quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Banco de Olhos Maria Sesti Barbosa prepara novo evento no Tenis Clube de Pres.Prudente

                                              Dona Maria Sesti Barbosa - de saudosa memória - numa de suas últimas
                                                               fotografias com o esposo, Sr. Joaquim Ribeiro Barbosa (também falecido),
                                                                                                   ao lado de sua numerosa família. 
                                               Através de parceria com o Lions Cinquentenário de Pres.Prudente,
                                                       tornou-se possível a realização de um antigo sonho, para manter em
                                                       atividades o Banco de Olhos da Santa Casa de Presidente Prudente.
                                                 Graças ao trabalho operoso e eficiente do Presidente Irineu Sesti Filho e do         
                                                   Diretor José Laury Miskulin, o Banco de Olhos Maria Sesti Barbosa vem
                                                    funcionando satisfatoriamente. Mas a manutenção depende do seu apoio.

  • O Banco de Olhos Maria Sesti Barbosa realiza obra humanitária de elevado cunho social e filatrópico  desde 1995, quando a Instituição foi implantada junto à Santa Casa de Misericórdia de Presidente Prudente. Apesar das dificuldades da época venceu todas as barreiras e foi restruturado em 2007, quando passou a prestar efetivamente os mais relevantes serviços à comunidade através da captação e transplante de córneas. Mas para realizar esse trabalho foi preciso muito empenho e dedicação de centenas de voluntários. No dia 10 de Março de 2012 nas dependências do Tenis Clube de Presidente Prudente - das 15 às 17hs - haverá um novo e importante evento social, com sorteios de brindes, premiações e outras atrações. 


De acordo com informações do Presidente do Banco de Olhos, Sr. Irineu Sesti Filho esse evento filantrópico  vai possibilitar um contato direto com toda a comunidade participativa, a fim de conscientizá-la sobre a necessidade dos transplantes de córneas e rins. A propósito: foram visitadas 26 escolas e atendidos 1.139 alunos, sendo realizadas 52 captações em 2010, zerando a "Fila de espera" e realizando 23 transplantes.

No ano seguinte, doação de óculos  pelo Lions Cinquentenário a 21 escolas cadastradas com 2.608 alunos. Registrados 2.911 exames de Acuidade Visual e outros 2.474 em 2011; e com isso,  os números totalizam 5.385 casos nos últimos dois anos. Pelos dados que nos foram fornecidos, de Março a Novembro houve cadastramento de 2.911 alunos com 537 consultas por meio das escolas públicas estaduais, na área de Saúde e Conscientização. O Agendamento das consultas é feito no Ambulatório da Santa Casa de Presidente Prudente.

Para dar sustentação à Campanha de doação de órgãos - especialmente córneas - o Banco de Olhos Maria Sesti Barbosa da Santa Casa de Presidente Prudente - em parceria com o Lions Cinquentenário - conta com o apoio do Hospital Regional; Medicina da Unoeste (responsável pela capacitação dos alunos do Curso de Medicina e do cronograma de atendimento); Prefeitura Municipal e Secretaria Municipal de Saúde.

As unidades de Saúde são responsáveis pelo recebimento de todo levantamento das escolas municipais e estaduais e dos alunos que necessitarem de atendimento especial. O evento filantrópico realizado no Tenis Clube no dia 10 de Março - desde o ano passado - tem por finalidade prestar contas à comunidade, e angariar novos recursos destinados à manutenção da Instituição de caráter beneficente, que vem prestando relevantes serviços à população local e regional.               


 

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Em ritmo acelerado as obras do grande Santuário dedicado a Santo Expedito

                                      Padre Umberto Laércio Bastos de Souza acompanha o andamento das obras do 
                                                     Grande Santuário, que está sendo edificado na região de Presidente Prudente. 
                                      O Santuário Nacional foi projetado numa área de 9.042 m2, para acolher 3 mil
                                                  devotos e estacionamento com capacidade para receber mais de 400 veículos.
                                    O Padroeiro do Santuário, Santo Expedito é conhecido como o Santo das causas 
                                                    justas e urgentes e conta com a devoção de milhões de católicos que o festejam
                                                                                        todos os anos, no dia 19 de Abril.

  •   Santo Expedito - segundo relata a história - foi um militar que se tornou Comandante-chefe da XII Legião romana, formada em sua maioria por soldados cristãos designados especialmente para defender as fronteiras orientais contra o ataque dos bárbaros asiáticos. Exerceu também as elevadas funções de Senador do Império Romano e Príncipe-Consul da Armênia, antes de sua conversão. Uma vez convertido ao catolicismo e pelo fato de não rejeitar sua fé, foi flagelado e decapitado com espada em 19 de Abril do ano 303 D.C. cumprindo determinação do Imperador Diocleciano. Como consequência dessa atitude extrema, foi considerado Mártir e venerado como Santo.

No Brasil, mais propriamente no extremo-oeste paulista surgiu um povoado fundado em 26 de Abril de 1945 pela Cia.Colonizadora Ciampolini e Braga Ltda, conhecido por "Vila Braga". Posteriormente transformado em Distrito de Paz de Alfredo Marcondes por força do Decreto Nº 233 de 24 de Dezembro de 1948, recebeu a denominação de Santo Expedito, como homenagem ao Padroeiro. Em 1958 ocorreu a emancipação política e Santo Expedito tornou-se Município da Comarca de Presidente Prudente , tendo como 1º Prefeito o saudoso empresário rural Virgínio Cabral da Silva e Vice-prefeito, o Sr. José Ferreira de Lima.

A devoção por Santo Expedito no Brasil, cresce todos os dias e em toda parte. A maioria - numa demonstração de fé - marca presença nas grandes festas anuais do Padroeiro, no dia 19 de Abril. Neste ano, a data recai numa 5a.feira e desde já começa a existir grande expectativa pela chegada do dia do Padroeiro. Enquanto isso, as obras de construção de um grande Santuário ganham maior agilização com o apoio não só dos devotos, mas principalmente das autoridades locais e estaduais. Uma via marginal está sendo executada por determinação do Governador Geraldo Alckmin, que provavelmente estará em Santo Expedido no dia 19 de Abril. No local, as máquinas e viaturas se movimentam intensamente desde o início de Janeiro.

O Padre Umberto Laércio Bastos de Souza - Pároco de Santo Expedito - se mostra empolgado com os trabalhos que se desenvolvem na área destinada ao futuro Santuário, que é constituida de 6 alqueires, na qual se dará a edificação de 9.042,88 m2, com capacidade para receber 3 mil devotos (1.500 sentados) e amplo estacionamento para mais de 300 automóveis e 100 Ônibus, com acesso pavimentado que já se encontra em execução. Enquanto isso, é mantida com pleno sucesso a Campanha do M2, que vem recebendo adesões de toda parte. São doações expontâneas equivalentes a R$300,00 (divididos em até 10 parcelas iguais), cujos resultados serão investidos nas obras de construção do novo e grandioso templo, oficialmente denominado "Santuário de Santo Expedito".    

  

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Ruas de Prudente: O que mais chama a atenção !

Nas ruas de Presidente Prudente você encontra bela e harmoniosa arborização em muitos bairros da cidade. E também: ampla variedade de flores em todas as estações do ano !
Aqui tem Carnaval de Rua há muitos anos, com desfiles no Parque do Povo. Também ocorrem problemas de trânsito - na maioria das vezes por falhas humanas - principalmente em alguns cruzamentos, que exigem cuidados !
                                     
As   chuvas não são frequentes, mas ocorrem em determinados períodos do ano, especialmente durante o Verão. Neste inicio de ano de 2012, as precipitações pluviométricas surpreenderam. Houve até mesmo casos de inundações atingindo com maior intensidade o Parque do Povo.   
O assunto mereceu destaque na mídia e foi notícia para todo o país. Esta cena foi colhida durante o último aguaceiro que desabou sobre Presidente Prudente na tarde de sexta-feira, dia 24 de Fevereiro e durou mais de uma hora.                                                                                                                                                                                                                                                              
                                                                   

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

SABESP e USP se unem para realizar pesquisa em Estação de Tratamento de Esgoto de Prudente

                                  Perto dos 31 anos de serviços prestados à Sabesp, o Engº.Antero
                               Moreira França Júnior é o Diretor Regional da Unidade de Negócio
                                                              Baixo Paranapanema - RB - 112.  
                          
            Numa parceria POLI/USP/SABESP, aqui será desenvolvido um Projeto de pesquisa
           que visa aperfeiçoar a transformação de Amônia (substância presente no esgoto) em
                                         Nitrito e Nitrato; e em seguida em Nitrogênio.

  •  A Cia. de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - Sabesp - está presente na história de Presidente Prudente desde Outubro de 1978, quando assumiu por concessão a responsabilidade pelo abastecimento de água, coleta e tratamento de esgotos sanitários. Foi um compromisso firmado com aval do Governo do Estado e o então Prefeito Paulo Constantino. E desde essa data até os dias atuais foram investidos mais de 680 milhões de reais. Num balanço geral se pode admitir inúmeros benefícios, a começar pelo índice de mortalidade infantil que passou dos 43 por mil nascidos vivos em 1978 para 9,4 em 2008. Só esse fator é suficiente para demonstrar que a grande beneficiada com a vinda da Sabesp foi a população prudentina.  

As captações de água para o abastecimento local são feitas através de três mananciais: Rio do Peixe, Rio Santo Anastácio e Balneário da Amizade. A maior produção procede do Rio do Peixe, cuja captação se faz a 42 km da cidade (na divisa deCaiabu), com volume equivalente a 70% do abastecimento. O restante fica por conta da produção do Rio Santo Anastácio e esporadicamente, a  captação  no Balneário da  Amizade. Pela Estação de Tratamento de Água passam diariamente 60 milhões de litros, captados nesses mananciais. Após o tratamento, toda a água é transferida para 23 Reservatórios espalhados por toda a cidade, de onde é canalizada através da rede de distribuição para abastecer toda a população.

O esgoto gerado em Presidente Prudente é coletado e enviado para a Estação de Tratamento - ETE - do Limoeiro. São 42 Estações Elevatórias que permitem a coleta e posteriormente o tratamento do esgoto pela ETE, utilizando o sistema de lodos ativados. O lodo final é disposto de forma a atender os requisitos ambientais. Ao assumir o sistema de coleta de esgotos há mais de 33 anos em Presidente Prudente, apenas 55% da população contava com esse benefício. Hoje a cidade respira aliviada, pois tem todo o esgoto coletado e tratado! Em termos de água, quando a Sabesp assumiu em 1978 existiam 20.396 ligações, com 79% da população abastecida com água tratada. Hoje conta com 75.500 ligações e 100% da população é atendida com água tratada da melhor qualidade.

Quanto ao Projeto de pesquisa a ser desenvolvido a partir dos primeiros dias de Março por professores da POLI/USP e engenheiros da Sabesp, temos a informar que até agora só foi realizado em Laboratórios, o que passa a ser feito em escala real na Estação de Tratamento de Esgotos de Presidente Prudente. Um dos envolvidos na pesquisa é o Engº Gilmar Peixoto, da Sabesp e o Projeto será coordenado pelo Prof.  Dr. Roque Pivel (USP), assim como outros pesquisadores e responsáveis pela parceria SABESP/FAPESP. Admite-se que a execução do Projeto vai exigir pelo menos 2 anos de atividades.

O Engº Peixoto explica que os processos chamados nitrificação e desnitrificação beneficiam o meio ambiente. A transformação da Amônia em Nitrogênio - diz ele - favorece os seres viventes dos corpos d'água, uma vez que a Amônia (em forma de Nitrogênio Amoniacal) não chega aos rios e córregos. Além disso, evita-se a eutrofização, ou seja: proliferação de algas em excesso. "Já que esses procedimentos alteram o tratamento do esgoto na fase aeróbica - que utiliza o oxigênio - pretendemos comprovar que é possivel, por exemplo, economizar energia elétrica durante o processo" - completa. 
   

Bombeiros de Prudente: Em Março, 50 anos !


         Esta viatura que hoje é peça de Museu foi a primeira unidade mobilizada
          pelos Bombeiros para o atendimento púbico na cidade de Presidente Prudente.

              Cinquenta anos depois, o atendimento se ampliou à inumeras cidades da região
                   e os serviços prestados são da mais alta importância. O 14º Grupamento de
                                Incêndios vai festejar seus 50 anos no dia 10 de  Março.

                 A "Operação Resgate" se desenvolve a qualquer hora do dia ou da noite. Basta um 
                chamado pelo 193 e o atendimento é imediato, com equipes especialmente treinadas
                                                           para qualquer eventualidade. 

  •      O Corpo de Bombeiros de Presidente Prudente vem prestando relevantes serviços à comunidade local e regional desde Março de 1962. Por este motivo, para marcar seu Jubileu de Ouro será desenvolvida extensa programação, comemorando o evento no dia 10 de Março. O acontecimento - da mais alta importância para a cidade - terá ainda outras celebrações especiais durante uma semana - no período de 03 a 09 de Março - onde está prevista a realização de homenagem especial da Câmara Municipal a ser realizada nas dependências do SEST/SENAT.  

Na versão antiga de nosso blog de Agosto de 2007, destacamos: Na região de Presidente Prudente a atuação dos Bombeiros é sempre evidenciada graças aos eficientes serviços prestados à causa pública desde Março de 1962, quando foi criado o primeiro posto de atendimento. Antes, esse importante serviço era feito através de Campinas. Em 1975 como guarnição essa unidade passou a pertencer ao Grupamento de Incêndio de Marília. Depois foi criado e instalado o 14º Grupamento, envolvendo as regiões de Presidente Prudente e Araçatuba.

Na condição de sub-grupamento vieram depois os Postos de Presidente Prudente (Centro), Dracena, Presidente Venceslau, Presidente Epitácio e Santo Anastácio. A primeira unidade motorizada que prestou relevantes serviços em toda a região, ainda pode ser vista pelos interessados. Trata-se de um carro auto-bomba (pioneiro) conforme se vê na foto acima. Porém, essa viatura que estava em exposição no Museu Histórico Municipal agora se encontra em fase de restauração para posterior apresentação.


sábado, 18 de fevereiro de 2012

Unesp é a terceira melhor Universidade brasileira

                                  Historicamente, a UNESP tem sua marca registrada  no desenvolvimento cultural
                                            e científico de Pres. Prudente, como a melhor Instituição de ensino superior. Neste
                                                mês virão mais 640 alunos aprovados no Vestibular para as vagas de 12 cursos.

                                                        Unesp é a 4a.da América Latina e a 3a.melhor Universidade brasileira:
                                                      motivo de júbilo para o Vice-Reitor no exercício da Reitoria, Prof.Dr.Júlio
                                                 Cézar Durigan e o Diretor da FCT/UNESP, Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol. 

  • Desde 3 de Maio de 1959 a Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" tem seu nome e suas tradições históricas e acadêmicas ligadas diretamente à cidade de Presidente Prudente. Nesse dia memorável foi efetivamente ministrada a primeira aula sob a denominação de Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras - FAFI - funcionando inicialmente como Instituto Isolado, com os cursos de Geografia e Pedagogia. Depois recebeu a denominação de Instituto de Planejamento e Estudos Ambientais (IPEA), com seis cursos superiores.  Mas somente em 1976 foi constituída oficialmente a nova Universidade Estadual que adotou a sigla UNESP, agora comemorando 36 anos de existência.

 Em Presidente Prudente são mantidos 12 cursos de graduação, que se renovam todos os anos com 640 vagas. As aulas referentes a 2012 serão ministradas a partir dos últimos dias deste mês. Às 8hs. da manhã, do dia 27 de Fevereiro começa a "Semana de integração dos calouros" que terá como atividade inicial, o Encontro de Coordenadores, com o Diretor e Vice-Diretor da FCT/UNESP; e por dois dias consecutivos,  palestras e shows. O término ocorre no dia 29 de Fevereiro, às 22hs, estando ainda programado o Cadastramento de doadores, através de um trabalho do Grupo MADU.

Todos os anos é realizado um Concurso Internacional denominado "Ranking de Webometrics", com a principal fnalidade de selecionar as melhores Universidades mundiais. De um total de 20.369 Instituições de Ensino Superior, 200 foram para o Top da Web of the World Universities. Harvard, a primeira; MIT, foi a segunda e Stanford a terceira. Na América Latina doze Universidades passaram a ocupar posição de destaque: a USP (20ª na classificação mundial) é a primeira no continente latino-americano; Universidade Nacional Autônoma do México, a segunda; Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a terceira; e quarta colocada a UNESP, o equivalente à terceira classificação  no ranking das melhores Universidades brasileiras.

A nível mundial a UNESP avançou do 238º lugar conquistado em Julho de 2011 para o 122º no Ranking de Webometrics deste inicio de ano, o que corresponde a 116 pontos de vantagem. O Prof.Dr. Júlio Cézar Durigan -Vice-Reitor no exercício da Reitoria - manifestou sua opinião dizendo que esse resultado se deve basicamente a três fatores: investimento nas pessoas que fazem a Universidade; melhoria da infraestrutura de ensino e pesquisa; e racionalização dos recursos por meio de mecanismos como o PDI - Plano de Desenvolvimento Institucional - que na UNESP não é só um documento na prateleira, mas uma ferramenta realmente colocada em prática.

Disse mais o representante da Reitoria que o "processo de internacionalização da UNESP determinado pelo PDI, a disponibilização da página principal da Instituição em nove idiomas e a grande quantidade de cursos de graduação e pós da Universidade contribuiram para a visibilidade detectada pelo Webometrics. Ações pensadas a longo prazo geram resultados de impacto para a comunidade, e é isso que leva a mais visibilidade"- destaca.

                                              
.

Escolas de samba, blocos, foliões e trio elétrico: É o Carnaval de Presidente Prudente 2012 !

                                                                              
                        O Reinado de Momo I e Único impera em todo o Brasil.
               O Carnaval é a maior atração deste período no Parque do Povo.
                      
 Aspecto da decoração de rua que a Prefeitura de Pres.Prudente implantou no Pq.do Povo.
                                                                                
                                  É tempo de festa, de alegria e divertimento para todos os foliões, ao som
      das músicas carnavalescas.
   Quatro Escolas de Samba estão inscritas para os desfiles no Parque do Povo/20 hs.
                                                               Sábado e 2a.feira.                                                                    .
  •  Mais uma vez a cidade de Presidete Prudente está sob o Império do Rei Momo I e Único. E a folia já predomina nos locais determinados para a realização desse evento tradicional que envolve grande parte da comunidade. A festa começou na 6a.feira, ao som do Trio Elétríco "Prudenfolia", percorrendo os primeiros bairros a partir do período da tarde. E continuou noite a dentro, percorrendo outros pontos da cidade, onde a alegria que caracteriza o Carnaval brasileiro vai até 3a. feira, 21 de Fevereiro.
No Parque do Povo foram ultimados todos os preparativos, com a decoração carnavalesca, implantação das Arquibancadas, Palanque,  sinalização, iluminação e equipamentos de som. Só está faltando a chegada do público, autoridades e convidados para o grande espetáculo a ser proporcionado por alguns blocos e 4 Escolas de Samba, muito bem preparadas para suas exibições neste Sábado - a partir das 20hs -  e na 2a. feira de Carnaval. Na abertura, puxando o cortejo: Rei Momo I e Único e a Rainha eleita este ano. O Desfile se dará na Avenida 14 de Setembro (entre a Avenida Brasil e a Avenida Cel. Marcondes).

Fenix Prudente - é bom viver aqui - quem bebe dessa água, não esquece jamais. É o tema escolhido pela  Escola de Samba "Comunidade Milagre", que se manteve afastada das atividades carnavalescas por mais de dez anos. E agora reaparece para maior brilhantismo do Carnaval de rua. Outras Escolas de Samba bem conhecidas do público: Independentes da Zona Leste, Sociedade Independente de Real Grandeza e Escola de Samba 14 Bis também marcarão presença nos dois Desfiles do Parque do Povo. Temas relacionados à preservação da natureza e proteção do meio ambiente, figuram como principal motivação.

O Grêmio Recreativo Unidos de Quem Vier pretende trazer um grande bloco carnavalesco e um tema inédito do gênero teatral italiano: A comédia dell'arte, originária do século XV. Os integrantes do bloco vão se exibir com fantasias reaproveitadas de outras apresentações realizadas pela Escola de Samba "Independentes da Zona Leste". Serão três alas a desfilar na Avenida 14 de Setembro, representando o Grêmio Unidos de Quem Vier. Por sua vez, a Real Grandeza vai desfilar com 4 carros alegóricos e o tema a ser enfocado diz respeito aos elementos da natureza, ou seja: terra, água, fogo e ar.     

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

"Cow-boy prateado" dá show no Semáforo

                                     Por alguns momentos o cow-boy se parece com uma estátua
                                                 viva. Até que os movimentos se alternem.

                           
                                    Ao término da exibição, o "cow-boy prateado" se movimenta em busca de 
                                    alguns trocados que lhes são dados expontaneamente pelos espectadores.

  • Quem passou pelo cruzamento da Avenida Cel. Marcondes com a Avenida Manoel Goulart ontem (16 de Fevº) e provavelmente durante este final de semana, constatou em meio ao acender e apagar das luzes do Semáforo, uma imagem diferenciada: o cow-boy prateado. Não é a primeira vez que ele se exibiu no quadrilátero central, pois - segundo declarou - já esteve em Presidente Prudente em duas outras oportunidades. Como foi bem acolhido, decidiu retornar pela terceira vez e de agora diante se coloca à disposição de todos que queiram contratá-lo para algum evento especial. É só chamar pelo telefone: (62) 8242-4536/Goiânia-Goiás.

O personagem que estamos focalizando chama-se Jeferson Luiz Soares, tem 35 anos de idade e é solteiro. Conversando conosco disse ter percorrido pelo menos a metade do Brasil, exibindo-se publicamente em milhares de cidades. O local escolhido para sua apresentação é sempre diante dos Semáforos; desta vez, sob um Sol causticante de quase 40 graus. E essa arte "robótica" ele aprendeu há dez anos com um outro profissional que veio da Espanha. Jeferson vive a maior parte do tempo viajando de cidade em cidade. Não tem patrão, nem contrato de prestação de serviços, mas o que ganha é suficiente pelo menos para sua sobrevivência.

Sobre a atividade profissional que o qualifica como "Cow-boy prateado" diz Jeferson: "É o que sei fazer e o que eu gosto de fazer. O que vier é lucro! Moro em Goiânia/GO e estou sempre à disposição dos interessados  na minha exibição. Já participei de um Programa de TV como convidado do "Ratinho" e aceitarei outros convites que receber de qualquer parte do Brasil. Onde estiver, me lembrarei sempre de Presidente Prudente. Minha saudação especial a todos através deste blog" - finalizou.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Carnaval Popular em Venceslau: tradição desde 1952

                 Por uma questão de tradição (que começou em 1952) Venceslau promove
               todos os anos o Carnaval Popular envolvendo toda a comunidade.

                                               
                                                   A animação da Festa de Momo está confiada ao músico e cantor 
                                                       Aylton Correia, que lidera  as promoções festivas da cidade.

  •      Presidente Venceslau é uma das poucas cidades do interior brasileiro que valoriza as manifestações culturais e artísticas; entre as quais o Carnaval, que envolve grande parte da comunidade desde os primeiros anos da década 50. O Carnaval Popular que é promovido todos os anos pela Prefeitura Municipal - através da Secretaria de Educação e Cultura - comemora 60 anos, tendo a frente a Nova Banda comandada pelo consagrado músico e cantor, Aylton Correia. A festa tipicamente popular começa neste final de semana e terá 3 noites de folia na Praça Wenceslau Brás, matinés itinerantes e apresentações em escolas. Segundo Elizabeth Oberlaender que responde pela SEMEC, o tema deste ano é: "Na rua, na praça, por toda cidade, Alegria Geral".

Para falar sobre os 60 anos de Carnaval Popular em Presidente Venceslau, nos reportamos a uma matéria inserida anteriormente neste blog em 2011. Trata-se de uma retrospectiva, com evidência clara do que se passou no 1º Carnaval Popular de 1952 na Praça Nicolino Rondó, abrilhantado pela Orquestra do saudoso Onofre Soares e uma seleção dos melhores músicos que passaram pela cidade e deixaram saudade. O interessante é que todos os foliões se concentravam na Praça durante o tríduo de Momo e se divertiam a valer num clima de alegria, ordem, respeito e muito samba no pé. 

O Venceslau Clube e o Clube Recreativo promoviam um Carnaval de fazer inveja à todas as cidades da região; e depois de algumas horas de brincadeiras e folia se integravam ao ambiente do Carnaval Popular e animavam a festa com todo seu potencial. Era a perfeita integração dos mais abastados com os menos favorecidos pela sorte, que por algumas horas esqueciam seus problemas para se divertir num Carnaval eminentemente popular. E havia retribuição da visita. A Prefeitura bancava a festa - como vem fazendo até hoje - através do empenho de recursos financeiros previamente aprovados pela Câmara Municipal, tendo por finalidade proporcionar alegria e diversão para o povão.

Os que viveram a fase inicial do Carnaval Popular em Presidente Venceslau, jamais se esqueceram das figuras marcantes da 1ª. Rainha e do 1º. Rei Momo, escolhidos em concurso popular: Ordelina Maria da Conceição e Chico Preto, respectivamente. Havia uma premiação especial para os melhores blocos, cordões, sambistas, passistas e melhores fantasias. Quem também se evidenciou por muitos anos como uma das maiores carnavalescas da cidade foi Dona Maria Vanalli, matriarca de uma família tradicional que se projetou na música, nos meios de comunicação, nas artes e outras importantes atividades profissionais. 


quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Queimadas na periferia ficarão sujeitas à multas

                                  
                                 

                                    Os focos de incêndio ocorrem com muita frequência nos finais de
                                      semana. E de forma curiosa: sempre nos mesmos pontos da periferia. 
            
   
         Há muito tempo são registradas queimadas nesse setor do Parque São Matheus.
             E ninguém é capaz de informar quem ou quais são os incendiários que agem nessa 
área da cidade,  principalmente no sábado ou domingo.

  •    É hábito rotineiro em alguns bairros da periferia de Presidente Prudente atear fogo em matagal, lixão ou em áreas de preservação. Nem sempre existe intervenção dos Bombeiros - apesar da reclamação geral - porque ninguém quer assumir a responsabilidade pela solicitação de auxílio ou mesmo de uma ação policial para punir os faltosos. Em face disso, dizem alguns moradores: é melhor arcar com os prejuizos e deixar que o fogo possa consumir tudo que encontra pela frente. Diante dos apelos recebidos, o vereador Douglas Kato, propôs na Câmara Municipal que as queimadas sejam proibidas. E os infratores sejam penalizados com multa equivalente a 150 UFMs e na reincidência, o equivalente à importância de R$353,97.

O projeto que tramitou pela Câmara em Novembro do ano passado obteve aprovação geral. Proibe queimadas de qualquer natureza - até mesmo para limpeza de terrenos - ou preparação do solo para plantio às margens dos córregos, remanescentes florestais e mananciais existentes na área do município. Em termos de infração estabelece que a multa (R$353,97) será dobrada em se tratando de infrator reincidente. Nesse caso, o valor respectivo deveria ser recolhido aos cofres públicos municipais.

Ocorre que houve veto do executivo; e o Projeto voltou à Câmara Municipal logo após o recesso parlamentar. E o posicionamento da edilidade foi unânime: contra o veto do prefeito, que agora terá prazo para recorrer por via judicial. Dizem os vereadores que votaram pela punição dos infratores que o projeto é  de suma importância para o município; e entrará em vigor logo após sua promulgação. Já o autor da proposta, vereador Douglas Kato espera por uma Ação Direta de Inconstitucionalidade - ADIN - e se justifica que se colocou contra o veto por fazer parte de um Partido (PV) preocupado com as causas ambientais. 

Numa fase de constantes queimadas nesse mesmo setor, constatamos a ação e envolvimento de gente estranha, que coloca em risco a segurança dos moradores vizinhos. Esporadicamente, os bombeiros são os primeiros a intervir para isolar á area em risco, mas quando se pergunta: quem ateou fogo?  Ninguém responde, nem mesmo os funcionários da Prefeitura que eventualmente realizam serviços de limpeza e conservação do local. Daí o lembrete: Provocar queimadas é crime, que deve ser punido de alguma forma. A multa para os infratores deveria ser a primeira medida!

  

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

No coração da cidade, a via comercial mais importante de todos os tempos: a Rua Te. Nicolau Maffei


             

                      Tráfego intenso já era registrado no início da década 70 na rua que deu origem ao Calçadão de 
                             Prudente (Te.Nicolau Maffei), contrariando a vontade de muitos comerciantes da época. 

                    Nos dias de hoje, houve completa transformação da área central e os veículos deram
                     lugar  aos pedestres, que têm no Calçadão sua melhor alternativa para as compras. 

  •   O comércio de Presidente Prudente tem história: passou por grandes transformações, mas vem apresentando características modernas que atraem milhares de visitantes. As promoções são constantes e impulsionam o desenvolvimento local e regional. Se fizermos uma avaliação do que existe atualmente, chegamos à conclusão de que muita coisa mudou. Lojas de renome desapareceram de ano para ano e consequentemente, foram substituidas por novas empresas comerciais de todos os ramos de atividades.

Se buscarmos os nomes dos estabelecimentos comerciais que resistiram nos últmos 60 anos é fácil deduzir que são poucos os que ainda sobrevivem. Dentre eles, Casas Pernambucanas, Prudentécnica, Ótica Miyazaki, Modas Augusta, Relojoaria Suissa, G.Mário Filizola, Jóia Calçados, Livraria e Papelaria Imperial, Ótica Ciabatari, Ótica Moderna, Tio Patinhas (Lanchonete) e algumas Agências bancárias - sucessoras de estabelecimentos de crédito - excetuando o Bradesco. Tambem vieram novos e importantes estabelecimentos que contribuem decisivamente para o progresso e desenvolvimento da cidade. 

Da mesma forma, Lojas famosas ficaram apenas na saudade. É o caso do "Paraiso das Sedas", Casa Almeida, Brasimac, Ferrocity, A Mobiliadora, Chalés Associados,  Lojas Kawazaki, Martins Fadiga, Itabau Hotel, Livraria Godoy, Brasútil,  Casa das Fábricas, Garrido Alfaiate, Lojas Feltrin, Buri, Lojas Riachuelo, Ao Preço Fixo, Linho Puro, Pruden-farma, Loja Samello, Casa das Louças, Restaurante Shoyama, Brasaço, H-2, Ao Maracujá, Agência Franco, Poupança Continental, Ao Pão Gostoso, Café Cruzeiro do Sul, Casa São Luiz e outras.  

A implantação do "Calçadão" nos anos 70 foi precedido de inúmeras divergências - entre os que queriam a adoção da nova modalidade - e os que combatiam a idéia, argumentando que em outras cidades (com exceção de Curitiba) nada havia de positivo. Daí, a mobilização dos meios de comunicação - Emissoras de Rádio e Jornal - defendendo a inovação. O próprio prefeito Paulo Constantino já estava propenso a decretar o encerramento da polêmica, abrindo mão da iniciativa apoiada por poucos comerciantes estabelecidos nas 5 quadras da Rua Te.Nicolau Maffei. Mas num momento inesperado, os planos mudaram.

Foi uma pesquisa realizada pelos profissionais de imprensa da época que decidiu a sorte do Calçadão, com 98% de aprovação. Foi este o fator decisivo para que o prefeito se sentisse fortalecido e adotasse a idéia, determinando a execução da obra, que foi inaugurada com a presença de mais de 20 mil pessoas. Os comerciantes da Rua Barão do Rio Branco que sempre se posicionaram contra a implantação do Calçadão, reconheceram o erro e foram à procura do Prefeito, propondo  que o projeto fosse estendido até aquela via comercial. Mas a obra se tornou inviável e até hoje, não consta dos planos de execução. 

Depois de 30 anos o Calçadão da Maffei foi restaurado e revitalizado. Passou novamente à condição  de autêntico "Cartão de Visita", o que é motivo de júbilo não só para a cidade, mas para toda a população de Presidente Prudente e região. É um novo espaço disponibilizado para quem vive um novo tempo, de conforto e bem-estar.

       

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Superada a fase chuvosa, investimentos em asfalto de Prudente ficam perto dos 40 milhões


                                                A Operação "Tapa-buraco" desenvolvida pela Prudenco
                                            prossegue a todo vapor em todos os pontos da cidade.

                     Mateus M.Godoi, Presidente da Soc.de Economia mista (Prudenco) disse:
              dentro de 4 meses a cidade estará 100% asfaltada, com mais de 7 milhões de m2.

  •         O ano de 2011 foi benéfico em todos os aspectos para o desenvolvimento urbano de Presidente Prudente. Ao percorrer a cidade e a periferia em toda sua extensão, todos são unânimes em afirmar que nunca a malha asfáltica foi tão importante como agora. Isso porque a administração municipal sob os cuidados da Prudenco dedicou atenção especial ao problema, e obteve amplo apoio não só dos contribuintes, mas principalmente do Governo Federal. Com isso, foi cumprido um extenso programa que beneficiou toda a comunidade com investimentos da ordem aproximada de 40 milhões de reais.


De Janeiro a Novembro do ano passado, a Operação "Tapa-buraco" custou mais de 4 milhões, sendo recuperados 10.403,19 m2 da malha asfáltica, utilizando material pré-misturado a frio e 6.832,80 m2 a quente. Em Dezembro, as obras foram mais aceleradas e atingiram o total de 17.235,59 m2 a um custo total de R$546.483,20. Quem mora em Presidente Prudente e viveu o drama do período mais chuvoso e dos buracos no asfalto (que eram uma característica do passado), já sentiu a diferença.

Desde os primeiros dias de Janeiro de 2012 os trabalhos foram retomados de forma acelerada; e dentro de breve espaço tempo - não superior a 4 meses - tudo estará concluído, com obras de recapeamento em todos os pontos que se fizerem necessários. As condições do tempo são favoráveis. E segundo Mateus Martins Godoi, diretor da Prudenco já foram firmados novos contratos que estabelecem prazos e valores para realização de novas obras de recapeamento da melhor qualidade, no montante de 313.829,02 m2. 

  

Dia mundial do enfermo é lembrado pela Paróquia Mãe da Igreja, em Presidente Prudente

A data de 11 de Fevereiro dedicada tradicionalmente à Nossa Senhora de
        Lourdes é tambem comemorada desde 1993 como o "Dia mundial do enfermo".
  Aqui, a iniciativa partiu da Pastoral da Saúde da Paróquia Mãe da Igreja.

 
                                                     O Padre José Altino Brambilla acolheu na Missa Vespertina de 11 de Fevereiro, 
                                                  integrantes da Pastoral da Saúde para uma celebração especial. No final ministrou
                                                 uma benção especial à Irmã Floripes - repr.do HR - e demais membros da comunidade.

  • Começando os preparativos para mais uma Campanha da Fraternidade que terá a Saúde como tema principal, realizou-se na Paróquia Nossa Senhora Mâe da Igreja em Presidente Prudente, celebração especial para marcar a passagem do dia 11 de Fevereiro, que por deliberação do Papa João Paulo II passou a ser considerado o Dia mundial do enfermo. Exatamente por ser a data em que se comemora a primeira aparição de Nossa Senhora de Lourdes numa gruta, onde uma jovem chamada Maria Bernardete costumava fazer seu retiro para rezar o terço. Na mensagem papal, uma súplica: implora à Maria que nos tornemos atentos às necessidades do próximo, sofredor e solitário, levando a esperança.   
Falando à comunidade presente, a Coordenadora da Pastoral da Saúde, Ana dos Anjos enfatizou que o Santo Padre, o  Papa faz um apelo à todas as Paróquias para que estejam atentas em assegurar aos doentes e anciãos, a possibilidade de receberem com frequência a Comunhão Eucarística. A mensagem do Papa Bento XVI - afirma  - tem como lema: Levanta-te e vai; a tua fé te salvou! Recordando São Lucas: "os doentes e os que sofrem encontram na fé uma âncora segura". O desejo do Santo Padre é manifestado na sua mensagem para o Dia Mundial do Enfermo, onde ressalta: "Quem crê jamais estará sozinho".

Bento XVI lembra também que na Medicina da Confissão, a experiência do pecado se encontra com o  amor que perdoa e transforma. Dirigindo-se aos doentes e sacerdotes que dão assistência espiritual nos Hospitais, o sumo-pontífice destaca os Sacramentos de cura: Penitência e reconciliação; unção dos enfermos, e por fim, a Eucaristia. A Coordenadora agradece em nome da Pastoral ao Padre Altino, ao Frei Afonso, Irmã Floripes, a todas as irmãs da Congregação, aos Profissionais de Saúde do Hospital Regional e Hospital Morumbí. E pede que "facilitem nosso trabalho, pois a Pastoral da Paróquia se empenha nesse sentido visitando os doentes do bairro, levando-lhes os sacramentos necessários à cada caso e visitando os Hospitais".

Toda 1ª.quarta-feira do mês, às 15h00, a Paróquia Nossa Sra.Mãe da Igreja realiza celebração especial de Missa da Saúde, onde todos os enfermos são convidados a participar desse ato religioso. Se existe alguma pessoa nessas condições,  ou se conhece alguém que possa comparecer - enfermo ou não - fica antecipadamente convidado a participar. Venha nos ajudar; faça essa graça acontecer na vida dessa pessoa necessitada deixando nome e endereço, na Secretaria Paroquial. A dor dividida é menor e a graça repartida cresce como grão de mostarda. Todos nós - diz Ana dos Anjos- como incansáveis colaboradoras. pedimos sua ajuda para fazer Jesus visitar nossos enfermos.