sábado, 17 de maio de 2014

A caminho do Centenário, Presidente Prudente conta dois excelentes Museus !

 

AQUI, A PRÉ-HISTÓRIA SE FAZ PRESENTE E É REPRESENTADA POR FARTO MATERIAL: PESQUISADO E COLETADO EM ESCAVAÇÕES PELA REGIÃO. UMA BRILHANTE INICIATIVA DA PROFª DRª RUTH KÜNZLI.

Ruth Künzli, criadora do CEMAARQ
O Centro de Museologia, Arqueologia e Antropologia, da
Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP - Câmpus de Presidente
Prudente -  nasceu por uma feliz iniciativa da Profª.Drª.Ruth Künzli,
atualmente Professora Emérita e Diretora do CEMAARQ.
-------------------------------------------------

NO CEMAARQ, A PRÉ-HISTÓRIA E NO MUSEU HISTÓRICO
MUNICIPAL TUDO QUE MARCOU OS PRIMEIROS ANOS.
Saudoso Jornalista Mário Peretti:
o primeiro a utilizar o "Lynotipo".

TUDO QUE PASSOU PELA HISTÓRIA
DE PRUDENTE FOI DOCUMENTADO.
O MUSEU HISTÓRICO MUNICIPAL DE PRESIDENTE PRUDENTE REÚNE O MAIOR ACERVO REGIONAL E ESTÁ ABERTO À VISITAÇÃO PÚBLICA COM MONITORES, TODOS OS DIAS (DAS 8h00 ÀS 18h00).
O Telex e o 1º Computador do Século 
O Rádio e sua antiga tecnologia. 
A Máquina de escrever e o cinema. 

Antes de ser implantado o Museu Histórico Municipal de Presidente Prudente - que tem como Patrono o ex-Prefeito Antonio Sandoval Netto - este prédio serviu como Abatedouro de Animais. Era o denominado "Matadouro Municipal",
 em tempos que antecederam à chegada dos grandes frigoríficos existentes até hoje.

----------------------------------------------

Uma programação especial, desenvolvida a nível nacional marcou este ano à passagem da "Semana Nacional dos Museus". Na cidade de Presidente Prudente, o evento foi muito significativo, pois promoveu os dois grandes Museus aqui existentes desde longa data: o Centro de Museologia, Antropologia e Arqueologia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP/CEMAARQ e o Museu Histórico Municipal "Antonio Sandoval Netto". 

Criado em 1972 como Museu Etnográfico e mais tarde (1983), Laboratório de Estudos Antropológicos, o Centro de Museologia, Antropologia e Arqueologia/CEMAARQ da Unesp, só começou a funcionar como resultado dessa fusão em 2001. Possui um Acervo calculado em 100 mil artefatos de pedra lascada, polida, cerâmica e outros materiais resultantes de escavações e pesquisas de campo junto a duas populações que teriam vivido nessa área ha 7 mil anos. Em exposição podem ser vistas cerca de 2.500 peças do Artesanato Indígena, obtidas através de doações, aquisições ou disponibilização de coleções em comodato. Existe também para ser vista uma área de Paleontologia (em homenagem ao Prof.Pepe), mostrando fósseis de Sáurios e Quelônios da era Mezosóica. E não poderia faltar: parte do Fêmur de um Titanossauro, coletado na região de Presidente Prudente. 

O Museu Histórico Municipal de Presidente Prudente, surgiu por iniciativa do então Prefeito Domingos Leonardo Cerávolo (Dr.) em 1944 - através do Decreto-Lei  nº 52 de Dezembro do mesmo ano. Mas a criação oficial coube ao Prefeito da época, Antonio Sandoval  Netto pela Lei Municipal nº 420 de 12 de Setembro de 1957.  Em 1974, pela Lei Municipal nº. 1740 o Museu foi transformado em Fundação. Em 2001 houve intervenção e o acervo e instalações da Fundação passaram a fazer parte do patrimônio da Prefeitura Municipal de Presidente Prudente, sob nova denominação: Museu Histórico e Arquivo Municipal. Num Painel montado recentemente junto à Rotatória, a indicação: Museu Arquivo Histórico (na foto maior). 

São inúmeros os atrativos proporcionados aos visitantes pelo Museu Histórico, desde objetos, equipamentos de trabalho, imagens e peças de uso pessoal (doadas pelos primeiros sacerdotes) nas capelas e na antiga Igreja transformada anos depois em Catedral dedicada ao Padroeiro da cidade, São Sebastião. Também utensílios domésticos, máquinas e ferramentas usadas pelos primeiros moradores na abertura da cidade até o instrumental e material cirúrgico utilizados por médicos, ferroviários, produtores rurais e outros profissionais da época. Não poderiam faltar os equipamentos utilizados a partir da implantação dos meios de comunicação: Emissoras de Rádio, Jornais, Stúdios Fotográficos, Cinema e Equipamentos que marcaram o início da Era Eletrônica, como o Telex e o Computador. Vale a pena conhecer esse Acervo Histórico. O Museu permanece aberto todos os dias e o acesso está franqueado a todas as pessoas interessadas.

NOTÍCIAS EM TEMPO REAL - Para se atualizar, acesse o Twitter:  www.twitter.com/altinocorreia

Nenhum comentário:

Postar um comentário