quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Duas floradas diferentes para fechar o ano de 2012


O Ipê branco proporciona duas floradas durante o ano: em Maio e Novembro. São floradas de curta duração; começam a desabrochar pela manhã e no dia seguinte mostram todo seu explendor como se fosse um vaso totalmente florido. É a unica espécie existente na Rua Visconde de Barbacena, ao lado da Pracinha.

Nas ruas e Avenidas de Presidente Prudente, a florada amarela das Acácias se faz observar há vários dias. Não se sabe exatamente qual a durabilidade, mas admite-se que pode ultrapassar de 2 a 3 semanas.

  •       São milhares de árvores floridas por toda parte. A menos de 40 dias para o término do ano de 2012, ruas e avenidas de Presidente Prudente ostentam uma beleza natural representada por duas espécies botânicas, o Ipê branco (de curtíssima duração) e a florada amarela das Acácias. O que poucos sabem: as Acácias são constituidas por 1.380 espécies de cores as mais diferenciadas, das quais 1.000 são espécies nativas da Austrália. Logicamente, a mais conhecida entre nós é a Amarela que na maioria das vezes chega a durar mais de quinze dias e transforma o visual da cidade. Na Internet encontramos o Blog "Histórias da Vida e da Terra" com um relato minucioso do cultivo dessa espécie com a qualificação:"Das mimosas à outras espécies".  Trata-se de uma família de leguminosas que se desenvolve melhor em países de clima tropical, isto é, em áreas de clima quente e seco.   

  O Blog que fez pesquisa sobre a origem das Acácias, revela que no Sul da Europa as espécies mais problemáticas são a Acácia negra; a Acácia de espigas e a Mimosa: sendo que esta é no geral a que mais acarretou problemas. Mas como é que as "Mimosas" chegaram a Europa? E aí vem a explicação:  Tal como a maioria das Acácias, esta espécie é nativa da Austrália. Não em pontos quentes do deserto no  interior, mas no sul da Austrália e na Tasmânia. Lá, o clima é mais  temperado e úmido, com regime de precipitação pluviométrica não muito elevado e temperaturas amenas. Seu habitat: florestas abertas de eucaliptos.

A origem dessa espécie nativa para nós brasileiros ocorreu no inicio do Século XIX, quando foram importadas as primeiras plantas por navegadores britânicos e franceses que as disseminaram por colônias - inicialmente na Africa do Sul ou Madagascar - e posteriormente na Europa. Em Portugal, os primeiros registros apontam sua fixação como planta ornamental  na segunda metade do Século XIX, conforme publicação do Jornal de Horticultura Prática. Nesse órgão de notícia e informação é citada uma das primeiras plantações de "Mimosas" no Porto. Para concorrer a um pacote de sementes de "Acácia dealbata" foi oferecido um cupom numerado a cada assinante.

Durante muito tempo, a Mimosa e outras Acácias foram vistas como espécies de excepcional valor econômico ou botânico. Embora começasem a ocorrer invasões  que só foram contidas a partir de 1937, com a implantação da primeira legislação para controle dessa espécie. Mas somente a partir das décadas 70 e 80 é que o problema passou a ser encarado com mais seriedade, considerando que suas folhas possuem compostos tóxicos que inibem o crescimento de outras plantas em seu redor. Por outro lado, alteram bastante a composição química do solo. Na área urbana, pelo que se percebe existem milhares de Acácias dessa variedade "Dealbata" proporcionando aos nossos olhos, uma das mais belas floradas de todos os tempos.

NOTÍCIA EM TEMPO REAL - Para se atualizar, acesse o Twitter:  www.twitter.com/altinocorreia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário