domingo, 7 de abril de 2013

Aeroporto de Pres.Prudente muda de categoria: 5 para 6 que permite mais voos

A pista do Aeroporto de Presidente Prudente tem 2.200 m.de extensão. 
O Aeroporto Estadual de Presidente
Prudente, tornou-se o terceiro mais
importante do interior de São Paulo.
Em movimento diário de embarque e
desembarque, só perde para Ribeirão
Preto e São José do Rio Preto.  Os
voos pela GOL e  AZUL são cinco
- ida e volta - todos os dias.
------------------------------------------------- 

A empresa  aérea - AZUL - faz a rota
Prudente/Campinas 3 vezes ao dia.
O movimento de embarque e desembarque de
passageiros no Aeroporto Estadual de Presidente
Presidente Prudente, aumenta de ano para ano.
No primeiro trimestre de 2013, as operações de voos
registradas pelas duas empresas aéreas totalizaram:
27.103 embarques e 28.000  desembarques.
 
 Terminal de Embarque movimentado. 



  Considerando a grande procura pelos voos mantidos atualmente em Presidente Prudente, a Agência Nacional de Aviação Comercial/ANAC vistoriou o Aeroporto e deliberou pela mudança de Categoria - de 5 para 6 - o que permite aumentar o número de voos, optando pela utilização de mais Aeronaves.

O espaço aéreo de Presidente Prudente não é mais o mesmo de épocas passadas. Todos os dias, chegam e saem dezenas de Aeronaves, comerciais, oficiais, de propriedade particular ou de empresas. Os voos para São Paulo e vice-versa são cinco: dois da GOL e três da AZUL (Via Campinas/Viracopos). A pista de 2.200 metros de extensão é tão segura quanto às maiores existentes no mundo inteiro; com total segurança para pousos e decolagens, inclusive nos voos noturnos, com instrumentos e orientação técnica do Departamento Aeroviário do Estado/DAESP. Além das Aeronaves de porte médio (Boeing ou Turbo-hélice) encontram-se em operações aviões de pequeno e médio porte; entre os quais, Aparelhos destinados ao aprendizado através dos cursos de Pilotagem mantidos pelo  tradicional Aeroclube de Presidente Prudente. 

Existem no Aeroporto inúmeros Hangares utilizados por proprietários de aviões e Helicópteros. O próprio "Águia 16" da Polícia Militar do Estado de São Paulo, tem sua base no Aeroporto Estadual de Presidente Prudente, de onde levanta voo ou faz pouso no retorno de suas operações na área regional. O pessoal mobilizado para o trabalho nos diversos setores operacionais do Aeroporto diz que o problema de Estacionamento - principalmente pela falta de espaço - sempre foi um desafio. Mas com as últimas medidas tomadas pelo DAESP - embora criticado por haver erradicado toda a arborização existente no local - para dar lugar ao novo Estacionamento, foi uma solução benéfica. Não só para os que prestam serviços no Aeroporto, mas também para passageiros que se utilizam do transporte aéreo para se locomover com maior segurança e rapidez. 

Há quem afirme que o número de passageiros dos voos que chegam ou partem de Presidente Prudente  está diminuindo. Tudo, devido aos constantes reajustes de preços das passagens aéreas. Prova disso é que o movimento dos anos anteriores, especialmente 2010 e  2011 foi proporcionalmente superior aos atuais. Segundo a  Vikipédia, no fechamento de 2010 foram transportados 213.105 passageiros e no ano seguinte, 259.190 passageiros. Enquanto isso se espera um novo Terminal de embarque e desembarque, que seja  dotado de maior conforto, segurança e bem estar para quem se utiliza do transporte aéreo. É preciso considerar a importância do Aeroporto Estadual de Presidente Prudente, que está situado em ponto estratégico, na ligação com o sul e centro oeste brasileiro. 
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
NOTÍCIA EM TEMPO REAL - Para se atualizar, acesse o Twitter:  @altinocorreia    


Nenhum comentário:

Postar um comentário