domingo, 3 de fevereiro de 2013

Feira Livre da Avenida Manoel Goulart poderá figurar como atrativo turístico de Pres.Prudente

Aos Sábados no período da tarde e
aos Domingos no período da manhã,
a Avenida Manoel Goulart em Pres.
Prudente recebe um público  sem
precedentes. Essa atividade  vem
sendo mantida tradicionalmente há
mais de 50 anos. É a maior Feira de
toda a região.  

--------------------------------------------------


Na Feira Livre da Avenida Manoel
Goulart  podem ser degustadas as
mais diferentes espécies de nossa
gastronomia: a começar  por este
sugestivo "Yakisoba do Feirante",
preparado p/Lika e esposo Gilberto,
Cirlene e o filho Luan.  Em outros
trailers e barracas são encontrados:
 lanches, assados, sucos, doces
caseiros e outros produtos..
 

A maior variedade de frutos da época - colhidos em toda a região - são mostrados e comercializados todos os fins de semana na Feira Livre da Avenida Manoel Goulart. É uma festa que se repete a cada 7 dias, com preços os mais acessíveis. 

 Historicamente, não existe data certa para fixar o início das Feiras Livres na cidade de Presidente Prudente. Informações de antigos moradores dizem que alguns produtores rurais traziam o excesso de suas culturas para comercializar de forma direta com eventuais interessados; o que levou o Poder Público Municipal da época, a escolher um local adequado para essa atividade. E por falta de estrutura, os produtos da zona rural eram vendidos nas calçadas das ruas centrais, com maior predomínio na Avenida Manoel Goulart a partir dos anos 60.  Desde então, as Feiras Livres foram regulamentadas e vêm se tornando tradição em Presidente Prudente. Atualmente são desenvolvidas 26 Feiras Livres, de Terça a Domingo. A maior de todas é a que se realiza na Avenida Manoel Goulart, aos Sábados e Domingos, reunindo mais de 500 feirantes.  

Decorridos mais de 50 anos, várias gerações passaram pelas nossas Feiras Livres, como vendedores ou compradores. Em consequência dessa convivência muitos deles se  tornaram amigos, com encontros programados tanto no Sábado à tarde ou no Domingo pela manhã. As bancas se estendem desde a Rua 12 de Outubro numa única mão, até alcançar a Avenida Cel.Marcondes, numa distância de 700 metros. Bancas e trailers se espalham lado-a-lado em duas fileiras para exposição e venda de hortifrutigranjeiros. Mas também não faltam: confecções, brinquedos, peças de artesanato, artefatos de cozinha e limpeza, calçados e produtos alimentícios preparados em trailers na hora, como pastéis, espetinhos, churros, doces caseiros, suco de frutas, pamonhas, bolo de milho e caldo de cana dentre outros.

Até mesmo Yakisoba é preparada cuidadosamente num trailer da equipe formada por uma família de origem japonesa: a Lika, seu esposo Gilberto, Cirlene e o filho Luan. Aos visitantes, ele oferecem uma mostra para degustação (que é uma delícia). Depois disso, o melhor é fazer logo a encomenda: Yakisoba c/carne para 2 pessoas: R$14,00 e com frango: R$12,00. Por enquanto, encomenda somente aos Sábados. Famílias inteiras reservam as últimas horas da tarde de Sábado, ou manhãs de Domingo para viver momentos de lazer e recreação, percorrendo a Feira Livre da Avenida Manoel Goulart. É ali o Ponto de Encontro com os amigos ou para as compras de frutas, legumes, verduras e outras utilidades domésticas, saboreando ao mesmo tempo os mais deliciosos quitutes ou guloseimas.   

As Feiras Livres em Presidente Prudente começam nas 3ªs.feiras em bairros da periferia e se repetem todos os dias no período da manhã, até 6ª.feira. Aos Sábados - das 17 às 22hs - horário de Verão: Avenida Manoel Goulart, repetindo-se no Domingo pela manhã, das 7 às 11hs. 

NOTÍCIA EM TEMPO REAL - Para se atualizar, acesse o Twitter:  www.twitter.com/altinocorreia
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário