sexta-feira, 31 de maio de 2013

A história se repete: Piquerobi realiza Festa de Corpus Christi com 45 anos de tradição !


 A Festa de Corpus Christi deste ano em Piquerobi/SP teve as mesmas características do ano passado, inclusive em relação às condições climáticas, número de participantes e celebração eucarística presidida pelo Bispo da Diocese, Dom Benedito Gonçalves dos Santos e do Pároco, Padre Carlos Eduardo Biral.

Dom Benedito Gonçalves dos Santos - Bispo da Diocese de
Presidente Prudente - conduz o ostensório pela principal
rua da cidade de Piquerobi-SP. (Fotos de João Laércio).  

Com as ruas ornamentadas para a festa
tradicional, a Procissão começa diante
Igreja Matriz de São Miguel Arcanjo,
com a participação de milhares de fieis,
na celebra do dia de Corpus Christi.
-----------------------------------------------------------



O dia consagrado pela Igreja como o mais importante e o início de uma nova era é festejado pela população de Piquerobi, desde 1968, por iniciativa do então Prefeito Orivaldo Rayzaro. Pelos cálculos, a cidade recebeu nesse dia mais de  10 mil visitantes. É uma tradição de 45 anos que figura no calendário religioso e turístico da região de Presidente Prudente.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

No ano passado - mais propriamente no dia 08 de Junho de 2012 - nosso blog publicava matéria alusiva à realização da Festa de Corpus Christi em Piquerobi.  De forma coincidente, se reproduzíssemos a mesma matéria na edição de hoje, só haveria necessidade de atualizar a data da postagem.  As condições do tempo, o trabalho desenvolvido para a ornamentação da principal rua da cidade, o número de pessoas envolvidas nesse trabalho dignificante, os visitantes e a própria história, seriam exatamente a mesma!  Para diferenciar: apenas as novas fotos, pois o fotógrafo é o mesmo: João Laércio dos Santos - que teve a gentileza de nos enviar parte de seu trabalho como colaboração -  que não poderíamos deixar de publicar.  Aí estão as fotos e algumas informações que fazem parte desse contexto histórico religioso, cultural e tradicional no Extremo Oeste Paulista. A população de Piquerobi, de acordo com o Censo Demográfico do IBGE/2010 era da ordem aproximadamente de 4 mil habitantes, dos quais, 1.786 mulheres e 1.755 homens. 

Retrocedendo há 45 anos, surgia a ideia de alguns paroquianos de São Miguel Arcanjo em ornamentar a principal rua da cidade de Piquerobi para a celebração da Festa de Corpus Christi, hoje, envolvendo voluntários (cerca de 500) e toda a comunidade. A iniciativa repercutiu e de imediato foi aceita por todos os moradores consultados, inclusive o Prefeito (Orivaldo Rayzaro), que deu todo o apoio necessário à realização do evento religioso. Nos primeiros anos, o número de visitantes era restrito. Mas foi aumentando de ano para ano. Ganhou projeção regional, estadual e nacional. Obteve apoio não só da Administração Pública Municipal, mas também de órgãos governamentais, sendo a festa incluída no Calendário da Secretaria de Esportes e Turismo do Estado de São Paulo.

Há oito anos, foi registrado um testemunho altamente expressivo a respeito dessa festa tradicional. Camila Ferreira da Silva declarou que a ideia de se fazer a ornamentação da principal rua de Piquerobi no dia de Corpus Christi, partiu de um grupo de jovens. E desde então, outras gerações se sucederam com o mesmo objetivo: transformar a festa religiosa numa das maiores atrações para a localidade. Neste ano, mesmo com ameaça de chuva, tudo transcorreu na mais perfeita ordem; e a cidade acolheu mais de 10 mil pessoas, que vieram de toda parte. Terminada a Procissão que foi conduzida e dirigida pelo Bispo da Diocese e pelo Padre Biral, houve celebração de Missa Solene na Igreja Matriz de São Miguel Arcanjo. Depois, realizou-se uma programação especial com  Show e Espetáculo Pirotécnico. 

NOTÍCIA EM TEMPO REAL   -  Para se atualizar, acesse o Twitter:   www.twitter.com/altinocorreia
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário