sábado, 12 de outubro de 2013

Estamos no esplendor da Primavera: Na estação das flores,uma fusão de cores !


Os ipês variedades: branco, rosa e amarelo floresceram muitas vezes.
Na Primavera, uma das últimas floradas embelezando toda a cidade.
Adicionar legenda


 
    Em toda a região de Presidente Prudente, a Primavera encanta a todos pelas  flores e belezas naturais.

Nas Praças Públicas 
Nos Parques e Jardins
Por toda parte, muitas flores
                   Nunca se viu tanta beleza no ar, como agora ! 

    "Tamanqueira" é o nome dessa variedade botânica, cuja florada se desabrocha em todo o seu   esplendor durante a Primavera no setor de Parques e Jardins da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp/Pte.  
-----
Com a chegada da Primavera no hemisfério sul, as ruas e praças públicas de todas as cidades da região de Presidente Prudente e outras, ganharam novo visual: as flores brancas, rosadas e amarelas. Em alguns pontos, após o desabrochar das flores - ipês em maior quantidade - surge outra novidade: as ruas recebem nova coloração e ficam forradas de flores. Sibipiruna é a mais comum de todas as variedades botânicas. Mas existem também espécies exóticas, como a "Tamanqueira" (que se vê acima), de uma beleza admirável. A Estação da Primavera começou no dia 23 de Setembro e termina na ante-véspera do Natal, ou seja: em 23 de Dezembro. No hemisfério norte essa Estação é conhecida por "Primavera boreal", começando no dia 21 de Março e terminando em 21 de Junho. 

A Wikipédia esclarece que "do ponto de vista da Astronomia, a Primavera no hemisfério sul inicia-se no equinócio de Setembro e termina no solstício de Dezembro. Como se constata, no equinócio o dia e a noite têm a mesma duração. A cada período, o dia aumenta e a noite vai encurtando um pouco, elevando-se assim a insolação do hemisfério respectivo. Essas divisões de estações pro equinócio e solstício poderão ser fontes de equívocos. Mas deve-se levar em conta a influência dos oceanos na temperatura média das estações. Na Primavera austral, os oceanos meridionais ainda estão frios e vão aos poucos aquecendo, fazendo a Primavera ter temperas amenas, ao longo dessa Estação".  

Outro detalhe importante diz respeito ao "horário brasileiro de verão" (em plena Primavera), frequentemente associada ao desabrochar das flores. É um período tradicionalmente chuvoso, com muito calor durante o dia e temperatura amena a partir da madrugada. Os dias são mais longos que as noites, com o Sol nascendo antes das seis horas da manhã e se pondo às seis horas da tarde. No semi-árido do Nordeste, poucas chuvas; e em outras regiões como o Sul, Leste, Sudeste e Centro-Oeste, excesso de precipitações, com enchentes e inundações. Por esses motivos, os relógios serão adiantados em uma hora a partir de zero hora do dia 20 de Outubro. Por determinação superior, o horário brasileiro de verão terá vigência até o dia 16 de Fevereiro de 2014.

NOTÍCIA EM TEMPO REAL -  Para se atualizar, acesse o Twitter:  www.twitter.com/altinocorreia 
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário