domingo, 4 de novembro de 2012

04 de Novembro: Dia do Inventor; saiba o que eles inventaram !

     Orientador e Aluno do curso de Quimica e Fisica da Faculdade de Ciencias e Tecnologia da Unesp, Prof.Dr.Marcos Fernando de Souza Teixeira e Wesley Bruno da Silva Machini, responsáveis por um           invento revolucionário para medição das funções de Enzina na administração científica.    
 
     Eles fazem parte de uma Equipe que criou a Plataforma Móvel para pesquisas e observação  de  animais. Autor do invento: Danilo da Silva Barbosa, que 1iderou a equipe com colegas de pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da FCT/UNESP - Campus de Pres.Prudente/SP. 

        Complexo metálico para aferição das funções de Enzima (Nitrito) e Plataforma móvel para pesquisas e observação de animais. O projeto se baseou no"Bicho Preguiça", um mamífero da fauna brasileira e um dos mais conhecidos no meio rural.                                    

  •           04 de Novembro é considerado o Dia Nacional do Inventor, idealizado pelo empreendedor alemão Gerhard Muthentaler. No decorrer dos últimos anos foram inúmeros os inventos que surgiram no Brasil e no mundo. Em Presidente Prudente, algumas invenções estão se transformando em importantes peças para melhorar a qualidade de vida da população. Na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp,  tudo que é inovação merece acompanhamento especial; e alguns inventos acabam sendo premiados e até patenteados. Uma dessas invenções é representada por um complexo metálico para medição das funções de enzima (Nitrito) na administração científica. É criação do aluno do 5º termo de Física, Química e Biologia, Wesley Bruno da Silva Machini. A outra invenção é representada por uma Plataforma Móvel para pesquisas e observações, criada por uma equipe de alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da FCT/UNESP.

Wesley, que é natural de Pirapozinho/SP desenvolveu seu trabalho de pesquisa sob orientação do Prof.Dr.Marcos Fernando de Souza Teixeira e conseguiu destaque na Revista "Ciência Hoje" com duas premiações no Congresso de Iniciação Científica em 2010 e 2011. Pela invenção ele acabou conquistando como Prêmio uma viagem à Republica Tcheca para participar de um Congresso Científico Internacional. Nos testes iniciais com acompanhamento do Orientador, ele pode comprovar que "o complexo metálico poderá se tornar uma peça útil na aferição dos Nitritos; que estão presentes no cardápio da população brasileira através dos embutidos, com uso de estabilizantes e conservantes da cor da comida". Uma nova arma de defesa da dona de casa para evitar o consumo de substâncias cancerígenas. 

A Plataforma Móvel desenvolvida para observar animais e outras atividades foi um invento que conquistou o 2º lugar na modalidade "Estudante" - Prêmio ALCOA - de inovação em alumínio. A Equipe que a produziu é representada pelo aluno Danilo da Silva Barbosa que liderou uma equipe de  colegas de pós-graduação do curso de Arquitetura e Urbanismo da FCT/UNESP. Essa equipe foi formada por: Esdras Velozo dos Santos, Fabrízio  Lucas Rosatti, Marcelo Gonçalves Hashimoto, Murilo Bruno Camurça e Rafael Loureiro. Orientador: Prof.Dr.Claudemilson Santos. A premiação foi constituida por um Note Book, Troféu, Certificado e 5 mil reais para o Orientador. A fonte de inspiração para o Projeto foi o "Bicho Preguiça", um mamífero da fauna brasileira que consegue com suas garras se manter nas grandes árvores, sem muito esforço.  

Outros inventos se mantém na fase de testes. Alguns deles "sob sigilo", aguardando concessão de patentes para divulgação de maior amplitude através da mídia. Como é o caso do "couro sintético", do tijolo ecológico e materiais poliméricos produzidos a partir das cinzas do bagaço de cana de açúcar e outros.

NOTÍCIA EM TEMPO REAL - Acesse o Twitter para se atualizar: www.twitter.com/altinocorreia

Nenhum comentário:

Postar um comentário