sexta-feira, 5 de julho de 2013

Área demarcada para estacionamento de veículos em Prudente, preocupa e "Zona Azul" completa dez anos !

Na Zona Azul, Idoso paga para estacionar; mas o Deficiente está isento.

Oswaldo de Oliveira Bosquet é o
Secretário de Assuntos Viários de
Presidente Prudente - SEMAV - que
está implantando inovações na cidade.
A começar pela sinalização urbana e
demarcação de novas áreas para o
Estacionamento de Automóveis e
Motocicletas. São aproximadamente
200 mil veículos emplacados este ano,
na CIRETRAN.

Na Zona Azul de Presidente Prudente,
que abrange o Quadrilátero Central
foram demarcadas 1.100 vagas para o
Estacionamento de Carros, o que quer
dizer: espaço para acolher a cada 2 hrs
4.400 veículos; ou 8.800 se observado
o critério de hora em hora. Mas esse
número já é considerado insuficiente,
pois a cidade conta 158.000 carros.
-------------------------------------------------

É preciso considerar que além de 158.000 veículos emplacados em Presidente Prudente, existem em circulação
na cidade - outros 30.000 veículos de fora - mais 37.000 Motocicletas. Os Pontos demarcados para  estacionar Motos têm capacidade apenas para 550 vagas, segundo informa a Secretaria Municipal de Assuntos Viários/SEMAV.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
A Zona Azul de Presidente Prudente foi implantada em 2003, isto é, exatamente há dez anos atras. Nesse espaço de tempo, o número de veículos automotores cresceu assustadoramente. Hoje, de acordo com levantamento estatístico existe em media, quase um veículo para cada morador. É logico que nessa somatória entram todos os tipos de veículos (158 mil + 30 mil ref. visitantes), inclusive motos que já se aproximam de 40 mil unidades. Mas como solucionar o problema do Estacionamento? Via de regra, quem quer estacionar nem sempre encontra local adequado; e no quadrilátero central desde a  implantação da Zona Azul vem se tornando cada vez mais difícil a localização de espaço em área demarcada. A Cartela custa R$1,00 por hora e o atendimento é prestado por 42 funcionários contratados pelo Regime da CLT, em cumprimento ao Termo de Ajuste de Contrato/TAC com 44 horas semanais de trabalho e todos os direitos assegurados.

Na chamada "Zona Azul" que envolve o Calçadão da Rua Tte.Nicolau Maffei, Rua Dr.Gurgel, Barão do Rio Branco, Rui Barbosa e respectivas transversais - desde a Avenida Brasil até a Rua Djalma Dutra - são 1.100 vagas demarcadas para estacionamento de veículos. Esse espaço equivale à multiplicação pelas horas de estacionamento: uma ou duas horas em média para cada veículo por dia, o que comportaria no total 8.800 veículos. Acrescente-se a essas vagas, os Pontos demarcados para estacionar Motos (37.000 com 550 vagas), Idosos, Deficientes, Clínicas, Farmácias,  Repartições Públicas, Emergências, Carros com valores, Carros Oficiais, Entradas de garagens e Faixa Amarela que se estende por toda parte da cidade, especialmente na área central.

O Secretário Municipal de Assuntos Viários/SEMAV, Oswaldo de Oliveira Bosquet nos disse que foram implantadas recentemente 290 novas placas de sinalização geral de Trânsito nas ruas de Presidente Prudente e acrescidas 72 vagas no Estacionamento da Zona Azul, que é monitorado pela Casa do Pequeno Trabalhador, todos os dias. Somente no mês de Maio foram vendidas 100 mil cartelas (30% a mais que Abril). Mesmo assim, reconhece que existem abusos; muitas vezes praticados por pessoas que se recusam a pagar R$1,00/hora pelo Estacionamento no quadrilátero central. "Ha os que procuram Pontos demarcados para Idosos ou Deficientes sem que estejam credenciados, conforme exigência da Legislação atual. E embora existam essas áreas demarcadas, é bom deixar claro: Idoso paga normalmente pela hora de estacionamento,  mas o Deficiente está totalmente isento do pagamento" - concluiu.
    
NOTÍCIA EM TEMPO REAL  -  Para se atualizar, acesse o Twitter :   www.twitter.com/altinocorreia


Nenhum comentário:

Postar um comentário