quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Pres.Prudente se mobiliza numa campanha de conscientização para evitar a proliferação de pombos!


 EM 2007, NOSSO BLOG DOCUMENTOU ESTAS IMAGENS NO CENTRO DE PRESIDENTE PRUDENTE.

Alimentadas da melhor forma, essas
aves reproduziram aos milhares  e
passaram a representar séria ameaça
à saúde da população. Muitos anos
depois, surgiu uma iniciativa que já
está revolucionando a cidade: Não
alimentar os pombos, a fim de evitar
sua reprodução e os mais graves
problemas de contaminação. 
Atuando há cinco anos no Centro de
Controle de Zoonoses de P.Prudente,
o médico-veterinário Dr.Célio Nereu
Soares decidiu nos últimos meses do
Ano 2013 - com o apoio do Prefeito e
do Secretário da Saúde do município -
liderar uma campanha p/conscientizar
a população sobre a transmissão de
doenças pelos pombos.  



  A Praça 9 de Julho - que passou por uma completa transformação através da revitalização - já  reduziu consideravelmente o número de pombos que ali se concentrava por receber água e alimentação abundante.

 Os pombos são aves de orígem européia trazidas ao Brasil no Século XVI. Segundo os historiadores elas já existiam na Mesopotâmia (4.500 anos A.C.); e com o passar dos tempos se espalharam em redor do mundo, principalmente nos locais onde recebem alimentação em abundância. Foi o caso de Presidente Prudente; e as primeiras praças públicas escolhidas foram a 9 de Julho e Praça da Bandeira. Em seguida, Vila Maristela e outros bairros. Essas aves comem de tudo: até lixo. E não são tão inofensivas quanto se pensa, pois transmitem até 57 doenças catalogadas. Dentre as quais, criptococose, histoplamose, salmonelose, ornitose, alergias e dermatites. Criptococose e Histoplasmose são causadas por fungos encontrados nos pombos - sintomas equivalentes à febre, dor de cabeça, tosse e dor toráxica.

A maioria da população não tem consciência do perigo que representam os pombos (da cidade e do campo) e que se alojam em abrigos mais altos, como torre de Igreja, forro de telhado, beirais de edifícios, calhas e instalações de ar condicionado. Por isso, é bom saber: Salmonelose é transmitida por alimentos contaminados e Ornitose é causada quando o ar está contaminado por fezes de pombos; e as pessoas respiram esse ar. Além disso, Dermatite, causada por piolhos com características equivalentes à picada de pernilongo. Referência especial para Toxoplasmose que não é transmitida aos seres humanos. Mas segundo a Wikipédia é citada como a principal doença provocada pelos pombos (causando infecções respiratórias e gastrointestinais), além de parasitas, pulgas, carrapatos, piolhos, vermes que contaminam principalmente os animais domésticos como: cães e gatos. Acrescente-se: Criptococose e Psitacose que transmitem inclusive, a Gripe Viária, enquanto a Histoplasmose afeta os pulmões, após contato com os pombos.

Em Junho de 2007 mostramos a gravidade do problema em matéria especial deste blog; ao mesmo tempo tomamos conhecimento da gravidade do assunto em São José do Rio Preto, onde o fato mereceu cuidados especiais desde 1999, por iniciativa do Poder Público Municipal.  Em consequência foi aprovado Projeto de Lei que estabeleceu multas para os que foram flagrados alimentando os pombos. Essas multas foram reajustadas em 2002 no valor inicial de R$1.000,00 para os infratores e na reincidência R$3.000,00. Em Presidente Prudente, segundo o Médico-Veterinário Célio Nereu Soares do Centro de Controle de Zoonoses, torna-se impraticável a aplicação de multas por falta de amparo legal e cadastro municipal como Pessoa Física. A melhor solução foi promover uma Campanha de Conscientização, a fim de esclarecer dúvidas e diminuir o número de pessoas que alimentam os pombos com milho, pão e até mesmo restos de refeições. Havendo escassez de alimentos, a população dos pombos se manterá em equilíbrio. Não alimente os pombos!

Segundo o Coordenador da campanha, os frequentadores da Praça 9 de Julho, Praça da Bandeira, Parque do Povo e outros logradouros públicos de Presidente Prudente entenderam a importância desse trabalho para conter o aumento dos pombos;  que teve a melhor acolhida - e por sorte não causou até hoje nenhuma perda de vida humana - como aconteceu em outras cidades. É o caso de São José do Rio Preto, que registrou centenas de vítimas há alguns anos, como consequência da contaminação provocada pela Criptococose, uma doença da espécie de Meningite, que mata e é causada pelas fezes de pombos. 

NOTÍCIA EM TEMPO REAL - Para se atualizar, acesse o Twitter:   www.twitter.com/altinocorreia

Nenhum comentário:

Postar um comentário