quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Saneamento básico: Prudente renova concessão com a Sabesp por mais 30 anos !

Este foi um momento histórico para Presidente Prudente. Administração pública com o apoio da Câmara e dos Deputdos Estaduais que dão sustentação à cidade e região. Sabesp e população em boas mãos !   
Para se chegar a este momento, foram dias, meses e anos de expectativa chegando mesmo a provocar polêmica e acaloradas discussões em torno da renovação do Contrato de concessão desde 1978. 
                                                                        A Estação de Tratamento de Esgoto - construída pela Sabesp - recebe em média 440 lts de esgoto por segundo. Aqui se concentra para tratamento, 100% do esgoto coletado em Presidente Prudente.
  •  O último dia do mês de Novembro de 2012 foi marcado pela promulgação da Lei nº 9712 da Câmara Municipal que autoriza o Poder Executivo de Presidnte Prudente a celebrar convênio de cooperação com o Estado - por meio da Secretaria Saneamento e Recursos Hidricos a assinar contrato com a Sabesp. Tudo, visando a prestação de serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgotos sanitários por um novo período de 30 anos. Ao assinar esse novo compromisso, o Prefeito Milton Carlos de Mello - Tupã - destacou em seu pronunciamento no Ginásio Municipal de Esportes, que o contrato a ser firmado com a concessionária, beneficia muito a população carente, em  termos de tarifas sociais e especiais praticadas pela empresa para pessoas de baixa renda e entidades filantrópicas.

A implantação da Sabesp em Presidente Prudente se deu em 1978, quando foi criada uma Superintendência Regional sob o comando do Engº Dagoberto Antunes da Rocha. Na época, o abastecimento de água era precário, por falta de recursos para manutenção e investimentos. O município que até então arcava com o ônus do elevado custo para represamento e captação de água nos mananciais superficiais deixou de atuar,  transferindo a responsabilidade para a concessionária (Sabesp), que adotou como primeira medida a perfuração de poços profundos, posteriormente desativados por se tornarem anti-econômicos. E no decorrer dos anos foi buscar água a 42 km de distância, no Rio do Peixe. Foi a solução, somando-se à produção do precioso líquido da Represa do Rio Santo Anastácio e para suprir outras deficiências, o Balneário da Amizade.   

Com a situação do abastecimento de água praticamente normalizado, as atenções se voltaram para a coleta e tratamento de esgotos, razão pela qual se construiu a Estação de Tratamento de Esgoto - ETE - do  Limoeiro. O sistema em operação conta com 42 estações elevatórias para garantir o envio de 440 litros de esgoto por segundo - em média - até a Estação do Limoeiro. O benefício é grandioso, considerando que em 1978 (segundo o Suerintendente Regional Antero Moreira França Jr), apenas 55% do esgoto gerado pela cidade era coletado, mas não tratado. Por sua vez, o sistema de produção e abastecimento de água atendia apenas  79%  das moradias; e mesmo assim de forma irregular. Hoje, Presidente Prudente é 300%: isto é: Água tratada, 100% ; Esgoto coletado, 100% e Esgoto tratado, 100%. 

NOTÍCIA EM TEMPO REAL - Para se atualizar, acesse o Twitter:  www.twitter.com/altinocorreia




Nenhum comentário:

Postar um comentário