domingo, 25 de maio de 2014

Está aberto o debate: A ferrovia deve ser reativada?


Há muito tempo, o transporte pela
antiga Estrada de Ferro Sorocabana
deixou de existir. Ações esporádicas
foram elaboradas através do Min.
Público. Mas tudo em vão. Trilhos
e via férrea estão abandonados.
O tráfego ferroviário executado pela ALL teve curta duração.
Atualmente só se transporta Cimento e Combustíveis em
pequena escala. A reativação da ferrovia é imprescindível.





Evandro Abreu de  Souza (ALL). 
Empresários reunidos no CIESP.
O Procurador Luiz R.Gomes (MPF).
   ENCONTRO REALIZADO NO CIESP-FIESP EM PRESIDENTE PRUDENTE, SERVIU PARA DEMONSTRAR QUE O TRANSPORTE FERROVIÁRIO É INADIÁVEL E DOS MAIS IMPORTANTES PARA A RETOMADA DO DESENVOLVIMENTO A NÍVEL REGIONAL.                                                  
             Nesse Encontro que envolveu as principais lideranças políticas e empresariais da região,
estiveram reunidos representantes de instituições e entidades civis, com inúmeras manifestações
de apoio em prol da volta do transporte ferroviário. Em nome da UEPP falou o Sr.Marco Antonio
Goulart, seguido pelo Deputado Estadual, Mauro Bragato e outros oradores.  
A reativação da via férrea seguida pelo transporte de cargas representa no momento, uma das maiores aspirações do empresariado regional, desde Presidente Epitácio até os principais Portos de Exportação e Importação. O Projeto de retorno das ferrovias é estimulado pela abertura da Rota Norte-Sul, partindo de Panorama até o Porto de Rio Grande/RS, além de outros entroncamentos. 
  
Tendo como referência a sede do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo - CIESP - realizou-se no último dia 22 de Maio, um dos mais importantes Encontros dos últimos anos com a presença de autoridades empresários da industria, comércio e representações, para debater problemas resultantes da paralisação e possível retorno do transporte ferroviário. O tema despertou interesse, estando presentes o Diretor Superintendente das Relações Institucionais da América Latina Logística/ALL, Evandro Abreu de Souza; Agência Nacional de Transportes Terrestres/ANTT, José Ricardo Noronha de Carvalho; União das Entidades de Presidente Prudente, Marco Antonio Goulart; Procurador do Ministério Público da Justiça, Luís Roberto Gomes; representante da Secretaria dos Transportes, Milton Xavier;  Deputado Estadual, Mauro Bragato; Vice-Prefeito Marcos Vinha; Presidente da Câmara, Valmir da Silva Pinto, Presidente do CIESP/FIESP-Regional de Prudente, Waldir Olivetti Júnior; Presidente da OAB-SP/Regional, Rodrigo Lemos Arteiro e outros. 

Na pauta da discussão, o escoamento da produção através da via férrea, praticamente desativada há mais de quatro anos sob justificativa de que o transporte rodoviário tornou-se prioritário, embora de maior custo e riscos, somando-se à precariedade da via férrea. O Superintendente da ALL justificou que para manter um trem em operações é preciso ter um volume mínimo de cargas. Daí a razão desse encontro. No período da tarde ele conversou pessoalmente com os principais empresários interessados na reativação da ferrovia. Já o Procurador da Justiça( MPF), Luis Roberto Gomes ressaltou que o objetivo dessa ação pública, foi o de aproximar concessionária e empresários interessados no transporte ferroviário. "A demanda é mais do que suficiente" - justificou. Também se manifestou o representante da ANTT, dizendo que tem feito inspeções periódicas no trecho Prudente-Rubião Júnior, a fim de verificar as condições da via permanente e que o esforço da concessionária tem sido no sentido de se firmar Contratos de longo prazo. Mas falou-se também numa possível "caducidade" da concessão, caso as pretensões dos empresários não sejam atendidas pela América Latina Logística do Brasil.

O Deputado Mauro Bragato - que faz parte da Frente Parlamentar Ferroviária da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo - declarou que este trabalho se faz a longo prazo "que não é apenas de investimento, mas de parceria e mudança de cultura". O Presidente do CIESP-FIESP, Waldir Olivetti Júnior, disse que a reativação da ferrovia, possibilitaria a diminuição de 60% do transporte rodoviário de cargas, pois existem vagões que comportam até 75 toneladas; e que equivalem a mais de duas carretas, cada uma com capacidade média de 30 toneladas. O Presidente da OAB-SP/Regional de Prudente, Rodrigo Lemos Arteiro é de opinião que existe um sucateamento da malha ferroviária. É importante lembrar que no passado existiu o "Auto-Trem" para transportar Veículos Zero Km ou usados, com mais segurança e menor custo para as Concessionárias e demais interessados. É apenas uma sugestão, na eventual volta do transporte ferroviário. O Secretário de Comunicação, Marcos Tadeu conduziu o cerimonial.  

No debate com os empresários presentes ao Encontro na OAB-SP foram ouvidos inúmeros pronunciamentos, principalmente dos setores produtivos, começando pelo Polo Cerâmico de Presidente  Epitácio, representado pelo Sr. Miguel Corral Junior e constituído de sete Cerâmicas (além de Panorama e Pauliceia). Também se manifestaram representantes da CEAGESP, SOESP e GRANOL. O Engenheiro Antonio Augusto Ribeiro fez um breve retrospecto das últimas concessões, culminando com a chegada da ALL e que resumiu sua atuação com limitações no transporte de Cimento e Combustíveis. O empresário de Turismo, Marcos Antonio Carvalho Lucas, leu uma Carta endereçada à ALL, na qual a Companhia Sul Americana de Comércio e Logística S/A se propõe a contratar cargas em torno de 10.000 toneladas/mês, com origem em Presidente Epitácio, com destino a Santos e Tatuí/SP. O documento veio assinado pelo Sr. Ulisses N.Galvan Filho.

NOTÍCIAS EM TEMPO REAL-Para se atualizar, acesse o Twitter:www.twitter.com/altinocorreia

   






Nenhum comentário:

Postar um comentário