quinta-feira, 6 de março de 2014

No SESC/Thermas de Prudente, um Carnaval diferente com Osvaldinho da Cuica, o "Cidadão Samba" de São Paulo !


Aqui, o Samba Paulista "ao vivo".
Osvaldinho da Cuica, Cidadão Samba
Um carnaval diferente para todos.
Grande público compareceu à Área
de Convivência do SESC/Thermas.
A Cuica - segundo pesquisa - já
estava incorporada ao Samba, desde
1920. Mas Osvaldinho, considerado
o mais famoso "Cuiqueiro" afirma:
Nas Escolas de Samba, a Cuica foi
introduzida nas Escolas de Samba
a partir da década 50 do Século XX.
E ganhou a preferência e simpatia
dos carnavalescos e também dos
foliões nos últimos 60 anos.
---------------------------------------  
Nascido numa 3ª feira de Carnaval há 74 anos, Osvaldinho da Cuica iniciou
sua carreira como Engraxate na área do Pátio do Colégio na capital do Estado
e batucando numa lata de graxa, tornou-se um dos maiores nomes da história
do Samba Paulista. Por isso, recebeu inúmeras homenagens.  





Quem veio, viu, ouviu e gostou. 
O Samba rural foi uma boa alternativa
Para os mais exigentes,um belo show  
 Osvaldinho da Cuica é um personagem que se tornou autêntico representante de uma arte que transita entre a tradição e a contemporaneidade, ligado no resgate, preservação e difusão do samba e da cultura afrobrasileira. (Dicionário Cravo Albin da MPB). 
Osvaldinho dCuica veio até Presidente Prudente com sua equipe, especialmente para cumprir um compromisso carnavalesco com o SESC/Thermas na 3ª Feira, dia 04 de Março, com pleno êxito.
                                                              -----------------------

Osvaldo de Barros (74 anos de idade), natural do Bom Retiro/SP - Medalha Anchieta - é conhecido pelo nome artístico de Osvaldinho da Cuica. Fez uma carreira brilhante no cenário artístico brasileiro, sendo eleito "Cidadão Samba" da Capital Paulista em 1974. Compositor, intérprete, passista, produtor e pesquisador musical, instrumentista e campeão de diversos carnavais (envolvido em torno de movimentos e enredos da Vai-Vai) com o tema: "Vai-Vai Acorda Brasil" e Escola alvinegra do Bixiga. Editou um livro (Batuqueiros da Pauliceia) e cresceu nas rodas da batucada, integrando por 20 anos o Grupo "Demônios da Garoa", o que valeu grande prestígio em sua carreira profissional. Depois de inúmeras apresentações desde que se tornou músico por profissão em 1955 e personagem do espetáculo "História do Samba Paulista" , veio a Presidente Prudente à convite do SESC/Thermas e proporcionou um Show inesquecível. Foi na 3ª feira de Carnaval - 04 de Março - a partir das 16hs.

A vinda de Osvaldinho da Cuica surpreendeu muita gente e agradou a todos que compareceram à Área de Convivência do SESC/Thermas. Ele que passou por momentos difíceis em sua vida profissional (inclusive com um câncer de garganta), demonstrou que deu a volta por cima. E se já cantava bem, está cantando melhor ainda. É a personalidade que está sempre disponível para o que der e vier. Já foi Comentarista do Desfile de campeões do Carnaval de São Paulo pela Band; entrevistado pelo Globo News, TV Cultura de São Paulo e aparições constantes na Internet, Youtube, Programas radiofônicos, documentários jornalísticos, cinematográficos  e outros ógãos de comunicação.

Entrevistado, Osvaldinho ressalta a importância do Samba Paulista ou Samba rural que ele trouxe de suas origens, quando gravou uma série de músicas com expressões usadas pelos escravos da região do Tietê e Pirapora. Numa de suas composições ele diz: "Sou Sambista/ Não por modismo ou opção/ É que nasci em pleno Carnaval/ Sob o lamento da Cuica". Considerando-se lenda viva do Carnaval Paulista, ele relembra a época que fundou a Ala dos Compositores da Vai-Vai. Tem 2 LP's gravados, 3 CD's e outros 3 CD's prontos para lançamento. Sobre a Cuica, esclarece: é um instrumento de origem africana, com formato de um pequeno tambor. Chegou ao Brasil trazido por descendentes de escravos provenientes de Angola e do Congo por volta de 1920. Mais detalhes a respeito desse instrumento podem ser encontrados na Internet, através das pesquisas realizadas por Arhur de Oliveira e publicações da Wikipédia e Dicionário Cravo Albin de MPB.

 NOTÍCIA EM TEMPO REAL - Para se atualizar, acesse o Twitter:  www.twitter.com/altinocorreia

.     




Nenhum comentário:

Postar um comentário