sábado, 15 de junho de 2013

Uma nova florada dos Ipês Rosa se repete por toda a cidade e região de Pres.Prudente !

    - Um espetáculo da natureza -

          Esta é a segunda florada dos Ipês (Rosa) num curto período.

Na cidade de Presidente Prudente/SP,
são milhares de árvores ornamentais
como estas, que se apresentam com
todo seu esplendor, num espetáculo
maravilhoso da natureza, 4 x ao ano.
A próxima florada está reservada
para os Ipês (brancos) e por fim,
os da variedade amarela. É só
aguardar para ver !    


Ao lado do Ginásio Municipal de Esportes de Presidente Prudente, esta florada teve curtíssima duração. Mas os
que passaram pela Rua Cel. Albino, tiveram  a oportunidade de ver um tapete multicolorido como obra da natureza.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


A florada dos ipês (rosa, branco, roxo ou amarelo) são sempre um espetáculo de rara beleza. Que é visto todos os anos em Presidente Prudente/SP e outras cidades brasileiras. Estamos em plena florada do Ipê Rosa, originalmente denominado "Tabebuia Pentaphylla" ou "Tabebuia Rosea"; que começa na Estação do Outono em Maio e se repete  por três vezes seguidas até a Primavera, no mês de Setembro. O Ipê Rosa, muitas vezes se confunde com uma espécie exótica (Tabebuia Impetiginosa ou Tabebuia Heptaphylla) proveniente da América Central. Nas ruas e avenidas  de Presidente Prudente são milhares de árvores ornamentais com essas características. Sua implantação se deve inicialmente ao então Prefeito Luiz Ferraz de Sampaio,  um Médico-Sanitarista que aqui viveu por alguns anos, a partir da década de 50. Antes de ser Prefeito, foi eleito Vereador com destacada atuação. Seu amor à natureza fez com que adotasse as flores como ornamentação, que mandou implantar na época por ato administrativo e que  lhe deu a denominação de "Prefeito das Flores".   

Depois da passagem como Prefeito Municipal, Luiz Ferraz de Sampaio (que se transferiu para Itapetininga/SP) e aqui veio a receber anos mais tarde o merecido título de  "Cidadão Prudentino" (até falecer aos 92 anos de idade em 1993), outros dirigentes administrativos também deram continuidade ao projeto de paisagismo urbano, autorizando o plantio de árvores dessa especie nativa (rosa e outras).  Segundo publicação de "Seiva, Paisagismo e Jardinagem" - na Internet - essas árvores  têm rápido desenvolvimento e se identificam facilmente por apresentar folhas maiores que os outros ipês. Sua florada de rara beleza ocorre até 4 vezes ao ano e dura em média dez dias. No Brasil, são 28 espécies. Cada uma com nomes diferentes que chegam a alcançar de 5 a 35 metros de altura e são adotadas no paisagismo e na arborização de ruas, praças públicas e avenidas, como é o caso de Presidente Prudente.

Quando as flores do ipê começam a cair - como se pode verificar na fotografia acima - se forma um belo tapete multicolorido que mexe com a alma e a sensibilidade de qualquer pessoa. Até os menos sensíveis param diante de um ipê florido (admitido como árvore espiritual), contemplando-o como se fosse uma oração. Em plena via pública, contrastando com o asfalto e a edificação do Ginásio Municipal de Esportes se pode observar um dos mais belos Cartões Postais da cidade de Presidente Prudente durante a última florada do Ipê Rosa. Um retrato fiel e espontâneo proporcionado por obra da natureza.

NOTÍCIA EM TEMPO REAL  -  Para se atualizar, acesse o Twitter:   www.twitter.com/altinocorreia 


Nenhum comentário:

Postar um comentário