quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Jornalista prudentino lança livro sobre Telejornalismo na Amazônia - A internet como instrumento de integração regional

Este é o 2º lançamento editorial do Jornalista Luis Augusto Pires Batista (o Gu) em Presidente Prudente: Telejornalismo na Amazônia - A internet como instrumento de integração regional. 

O lançamento que ocorreu no Centro Cultural Matarazzo reuniu grande número de amigos e familiares do Jornalista. E também pessoas de representatividade nas comunicações, tanto estudantes de jornalismo, como também alguns Profissionais militantes.   
                                                                                                     E aqui uma foto para a história, reunindo inúmeros familiares do Jornalista que é Diretor atual da Rede Amazônica de TV, Luis Augusto Pires Batista. Entre os presentes: os pais, a esposa e demais parentes.

  •        O consagrado jornalista Luis Augusto Pires Batista - o Gu - está de volta à sua terra natal, Presidente Prudente. É por um período de curta duração, a fim de rever amigos, passar a temporada de festas com a família e lançar seu novo livro: Telejornalismo na Amazônia - A internet como instrumento de integração regional. O trabalho faz parte de uma dissertação de Mestrado que ele defendeu, graduando-se como Mestre em Comunicação Social junto à Universidade Federal do Amazonas. Exatanente há três anos, o jornalista e escritor lançou no Centro Cultural Matarazzo em Presidente Prudente/SP seu 1º.livro: "Afluentes - 3000 km de expedições a remo", um trabalho de pesquisa do Grupo River. Para rever a matéria basta clicar em nosso blog - versão antiga - www.ao.correia.zip.net  - Ref. 05/01/2009.

Luis Augusto Pires Batista (filho do Prof.Aristóteles e D.Zuleika) é atualmente Editor Geral de Jornalismo da Rede Amazônica de Televisão com abrangência em cinco Estados brasileiros. O último livro que ele acaba de lançar tem 240 páginas. Foi impresso em São Paulo com projeto gráfico da Valer Editora e Prefácio assinado pelo Jornalista e Historiador, Abrahim Baze, da Academia Amazonense de Letras e autor de Ferreira de Castro - um imigrante português na Amazônia. O trabalho ora lançado é o resultado de uma excelente combinação de rigor jornalistico e metodologia acadêmica na análise de um dos fenômenos mais fascinantes da comunicação social neste momento da era digital.
   
Na Amazônia - diz Abrahim Baze - a questão logística por muito tem sido um problema para desenvolver e implantar as novas formas de comunicação, em especial pela distância e adversidades geográficas. O século XX é considerado o século das comunicações audiovisuais. E portanto, uma etapa revolucionária na história de nossa civilização, porque marca, cinco séculos após a grande invenção de Gutenberg, o  aparecimento de novas formas de difusão de informação. A televisão aberta, transmitida em redes, está cada vez mais vinculada à lógica mercado-audiência e ocupa igualmente, de forma sempre mais intensiva, o tempo livre da sociedade, como instrumento de recepção coletiva e com a característica por excelência abrangente. 

Sobre o livro, afirma Tenório Telles: "O resgate da memória histórica da Amazônia  é um dos maiores detalhes dos pesquisadores que esudam esse  território enigmático. Alguns aspectos são ainda mais rarefeitos em  termos de estudos, como é o caso das comunicações. Essa realidade torna esta pesquisa, realizada por Luis Augusto Pires Batista, ainda mais significativa e oportuna. Trata-se de um trabalho revelador sobre a história e o desenvolvimento tecnológico da informação no espaço amazônico. Telejornalismo na  Amazônia - A internet como instrumento de integração regional é um livro indispensável para os estudiosos do tema e os profissionais que operam esse compçlexo de comunicação em âmbito regional - indispensáel para a integração política do país e o fortalecimento da soberania nacional".

NOTÍCIA EM TEMPO REAL - Para se atualizar, acesse o Twitter:  www.twitter.com/altinocorreia



Nenhum comentário:

Postar um comentário