sábado, 27 de setembro de 2014

Sarau Solidário chega ao 6º ano, homenageando escritores e artistas amadores e profissionais !

 O acontecimento foi marcante !                                                                                           O Prof. Carlos Francisco Freixo - Presidente da Associação Prudentina de Escritores/APE - conduziu a cerimônia no Teatro Paulo Roberto Lisboa, junto ao Centro Cultural Matarazzo em Presidente Prudente/SP.


De Presidente Venceslau, onde inúmeras personalidades
vem se destacando na vida cultural e artística, alguns
foram homenageados com o Troféu "Benjamin Resende":
Nicolly Bueno; Ada Roque; Arlinda Garcia de Oliveira
Marques e o Presidente da AVL, Ari Florentino da Silva. 
Raizes Prudentinas e da Alta Sorocabana
Este é o título designado para premiar os
melhores da cultura e das artes na região
de Presidente Prudente. Por este motivo,
desde o ano de 2010, foi instituído um
Troféu muito importante, denominado
"Benjamin Resende". Trata-se de justa
e merecida homenagem ao valoroso e
dedicado Professor, Advogado, Poeta
e Escritor renomado e respeitado em
toda a Alta Sorocabana.
Entre as premiadas: Tâmara Barbosa
e Fernanda Benvenuto (danças).
Fotógrafos, são milhões  em todo o mundo. Mesmo os não
Profissionais, mas altamente qualificados. É o exemplo de
Minoru Onoe, que durante o "Sarau Solidário" dos últimos
anos não perdeu sequer um "flash". Ele aqui, é fotografado
como um homenageado com o Troféu "Benjamin Resende". 


A pedido do Fotógrafo Profissional Maurício D'S foram flagrados através desta imagem, alguns participantes do "Sarau Solidário" relativo a 61ª Edição realizada em Pres.Prudente, em Set°/2014.
                                                            ----------------------------

Produtores culturais representados por quase uma centena de personalidades foram envolvidos desde o ano de 2010 numa promoção cultural e artística que se repete em Presidente Prudente, todos os meses (no 3º Sábado) e que recebe um número expressivo de participantes. É o "Sarau Solidário" que de acordo com o titulo escolhido, conta com o apoio de algumas empresas locais, enquanto cada visitante traz como ingresso, um quilo de alimento não perecível. O donativo em espécie destina-se à uma Instituição de caridade - em todos os meses - de conformidade com a deliberação dos diretores da Associação Prudentina de Escritores, presidida pelo Prof.Carlos Francisco Freixo. Nos anos anteriores, foram homenageadas cerca de 80 personalidades. Os homenageados deste ano com o Troféu "Benjamin Resende" foram dezoito; entre os quais, representantes de cidades vizinhas como: Santo Anastácio, Presidente Venceslau e Teodoro Sampaio. O evento foi sediado no Teatro Paulo Roberto Lisboa, junto ao Centro Cultural Matarazzo.    

O Prof.Freixo anunciou as atrações artísticas que se apresentaram ao público, com demonstração de danças, canto e instrumental: Erivaldo Santos (Vadinho) e Lisandra Ferruzi Garcia (Artes Plásticas - Álvares Machado); Tâmara Barbosa e Fernanda Benvenuto (Danças); Cidadão: João Maria de Souza (Memorial de Teodoro Sampaio). Na sequência, Música com J.J.Samogim, Flávio de Jesus Rolo e Adriana Cavalcanti. Escritores presentes e homenageados com o Troféu: Eunice Ladeia Guimarães Lima; José Caetano da Silva; Nicolly Bueno, Adair da Silva Roque (Ada); Arlinda Garcia de Oliveira Marques e Ari Florentino da Silva (Presidente da Academia Venceslauense de Letras/AVL). Viviane Araujo de Lima (Lee Kauê), Nelson Hilário Carneiro; Mestre Nelson Muzenza (Capoeira & Alongamento) e Henrique Chagas. Também homenageados: Fotógrafo - Minoru Onoe. Música - J.J.Samogin; Flávio de Jesus Rolo e Adriana Cavalcante.

O Presidente da Associação Prudentina de Escritores/APE considera que no decorrer dos últimos anos através de uma parceria, duas instituições culturais da região, a Academia Venceslauense de Letras/AVL e a Associação de Escritores e Ilustradores de Teodoro Sampaio/AEITS, vieram fortalecer a produção e divulgação das artes na região. Daí a razão de se ampliar o Projeto Raízes Prudentinas e da Alta Sorocabana, pois já se nota que se produzia muita arte e "nem sempre tínhamos a dimensão do que estava acontecendo". Nosso olhar - disse - não deixou de buscar nas capitais, aqueles que sempre admiramos e que são referência para cada um de nós. Mas como deixar de receber nossos talentos? Como não ler quem aqui de nosso lado tem sensibilidade e nos oferta seu olhar e apresenta grandezas tão interessantes? 

O Prof.Carlos Francisco Freixo prossegue: Como não notar a dança executada dia a dia, com dançarinos/ bailarinos em suas pesquisas, criatividade e execução de seus trabalhos? Como nos encantam fotógrafos, que em seu trabalho extremamente sério nos permitindo olhar os encantos que percebemos em pessoas, paisagem e histórias, perpetuando como diz o nosso Patrono Benjamin Resende "para que relembrem uma Prudente de ontem, com sua paisagem humana" - essa paisagem de chão, de suor, de percepção e de solidariedade - concluiu.

NOTÍCIA EM TEMPO REAL -   Para se atualizar, acesse o Twitter: www.twitter.com/altinocorreia

Nenhum comentário:

Postar um comentário