sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Presidente Prudente - de ontem e de hoje - liderança regional !


     A história de Presidente Prudente está ligada às tradições de duas famílias: Goulart e Marcondes, responsáveis pela fundação da cidade em 1.917. Três anos depois, a população já era bem numerosa, conforme se pode comprovar com estas fotos da época. Era a primeira prova do desenvolvimento.
 Anos depois, a cidade prosperava e já era considerada uma das maiores do interior de São Paulo, recebendo do Governo do Estado e do País, o maior apoio nas áreas da Educação, Saúde e Transporte.

                                                                                  Decorridos 95 anos - desde sua fundação - Presidente Prudente é hoje referência nacional e internacional. Com 210 mil habitantes - confome estimativa do IBGE - é uma das melhores cidades do interior para morar, estudar ou trabalhar, pois conta com toda infraestrutura necessária ao desenvolvimento sustentável. 


  •   Durante a realização do Salão do Livro 2012 - entre 18 a 28 de Outubro no Centro de Eventos IBC - que reuniu cerca de 95 mil visitantes, foi apresentada pelo Senac uma interessante Exposição Fotográfica dos anos 20 a 50 do século passado. As fotografias em preto e branco mostram a cidade de Presidente Prudente em sua fase primitiva. Quem se interessou pelo assunto aprendeu muita coisa que até agora era ignorada: o desenvolvimento no setor de transportes ferroviários, responsável pela abertura dos sertões e o nascimeto de inúmeros povoados, posteriormente transformados em cidades. Também se vê a Escola Pública que nascia na região através da tradicional EE "Prof.Adolpho Arruda Mello". Esse Educandário foi responsável pela educação de muita gente. Por ele passou meia geração de Prudente e permanece no mesmo lugar com as mesmas características; porém, transformado em ETEC. E a questão de Saúde Pública, ao que parece já era motivo de preocupação, desde aquela época.
  
Mas tudo passou. Os primeiros habitantes nem sempre são lembrados, restando como consequência poucos nomes para se venerar e consagrar como Pioneiros. Foi uma fase memorável de nossa história. Que o digam os descendentes daqueles bravos heróis das grandes epopéias que marcaram os destinos desta cidade, do Estado e do país que todos amam: o Brasil ! O 3° Salão do Livro foi marcado pelo sucesso e presença de renomados escritores, com vários lançamentos editoriais. A eles, compete daqui para a frente dizer o que Presidente Prudente representa no contexto atual para os que aqui moram ou para os que chegam para nos visitar, mesmo que seja pela primeira vez. 

O número de veiculos que circula pelas ruas de Presidente Prudente é impressionante: mais de 170 mil devidamente emplacados e o número de motos vai além de 30 mil. Isto quer dizer que em média, cada habitante tem seu veiculo para o passeio ou trabalho; não contando o número de bicicletas e outros meios. Nossas Faculdades - UNESP, Toledo, Unoeste, Uniesp e representações de outras instituições educacionais - garantem a manutenção de cursos superiores de graduação e pós-graduação, cursos profissionalizantes do SESC, SESI, SENAC, SEST-SENAT e outros, com atendimento de milhares de jovens e adultos.


O Aeroporto Estadual de Presidete é um dos mais movimentados do Estado. Só perde para Ribeirão Preto e São José do Rio Preto. Em crescimento - segundo o DAESP - registrou em 2012 nada menos que 19% a mais em relação ao período anterior de Janeiro a Setembro. Em números: 187.273 passageiros, tendo recebido ainda 223.157 usuários. Foram 11,513 decolagens realizadas pelas empresas que operam no setor aeroviário: Gol, Azul e Trip. No Setor de Saúde, a cidade de Presidente Prudente dispõe de um dos maiores centros médicos/hospitalares do interior brasileiro, com atendimento dia e noite através da Santa Casa, Hospital Regional, Hospital Estadual, Hospitais particulares: Nossa Sra.das Graças, Iamada, São Luiz, Morumbi e unidades básicas de Saúde do município.
  
       O Setor de Gastronomia e a Rede Hoteleira são considerados da mais alta qualidade.
                               Veja matéria neste Blog em edições anteriores.

NOTICIA EM TEMPO REAL - Acesse o Twitter para se atualizar: www.twitter.com/altinocorreia 


Nenhum comentário:

Postar um comentário