sexta-feira, 12 de julho de 2013

Pres.Prudente tem um Centro Artesanal e de formação Cultural e Profissional: é o Grupo NZINGA AFROBRASIL !


Ivonete Aparecida Alves, trouxe essa
inovação para Prudente em 2009.

Trabalhos produzidos pelo Grupo
NZINGA AFROBRASIL.
O Projeto lançado em 2008 está em
franca expansão e chegou à Paracatu/MG,
Presidente Prudente no Pontal do Estado
e até os confins da Amazônia, ou seja: a
localidade de Almeirim, no interior do
Estado do Pará. Aqui, existe também uma
parceria com o Centro Cultural Matarazzo
e a Associação Prudentina de Escritores,
que tem como Presidente, o Prof. Carlos
Francisco Freixo.

----------------------------------------------------   
Este foi um Projeto Premiado em 2009 pela  Fundação Palmares. Crianças
do bairro Jd. Cambuci assumiram a tarefa e o número de territórios (60),
dobrou para 120; e os Ministérios (19) subiram para 22.





 Ivonete Aparecida Alves implantou na periferia de Presidente Prudente - mais propriamente no Jd.Cambuci - o que se poderia denominar Centro de Formação Artesanal, Cultural e Profissional, que desde 2008 vem prestando inestimáveis serviços à comunidade. Com essa atividade desenvolvida de forma voluntária, já foram obtidos excelentes resultados.
 ------------------------------------------------------------------------------------------------------------

"Começamos nossas atividades em Fevereiro de 2009, a pedido das crianças do bairro. Em Maio, fizemos uma exposição no quintal de casa, com os primeiros trabalhos produzidos pelas crianças; algumas máscaras e bonecas minhas. Em Novembro, conquistamos um prêmio da Fundação Cultural Palmares, do Ministério da Educação e Cultura/MinC. Em 2010 ganhamos o Edital da FUNARTE - Fundação Nacional das Artes, para desenvolver atividades em Presidente Prudente/Pontal do Paranapanema, Almerin/Pará, situada no baixo Amazonas; e também em Paracatu, região Noroeste de Minas Gerais". Este foi o tópico principal da entrevista que nos concedeu Ivonete Aparecida Alves,  responsável pela implantação do Projeto NZINGA AFROBRASIL - Arte, Educação e Cultura - Jardim Cambuci, Zona Leste de Prudente.  

Para custear as despesas decorrentes do ensino, orientação e preparação de novos integrantes do Projeto, bem como aquisição de material necessário ao aprendizado, afirma não existir oficialmente nenhum apoio governamental. "Com exceção de dois prêmios do Ministério da Cultura - destinados a projetos específicos - mantemos o trabalho com a colaboração de amigos do NZINGA, com a confecção de bonequinhas, chaveiros e comércio de plantas medicinas e aromáticas". 

Considerando os grandes eventos - religiosos e esportivos - programados a partir deste mês no RJ com a vinda do Papa, Copa do Mundo em 2014 e Olimpíadas em 2016, perguntamos se já existe alguma negociação em termos de obras artesanais. E esta foi a resposta: "Sim ! Conhecemos o potencial do mercado, mas na base do nosso trabalho estão as crianças; e elas não podem produzir tudo que seria necessário para atender à demanda que uma venda em escala necessita. Então, nós estamos colaborando com a Associação de Artesãos de Presidente Prudente e região, que acabou de ser registrada em Cartório. E essa instituição poderá ser mais eficaz para a produção de arte e artesanato em escala".

A propósito, Ivonete nos lembrou que o Grupo NZINGA AFROBRASIL oferece vários cursos de confecção de máscaras Afro (os últimos foram na Oficina Cultural e no SESC/Thermas). "Mas também trabalhamos aos Domingos  pela manhã com quem estiver interessado no aprendizado do Artesanato que aqui fazemos. Neste mês de Julho, começamos com duas novas voluntárias; e nossa pretensão é avançar em algumas atividades" - finalizou.

NOTÍCIA EM TEMPO REAL - Para se atualizar, acesse o Twitter:  www.twitter.com/altinocorreia



Nenhum comentário:

Postar um comentário