domingo, 4 de agosto de 2013

Folhagem seca cobre extensa região depois do "Veranico" !

O que chama a atenção da população é a folhagem seca que foi atingida
pelas condições climáticas e se despreendem a todo momento, nas ruas,
na zona rural e até no Câmpus Universitário da Unesp em Pres.Prudente. 
Toda a arborização - especialmente o
"Chapeu-de-sol" - é que perdeu maior
quantidade de folhagem c/o"Veranico"  







  A Prefeitura de Presidente Prudente
 -através da PRUDENCO- mobilizou   funcionários e dezenas de viaturas para o recolhimento de toda folhagem que vem caindo desde a última semana. A primeira mobilização verificou-se nos
últimos dias do Outono deste ano.
O Parque do Povo - implantado em 1988 - é classificado como a maior área verde destinada ao lazer da população. No total, 288.351,85 m2 para facilitar o escoamento viário com mais de 150 áreas urbanas, como reciclagem de gases através da fotossíntese, aumento da umidade, amenização da temperatura e redução dos índices de poluição. 
--------------------------------------
               Os meses de Junho e Julho deste ano foram marcados por uma série de fenômenos climáticos: Variação de temperaturas; chuvas, ventos, frente fria, massa de ar polar, massa de ar frio e seco e até geadas em alguns pontos.  Os termômetros subiram ou desceram gradativamente, para altas ou baixas temperaturas, com sensação térmica negativa de até 3 graus centígrados. Como consequência prejuízos no meio rural, com lavouras prejudicadas e pastagens destruídas pelas geadas. Mas o efeito de tudo isso no setor urbano só começou a aparecer na última semana, quando a cidade inteira passou a enfrentar o fenômeno do "Veranico", caracterizado por um período de calor intenso em meio à estação fria. Com efeito, estamos em pleno inverno - que começou no dia 21 de Junho e vai até 20 de Setembro. Toda a arborização  passou pelos efeitos das baixas temperaturas e agora com o aquecimento, está perdendo totalmente sua folhagem. Muitas calçadas estão forradas com material orgânico das árvores "Chapéu-de-sol" e outras espécies ornamentais, inclusive algumas de pequenas folhagens. A PRUDENCO deu início ao recolhimento desse material, mobilizando funcionários da Limpeza Pública e dezenas de basculantes. 

O "Chapéu-de-sol" disseminado por inúmeros países, além de ser uma planta ornamental com folhas de forma ovalada cor verde, posteriormente se transforma em amarelo-ouro ou vermelha, antes de cair durante o Outono; e agora novamente no "Veranico". A Árvore adulta que chega a alcançar 35 metros de altura, produz frutos do tipo Amêndoa (comestíveis), muito apreciados na Índia; e  também por suas qualidades medicinais. A árvore é frondosa, tem muita folhagem e proporciona sombra ampla durante o período de maior intensidade de luz e calor. A coleta realizada em Presidente Prudente no último final de semana lotou cerca de 15 veículos basculantes. Mas já existe uma 2ªcarga para ser recolhida, e assim, sucessivamente até que haja uma nova reposição das folhas em todas as árvores atingidas pelo fenômeno. O pior, é que além do excesso de folhagens também aparecem com muita frequência entulhos, móveis e objetos irrecuperáveis, jogados na via pública e que estão sendo recolhidos por uma equipe especializada da PRUDENCO.

Com relação à Proteção Ambiental, docentes da FCT/UNESP (Tatiane Carvalho da Silva e José Tadeu Tommaselli/Deptº de Geografia), realizaram trabalho de pesquisa no Parque do Povo e concluíram que a estimativa de armazenamento de Carbono das espécies arbóreas (68 árvores avaliadas, incluindo o "Chapéu-de-sol"), são de 12,3 m3; biomassa de 6,7 gl/cm3 e média de 3,4 t. de Carbono e 12,4 de Dióxido de Carbono. "O Aquecimento Global é um fenômeno de crescente preocupação por parte dos Cientistas e Instituições Ambientais de todo o mundo" - disseram eles na publicação especialmente elaborada. No Parque do Povo em Presidente Prudente existem atualmente mais de 150 áreas verdes urbanas oferecidas à população como reciclagem de gases - através da fotossíntese - com aumento de umidade e amenização de temperatura do ar. É o que produz agradável sensação térmica, maior proteção ao solo e redução da poluição sonora, entre outros.  

O Projeto Parque do Povo foi implantado em 1988; conta com uma área física de 288.351,82 m2 com canalização do Córrego do Veado; Conjunto Poliesportivo e Áreas de Recreação e Lazer. Além de duas grandes Avenidas: 11 de Maio e 14 de Setembro, que facilitam o escoamento viário da cidade.

NOTÍCIA EM TEMPO REAL - Para se atualizar, acesse o Twitter:   www.twitter.com/altinocorreia 



      

Nenhum comentário:

Postar um comentário