sábado, 27 de abril de 2013

Na Rádio/AM, 30 anos de música sertaneja "Raiz" ao vivo !

Antes de formar dupla com Almirante,
Xavier teve Xavinho como seu parceiro
enquanto ele viveu por muitos anos.
Almirante (pseudônimo de Edivá) que agora forma dupla com Xavier, nada
mais é do que o pai de dois integrantes de uma dupla sertaneja da região de
Presidente Prudente, de maior projeção no exterior. Especialmente em
Portugal e outros países da Europa e África: Lucas e Matheus !

Dário Marques é o Apresentador do Programa "Som do
Sertão", todos os Sábados das 20 às 22 horas.
Eles foram os pioneiros como intérpretes,
animadores e humoristas por um período
considerado o "maior até hoje" nos shows
populares de toda a região de Presidente
Prudente. E deixaram muita saudade...
Nhô Nico e Celestino iniciaram sua
carreira na década de 40 na P.R.I.-5 - Rádio
Difusora de Presidente Prudente, a pioneira.  
         Esta é parte de uma platéia que todas as semanas superlota as dependências do Centro Cultural Matarazzo, em Presidente Prudente para prestigiar o Programa "Som do Sertão" único do gênero "ao vivo" pela Rádio Prudente/AM. Dário Marques mantém programação desse gênero há mais de 30 anos.

A Radiofonia está passando por profundas transformações, especialmente na faixa de Amplitude Modulada/AM que a qualquer momento pode desaparecer, sendo substituída pela Frequência Modulada/FM. Enquanto isso não ocorre é bom lembrar que a Emissora pioneira da região de Presidente Prudente é a Rádio Difusora/P.R.I.-5 - A Voz do Sertão, implantada em 1939. A 2ª Emissora de AM mais antiga da região foi a Z.Y.H.-7 - Rádio Presidente Venceslau Ltda (1946) e a 2ª mais antiga da cidade de Presidente Prudente (1954), foi a Z.Y.R.-84 - Rádio Prudente/AM. É nesta Emissora que o empresário do ramo farmacêutico, compositor, apresentador e amante da música sertaneja "Raiz", Dário Marques vem apresentando há três anos o Programa "Som do Sertão". Todos os Sábados - das 20 às 22hrs - reunindo um sem número de duplas  e trios sertanejos, conjuntos instrumentais, solistas e intérpretes da música  rural. Antes, o Programa foi apresentado por outras Emissoras (especialmente as Rádios: Difusora, Diário, Globo e Paulista/AM), por  um período aproximado de 27 anos.    

Com acesso fácil, sem cobrança de ingresso, o Programa "Som do Sertão" reúne no Auditório do Centro Cultural Matarazzo o que há de mais expressivo na apresentação de músicas do gênero sertanejo, que já revelou algumas vocações como é o caso de Mário Reis e Natin, com 2 CD's gravados até agora. Mas também surgiram outros talentos como é o caso de  uma cantora (crooner) do Leonardo - da dupla com Leandro - e outros intérpretes ou solistas instrumentais: Sanfoneiros, violeiros, violonistas, tecladistas, etc. Além desse Show semanal, Dário Marques (68 anos) tem atuação destacada no Programa "Domingo Alegre" da Rádio Onda Viva (1.300 khz), das 7 às 10 horas da manhã.

Dentre os principais componentes do Programa "ao vivo" estão sempre presentes 10 a 15 participantes. Entre eles, convidados especiais como: Pedro e Paulo - uma das duplas mais antigas da radiofonia regional, com dezenas de músicas gravadas - o cantor Lael da antiga dupla Lídio e Lael que gravou a música "Puxa saco", de Dário Marques, um dos grandes sucessos. Agora, a dupla é formada por Lael e Araguarí e tem presença marcante no Programa "Som do Sertão" - ao vivo - com a música: "Paixão cuiabana", uma nova composição de sucesso com a assinatura do apresentador. Soma-se a tudo isso, a participação de duplas, trios, cantores, solistas e visitantes de todas as cidades da região. É atração de todos os finais de semana em Presidente Prudente, que vale a pena conhecer !
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
NOTÍCIA EM TEMPO REAL  - Para se atualizar, acesse o Twitter: @altinocorreia 
       

2 comentários:

  1. Prezados

    Gostaria de encontrar algum parente do saudoso NHO NICO(radialista), ALGUEM PODERIA ME AJUDAR? Tel. para contato-3904-8131.

    ResponderExcluir
  2. Boa Tarde meu Sogro era um violeiro de Presidente Prudente, Milton Amaro de Oliveira, conhecido como Zé viola, fazia dupla Col o lenço Preto, gostaria muito se tivesse alguma coisa dele

    ResponderExcluir