quinta-feira, 14 de agosto de 2014

A Super Lua foi observada em Presidente Prudente, em sua maior proximidade com a Terra !


Com o céu parcialmente nublado, as primeiras visualizações da Super Lua sobre a cidade de Pres.Prudente foram bastante prejudicadas. Assim mesmo, fizemos este registro histórico.  


A visualização começa a melhorar.
E aqui é vista em toda sua plenitude.
A Super Lua rapidamente nas alturas.
(Fotos cedidas p/Prof.Dr.Messias Meneguette Jr e Adriano Oliveira)
   Para captar todas essas imagens, recebemos o apoio e participação de alguns Professores dos Departamentos de Física,Química e Biologia; Ciências Cartográficas, Matemática Aplicada e Computacional e do estudante Adriano Oliveira (do CCI), cursando o terceiro ano de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp - Câmpus de Presidente Prudente - SP. 

Além da Super Lua, outro fenômeno
admirável: A chuva de meteoros.
A SUPER LUA A 356 MIL KM DA TERRA.
                                            (Foto: Adriano Oliveira/CCI )
É costume brasileiro chamar "Super Lua" o fenômeno
do Perigeu, quando a Lua atinge o ponto mais próximo da
terra, como aconteceu na noite de 10 de Agosto de 2014.
Fenômeno similar, segundo os cientistas vai acontecer
somente no ano de 2034. 
-----------------------------------------------------------------------
Prof. Dr. Angel F.Peña (Astrônomo)
do DFQB da FCT/Unesp.

     Nunca a cidade de Presidente Prudente permaneceu com essas características de luminosidade provocadas pelo satélite natural da terra - a Super Lua - em plena noite, como se fosse o dia. É um fenômeno admirável, que só os Astrônomos (como é o caso do Prof.Angel F.Peña) podem explicar.
                                               -------------------------------------------
O fenômeno do Perigeu da "Super Lua" vem acontecendo com muita frequência. Somente neste ano de 2014, nada menos que três aparições foram agendadas: em 12 de Julho, 10 de Agosto e 08 de Setembro. No ano que vem será apenas uma aparição, no mês de Setembro, para encanto de milhões de habitantes do Planeta Terra. O mais importante: O fenômeno natural como o mais recente já observado em seus mínimos detalhes por ser o mais próximo da Terra - a uma distância de 356 mil quilômetros - só vai acontecer daqui a vinte anos, ou seja: em 2034. E esse fenômeno em que ocorre o Perigeu, não foi tão somente observado no aspecto  característico da "Lua cheia ou Super Lua" (com 10% a mais de luminosidade); mas também o que se seguiu durante a madrugada de 11 de Agosto, representado pela Chuva de Meteoros "Perseidas". Conhecidas popularmente como "Lágrimas de San Lorenzo", são pequenos corpos celestes que se deslocam no espaço e entram na atmosfera, deixando um risco luminoso no céu, popularmente chamado de "estrela cadente".

Visto e documentada pela mídia no mundo inteiro através das imagens, grande parte da população de Presidente Prudente teve a oportunidade de acompanhar toda a trajetória da Lua cheia de 10/Agosto. Para isso, conseguimos fotos exclusivas captadas do alto do Parque do Povo; lembrando: o objetivo que nos separa do satélite natural da terra e volta a reaparecer outras vezes estará à uma distância de 356.877 km, no próximo dia 08 de Setembro/2014.

O Prof.Dr.Angel Fidel Peña, docente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp - Câmpus de Presidente Prudente - nos deu a seguinte explicação a propósito do fenômeno natural da Super Lua: Se vermos um carro na estrada, podemos saber se o veículo está se aproximando ou se afastando, comparado apenas ao tamanho aparente. Se a cada instante, o tamanho é maior, evidencia que está se aproximando. Mas ao contrário, é sinal de que está se afastando. A Lua descreve uma órbita quase circular em torno da terra. Falei "quase circular", pois se assim for, a Lua teria sempre o mesmo tamanho quando para qualquer observador, tivesse a Lua acima de sua cabeça (no Zenit), estando a terra no centro desse circulo - disse.

Explica o Prof.Angel que a trajetória da Lua segue um padrão elíptico. Então, em alguns momentos estará mais próxima da Terra - aparentando ser maior do que comumente é - num desenho muito exagerado da situação. E conclui: A Lua quando atinge o ponto mais próximo (Perigeu) estará a aproximadamente 356 mil quilômetros da Terra; e costumeiramente é chamada de "Super Lua". É necessário lembrar que a Terra não está colocada no centro (denominado foco da Elipse), de modo que o seu tamanho vai mudando dia a dia, de acordo com as posições de sua trajetória. Quando a Lua estiver em posição contrária com o máximo afastamento da Terra (Apogeu), a distância Terra-Lua será de aproximadamente 406 mil quilômetros - concluiu o Astrônomo da Unesp.

NOTÍCIA EM TEMPO REAL- Para se atualizar,acesse o Twitter: www.twitter.com/altinocorreia
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário