domingo, 27 de outubro de 2013

Matemática: 50 anos de curso pioneiro na Unesp de Prudente


O atual Secretário da Educação e ex-Reitor da Unesp, Prof.Dr.Herman J.C.Voorwald veio a Pres.Prudente juntamente com o 1º.Mestre, Prof.Dr.Celso Volpe, recepcionados na FCT/UNESP.

 Profs.Herman Jacobus Voorwald, Barbosa da Silveira, Celso Volpe e Messias Meneguette Jr,tiveram suas vidas voltadas à Matemática/Unesp
 -----------------------------------------------------------------------------------------------------------
O curso de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp de Presidente Prudente é pioneiro e entrou para a história. Foi instituído em 1963 por ato governamental, tornando-se o primeiro numa Universidade Pública. Marcando o inicio das comemorações do Jubileu de Ouro, realizou-se o VIII Simpósio de Matemática da FCT/UNESP - de 21 a 24 de Outº - cujo ato de abertura foi presidido pelo Diretor, Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol tendo como 1º palestrante o ex-Reitor e atual Secretário da Educação de São Paulo, Prof.Dr.Herman Jacobus Voorwald. Coincidentemente, no encerramento do evento em 24/Outº o palestrante foi o Prof.Celso Volpe, responsável pela instalação do curso em 1963, tendo sido - além de Professor - Vice-Diretor do Instituto Isolado de Educação FAFI de Presidente Prudente por um curto período, até a exoneração do antigo Diretor da Faculdade Pública.

Até os dias de hoje, o curso de Licenciatura em Matemática da FCT formou 1.277 Professores e oferece à cada ano 90 vagas (40 diurno e 50 noturno). É um curso consolidado - conforme nos diz a Profª.Drª.Maria Raquel Miotto Morelati, Chefe do Deptº de Matemática e Computação/DMC. O começo em 1963 - diz o Prof.CelsoVolpe no seu retorno a Presidente Prudente, 49 anos e 9 meses depois - foi muito difícil. Entre as cidades de Ibirarema e Presidente Epitácio não existia sequer um Professor de Matemática. Com o curso em fase inicial na FAFI, a alternativa foi recorrer a dois Engenheiros da Prefeitura (Dr.Pacca e Dr.Montessanti). O terceiro contratado também era Engenheiro da Prefeitura e não se sentia remunerado suficientemente; por isso aceitou o trabalho como assistente da nova Faculdade que surgia. Hoje ele é considerado "Super milionário".

O curso de Matemática da Unesp em Presidente Prudente - pioneiro na região e no Estado - está 5 anos à frente de São José do Rio Preto - segundo o próprio Prof.Celso Volpe, que se transferiu para lá logo depois de deixar esta cidade. Foi em Rio Preto que ele conheceu e se tornou amigo de um Marceneiro, classificado como exemplo de honradez, capacidade e dedicação: Messias Meneguette. Foi em razão desse relacionamento que ele incentivou "um menino que se revelou com muito brilhantismo no curso de Matemática realizado em S.J.do Rio Preto e num Congresso realizado em Poços de Caldas: Messias Meneguette Júnior". E conclui: "Esse menino sempre me deu as maiores alegrias; inclusive foi Diretor da própria Faculdade em Presidente Prudente. Eu me sinto honrado em saber que dei orientação para ele, que seguiu todos aqueles ensinamentos e é um homem  do qual me orgulho em dizer que sou amigo dele, filho do meu amigo, Messias Meneguette".

Antes de deixar Presidente Prudente, o Prof.Celso Volpe quiz rever seu amigo e companheiro Barbosa da Silveira (ex-Secretário da FAFI), o que se tornou possível no Aeroporto Estadual, onde ambos relembraram importantes episódios da história. "Dia 1º/Fevereiro de 1963, eu aqui estava, começando minhas atividades como Professor e Coordenador do curso de Matemática. Daí a 3 meses, assumí a Vice-Diretoria da Faculdade (cujo Diretor chamava-se Hygino Aliandro), que depois de um ano foi exonerado. E eu, em solidariedade também pedí exoneração da função de Assistente da direção". Indicado pela USP, ele se transferiu para S.J.do Rio Preto no dia 31 de Janeiro de 1968, onde instalou o curso de Matemática que existe até hoje. Nesta volta de quase 50 anos, o Prof.Volpe foi o palestrante convidado pelos organizadores do VIII Simpósio de Matemática da FCT/UNESP e recorda a oportunidade de ter conhecido novos e muitos ex-alunos, que hoje são Professores Aposentados. Entre eles, Paulo, Tertuliano, Ana Maria e outros. Lamentou porém, a ausência de velhos companheiros que já partiram para a eternidade.

NOTÍCIA EM TEMPO REAL - Para se atualizar, acesse o Twitter:  www.twitter.com/altinocorreia

Nenhum comentário:

Postar um comentário