidente Prudente

      A Orquestra Municipal de Viola de Presidente Prudente é formada por gente abnegada, de todas as idades que tem na música genuinamente brasileira, sua maior preferência e dedicação. Cada recital realizado se constitui numa nova experiência.

A mais recente apresentação no Teatro Municipal "Procópio Ferreira" no sub-solo do Paço Municipal Florivaldo Leal  constituiu mais um sucesso em sua trajetória cultural e artística.

   
O espetáculo proporcionado gratuitamente, reuniu muita gente que revive suas tradições ouvindo música raiz. Esse gênero - desde longa data - reúne os maiores compositores e intérpretes da autêntica música de origem rural ou sertaneja. 

  • Às vésperas da comemoração festiva dos 95 anos de fundação de Presidente Prudente, realizou-se no Teatro Municipal "Procópio Ferreira" (que funciona no sub-solo do Paço Municipal Florivaldo Leal)  importate recital que reuniu integrantes da Orquestra Municipal de Viola, sendo prestigiado por um público selecionado. A apresentação foi feita pelo Prof. Aparecido Coitino, que é também o Coordenador da Orquestra. No decorrer da programação foram divulgados importantes dados sobre sua participação nos principais eventos culturais e artísticos promovidos na cidade e região. O concerto para o lançamento da Orquestra de Viola - OMVPP - se deu no dia 26 de Junho de 2010 no Teatro "Paulo Roberto Lisboa" com a presença de um público calculado em 600 pessoas. Em pouco mais de dois anos de formação a Orquestra já tocou para mais de 25 mil pessoas. Não só em Presidente Prudente, mas também em cidades vizinhas.

A criação dessa Orquestra voltada à divulgação da música sertaneja se deve ao ex-Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Fábio de Souza Nougueira, com o apoio da Administração Municipal de Presidente Prudente. A criação verificou no mês de Março de 2010. A Orquestra conta com 30 integrantes, incluindo jovens de 16 anos e músicos da 3a. idade, na faixa etária de 60 aos 76 anos. Os ensaios são realizados todas as 2ªs.feiras - após as 20hs - na Escola Municipal de Artes "Jupyra Cunha Marcondes" no Centro Cultural Matarazzo, sob a regência do Maestro Anselmo Ferreira e Coordenação do Prof. Aparecido Coitino.

No repertório da Orquestra Municipal de Viola de Presidente Prudente estão incluídos os grandes nomes da música regionalista, especialmente as chamadas "Musicas raizes" de diversos compositores. Entre eles, nomes famosos como: Tião Carreiro, Lourival dos Santos, João Pacífico, Zé Carreiro, Dino Franco, Teddy Vieira, Raul Torres, José Fortuna, Tonico e Tinoco, Moacyr dos Santos, Liu e Léo; além de outras duplas famosas. A Orquestra por onde vai faz sucesso; e deixa a melhor impressão possível, pois é a única do gênero em todo o extremo oeste paulista.

NOTÍCIA EM TEMPO REAL - Para se atualizar, acesse o Twitter: www.twitter.com/altinocorreia

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário