domingo, 18 de novembro de 2012

Dia da Consciência Negra é comemorado com "Sarau Solidário" pela Associação Prudentina de Escritores

Na semana dedicada à Consciência Negra, a Associação Prudentina de Escritores promoveu um "Sarau Solidário" sob o tema: "Navio Negreiro" no Centro Cultural Matarazzo e recebeu como ingresso, alimentos não perecíveis. Toda arrecadação foi entregue à Nzinga AFROBRASIL - Arte, Educação e Cultura.
                                                                                               Os participantes do evento comemorativo tiveram a oportunidade de assistir um festival que envolveu Literatura (através de poesias), demonstrações teatrais, danças, música afro e show de rock e capoeira.
O Sarau Solidário se antecipou à data de 20 de Novembro, para comemorar o Dia da Consciência Negra com versos de Castro Alves com base no tema:"Navio negreiro". Mas reuniu tb vários grupos de jovens que apresentaram danças exóticas como "Ruas de fogo" e outras manifestações.

  •   Homens, mulheres e crianças - presos a correntes - transportados, amontoados em compartimentos minúsculos dos navios, escuros e sem nenhum cuidado com a higiene. Estavam presentes a fome, a sede, as doenças, a sujeira, os agonizantes e os mortos. Quem viveu, viu o que? O que mudou?  O que continua nos dias de hoje?  Este foi o texto preliminar proclamado pelo Presidente da Associação Prudentina de Escritores - APE - Carlos Francisco Freixo, que organizou e coordenou o evento em homenagem ao Dia da Consciência Negra; comemorado por antecipação na noite de Sabado, dia 17 de Novembro de 2012. A comemoração de 20 de Novembro foi estabelecida através de um Projeto de Lei (Nº 10.639) por ser o dia em que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, em 1.695. Foi a personalidade que representou a luta do negro contra a escravidão ao tempo do  Brasil colonial. O Quilombo era a resistência ao sistema escravista da época. 

Ao lado do Presidente da APE a fim de agradecer a iniciativa de arrecadar alimentos não perecíveis como ingresso para a comemoração festiva, a Sra. Ivonete Aparecida Alves. Ela é a pessoa responsável pela Instituição contemplada, a NZINGA AFROBRASIL - Arte, Educação e Cultura, com sede à Rua Amélia Sanches Matheus, 305 - Jardim Cambuci - Presidente Prudente/SP. Graças à ações de generosidade como esta, muitas entidades que carecem de ajuda externa conseguem sobreviver e prestar assistência aos verdadeiros necessitados. É mais uma parcela de contribuição em prol de uma causa justa. 

Para realizar o Sarau Solidário, seus organizadores escolheram uma Sala Especial do Centro Cultural Matarazzo, onde promoveram a decoração. Foi o cenário montado por Celso Aguiar para receber artistas e convidados. Do alto para baixo dezenas de radiografias fixadas em exposição p.b. em dois ângulos distintos. Diante da plateia, máscaras ritualisticas de Ivonete Aparecida Alves; a Banda Provisória com Thomas Retali, Susanne Lima, Cleiton, Wagner e Raquel Gerardi; juntamente com Edilson José, do grupo "Los três kanalhas". E ainda: Carlos Barbosa (da Banda Panamá), os animadores que abrilhantaram o evento.    

A parte destinada à Literatura ficou com Suley Mara, Vânia Mattos, Luís Amaral, Leonícia Mussa, Célia Marli, Violeta Ayumi T.Araki, Rubens Shirassu Jr e Carlos Francisco Freixo. E nos momentos finais, Freixo se dirigiu aos presentes para agradecer o apoio recebido, convidando-os a participar de outros eventos do gênero que deverão ocorrer nos próximos dias. Em Dezembro - "o maior de todos os presentes" e no mês de Janeiro do novo ano de 2013 - "somos o q somos". 

NOTÍCIA EM TEMPO REAL - Para se atualizar, acesse o Twitter:  www.twitter.com/altinocorreia  

Nenhum comentário:

Postar um comentário